A EARJ foi fundada em 1937 por indivíduos, corporações e pela Câmara de Comércio Americana para oferecer um programa acadêmico comparável em excelência ao currículo encontrado em escolas superiores nos Estados Unidos.
Foi inaugurada em uma casinha em Ipanema e, à medida que as matrículas superaram as acomodações existentes, a escola mudou-se para o Leblon em 1940, com outro anexo construído em 1945.
A “Casa Rosa” foi adquirida em 1955 e um prédio de ensino médio foi construído em 1960. Em 1965, a escola iniciou a tarefa de localizar um terreno próprio, e o da Estrada da Gávea foi adquirido em 1966.
O Campus da Gávea como o conhecemos hoje foi inaugurado em julho de 1971. O local de 12 acres tem quase 750 alunos e está localizado na orla da Floresta Nacional da Tijuca em uma colina com vista para marcos famosos do Rio, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, conhecida como “Lagoa ”, Baía de Guanabara, Oceano Atlântico, Pão de Açúcar e Cristo Redentor da cidade.
O clima tropical oferece vegetação exuberante e abundantes arbustos e árvores floridas em todo o terreno da escola, bem como vida selvagem nativa da floresta tropical.
A segunda história do campus começou em 2005, quando outra casinha foi inaugurada para atender às demandas de um novo bairro em crescimento no Rio: a Barra da Tijuca. Com uma evolução semelhante à do campus da Gávea, hoje contamos com um campus de última geração na Barra com mais de 400 alunos matriculados.
Localizado em um ambiente diferente da Gávea, mas mesmo assim charmoso, o Barra Campus é um edifício moderno localizado no coração da Barra da Tijuca em uma agradável área residencial.