Home

Vale a pena investir em uma carta de crédito?

Atualizado em: 04/05/2022

Quem quer começar a investir pode ter algumas dúvidas sobre o melhor destino para o dinheiro que, muitas vezes, foi guardado por tanto tempo e com muita disciplina.

Existe também a dificuldade de escolher a melhor modalidade, visto que algumas delas não são tão rentáveis e, em outras, o aporte mínimo ou mensal é muito alto, o que inviabiliza a contratação.

Uma das soluções mais populares entre os brasileiros que desejam guardar um dinheirinho mas não sabem como são as cartas de crédito, adquiridas após a contemplação em um consórcio.

Embora algumas pessoas considerem o consórcio uma modalidade de compra coletiva e não um investimento, fato é que eles são uma excelente forma de destinar parte do orçamento mensalmente para um objetivo como compra de imóveis, automóveis, entre outros.

Basicamente, quem ingressa em um grupo de consórcio se compromete a pagar parcelas fixas mensais de determinado valor, que é destinado às cartas de crédito que serão distribuídas por meio da contemplação.

Explicando melhor, a contemplação é o momento no qual o consorciado recebe o crédito investido para adquirir o bem desejado. Ela acontece por sorteio e pode ser acelerada com lances mais altos.

Há quem, após a contemplação, opte por vender a carta de crédito adquirida. Os motivos para essa decisão são vários, entre desistir da categoria do bem ou vontade de destinar o valor para outra forma de investimento.

Nesses casos, a administradora do consórcio pode fazer a compra desta carta de crédito e vendê-la posteriormente para pessoas que desejem adquirir um bem de forma menos burocrática do que um financiamento e mais ágil do que um consórcio.

Mas essa transação é vantajosa? Vamos te explicar um pouco mais sobre ela e suas vantagens. Acompanhe.

Por que vale a pena?

Sem dúvidas, os maiores benefícios para quem pensa em investir em uma carta de crédito são financeiros.

Em primeiro lugar, a compra tem valor total bem menor do que o de um financiamento tradicional por não ter incidência de juros e outras taxas escondidas, que representam aumento significativo no final das contas.

No consórcio, a única taxa é a de administração, que é claramente definida na contratação. Desse modo, você pode se planejar melhor e organizar seu financiamento mensal para isso, com menos riscos de endividamento.

Outro ponto vantajoso das cartas de crédito em comparação com financiamentos é que não é necessário dar entrada, o que as torna muito mais acessíveis e permite fácil acesso a bens de alto valor mesmo para quem não pode pagar muito.

De modo geral, é só apresentá-la no momento da compra e iniciar o pagamento. Prático, não?

Além de tudo isso, a carta de crédito ainda proporciona melhor poder de negociação já que, com ela, é possível fazer compras à vista. Com isso, você pode conseguir ótimos descontos e fechar um bom negócio.

E, se restar algum valor, ainda é possível utilizá-lo para arcar com custos como documentação, seguros, parcelas restantes do consórcio, entre outros.

Posso utilizar o FGTS?

Uma das facilidades que mais chamam a atenção quando falamos de financiamentos é a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada e diminuir o valor a ser pago nas parcelas.

Mas, embora poucas pessoas saibam, também é possível utilizar o saldo do FGTS nos consórcios imobiliários. O valor pode ser destinado à amortização ou liquidação do saldo devedor do consórcio, eliminando possíveis parcelas restantes.

Além disso, com o FGTS junto à carta de crédito, você pode adquirir um bem imobiliário de maior valor, se assim desejar.

E com relação ao tempo para acesso ao bem?

Como dissemos, a compra de uma carta de crédito é muito menos burocrática do que um financiamento.

Por não depender de uma série de aprovações de crédito e apresentação de documentos, esse processo já se torna mais rápido, pois basta apresentá-la para ter o bem liberado.

Além disso, por já estar contemplada, o consorciado não precisa contar com a sorte para ser sorteado rapidamente. Basta fazer a compra e utilizar o valor para conquistar o bem tão sonhado.

Agora que você já sabe de todas essas vantagens das cartas de crédito, não perca tempo, adquira a sua.

Atente-se para fazer negócio com uma administradora série e reconhecida pelo Banco Central, pois é essa empresa que cuidará de todos os trâmites, então melhor garantir a segurança do seu investimento e aumentar seu patrimônio sem preocupações.

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...