O Centro Ananda Marga Porto Alegre oferece aulas e cursos de formação em yoga, meditação e demais técnicas para desenvolver as potencialidades físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo e da sociedade.
Ananda Marga (“O caminho da bem-aventurança”) é uma organização internacional sócio-espiritual fundada na Índia em 1955 por Prabhat Rainjan Shakar (ou Shrii Shrii Ananda Murti) e estabelecida no Brasil desde 1974.Ensina yoga, meditação e presta serviço a populações carentes, colocando em prática o seu lema: "Autorrealização e Serviço a todos".
Ananda Marga dedica-se à promoção e ensino do Tantra original de Shiva e Rajadhiraja Yoga, como um caminho de desenvolvimento integral e serviço à sociedade.
Tantra é uma ciência e prática espiritual que leva à libertação da mente, através da expansão mental e espiritual (psico-espiritual), incluindo as práticas de Astaunga Yoga de Patanjali e Rajadhiraja Yoga, que inclui Meditação, Pranayama, Ásanas (posturas de yoga), mudras, bhandas, mantras, Kiirtan, Canções devocionais, vegetarianismo, Tandava e Koashikii (Danças).
Na esfera social, inclui estudos e práticas ligados a Prout (Teoria da Utilização Progressiva) e Neo-humanismo.
Atualmente a Ananda Marga possui sedes, centros de yoga e meditação, escolas Neo-humanistas, Instituições de Prout, clícinas, projetos de serviços sociais, orfanatos , asilos, fazendas unidades mestras, e publicações de livros em mais que 150 países, em 5 continentes.