Em defesa das pessoas com deficiência
A Apabb – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade é uma instituição sem fins lucrativos, com certificado de filantropia e utilidade pública, voltada à inclusão e à qualidade de vida das pessoas com deficiência e ao apoio às suas famílias.
A Associação está presente no Distrito Federal e nos estados da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A Apabb tem como missão realizar ações em prol das pessoas com deficiência e de suas famílias, bem como trabalhar na defesa dos seus direitos, contribuindo para sua inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida.
Atuação Social
Para realizar sua meta, a Associação atua na área do serviço social e desenvolve projetos de lazer e esporte, além de participar ativamente das políticas públicas de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Atualmente tem assento como titular do Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A estrutura organizacional da Apabb abrange a Sede Nacional de caráter consultivo e estratégico que normatiza, orienta, acompanha e avalia o trabalho de todos os núcleos regionais, contando com um coordenador nacional empenhado na assessoria, acompanhamento e desenvolvimento dos técnicos das áreas. Cada núcleo regional possui equipe técnica responsável pela execução e avaliação das ações de lazer e esportes, pela contratação, capacitação, acompanhamento e avaliação da equipe de recreadores e profissionais que executa as atividades para as pessoas com deficiência.
São objetivos da Apabb:
- Apoiar as famílias das pessoas com deficiência;
- Orientar, encaminhar e acompanhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência e de sua família;
- Promover o convívio e a troca de experiências por meio de encontros de lazer e atividades de recreação
e/ou esportes para a pessoa com deficiência;
- Defender e disseminar a concepção da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade;
- Defender e disseminar o direito ao exercício da cidadania;
- Estabelecer inter-relações com entidades semelhantes;
- Fomentar estratégias que garantam a participação da pessoa com deficiência nas políticas públicas;
- Participar e acompanhar os conselhos de Políticas Públicas;
- Promover debates, palestras, seminários, entre outras iniciativas.