O Fórum Latino Americano de Smart Grid completa treze anos de atuação, objetivando colocar em prática e acelerar a introdução de novas tecnologias e inovações, de modo sustentável, nos serviços de energia do Brasil e dos demais países da América Latina. As edições anteriores contaram com a presença de 570 palestrantes brasileiros, 85 internacionais, 54 entidades apoiadoras, 136 empresas patrocinadoras, além de mais de 6.000 participantes na Conferencia e Exposição.
O Fórum é uma iniciativa colaborativa e um veículo NEUTRO, INDEPENDENTE e INCLUSIVO, para mobilizar a mais ampla matriz de interessados possível. Possui foco em articulação e síntese e busca desenvolver colaboração global com outras entidades com o mesmo foco de modernização dos serviços. Defende a modernização sustentável, considerando aspectos técnicos, econômicos, ambientais, políticos, legais e sociais. Atua em uma perspectiva orientada para negócios para implantação de tecnologias inovadoras e foco nos próximos passos necessários.
O Fórum não cobra taxas, sendo mantido pela sua Conferência Anual, que busca excelência e atualidade máximas em cada edição, e por isso já faz parte do roteiro mundial de avaliação e validação de negócios sobre o tema.
Face às recentes mudanças na sua política energética o Brasil definitivamente alinhou suas prioridades com a agenda energética internacional. Além disso, os agentes locais finalmente mudaram suas perspectivas e perceberam que a transformação tecnológica do setor é global e, portanto, será inevitável que as novas tecnologias comecem a prosperar também por aqui, com a progressiva recuperação e retomada consistente da economia a partir de 2020.
Por esses motivos, a 13ª edição do Fórum será uma Conferência e Exposição Comemorativa Especial, com objetivo de angariar um crescente engajamento e colaboração oficial de empresas de tecnologia, dos governos, legisladores, reguladores e de profissionais, brasileiros e latino americanos, para viabilizar o avanço na modernização dos sistemas de eletricidade na América Latina e no Brasil. Buscará, também, facilitar o engajamento e a participação dos consumidores de energia e da população e da sociedade em geral na discussão do tema de forma transparente, equilibrada e responsável.
Nesta edição, em especial, esperamos contar com a sua destacada presença e patrocínio para que seja possível reunir o maior número de profissionais e empresas interessadas no avanço da agenda proposta pelo Fórum, focando especialmente aqueles relacionados ao serviço de energia.