Quem Somos
Im Hof der Waldorfschule
A Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental, orientada pelo pensamento antroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do Ser Humano.
A partir dessa proposta, o trabalho baseia-se na Pedagogia Waldorf, na Medicina e Pedagogia Social ampliadas pela Antroposofia e no caminho de auto-educação.
O início em 1979 se constituiu com o Núcleo Monte Azul, e posteriormente em 1983, com a ampliação do atendimento para o Núcleo Peinha e também o Núcleo Horizonte Azul, todos estabelecidos na periferia da cidade de São Paulo, Brasil. Seus programas agregam aproximadamente 250 colaboradores nos trabalhos desenvolvidos nos núcleos Monte Azul, Peinha e Horizonte Azul além de cerca de 70 voluntários, brasileiros e estrangeiros. Os atendimentos nas áreas de educação, cultura e saúde, voltam-se diretamente para mulheres gestantes e seus bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas com deficiência, uma média de 4.000 beneficiados diretos.
Em 2001 nasceu o quarto núcleo, a Estratégia Saúde da Família, com 1.500 colaboradores responsável por 13 Unidades Básicas de Saúde. A Monte Azul é um modelo de atuação multiplicador e disseminador para muito além dessas comunidades.
A equipe Monte Azul é formada por profissionais que atuam diretamente nos programas desenvolvidos, na área administrativa e em ações de formação/consultoria para outras organizações. Os conteúdos da Antroposofia estão presentes em formações e capacitações internas e externas, dessa forma as bases de atuação da organização são compartilhadas com os colaboradores e contribuem para a qualificação da prática. Grande parte da atual equipe mora nas comunidades ou região. Diversas organizações se inspiraram na filosofia e trabalho da Monte Azul, e contam com seu apoio e consultoria nos diversos aspectos de implantação e funcionamento, mantendo identidade e vocações próprias.
“Acredito que uma organização consegue manter-se sustentável quando caminha no sentido de construir a sustentabilidade do Eu de cada um. É o fortalecimento da consciência individual, nas suas múltiplas instâncias, que provê a força interna do ser humano, capaz de superar as adversidades.” Ute Craemer
A Monte Azul é um organismo vivo com um cerne espiritual, cujo trabalho renova incessantemente o potencial transformador de cada um de nós e do outro.