Qual o melhor, pod ou vape?
Atualizado em: 14/04/2022
O mundo do vaping é muito extenso e democrático, com produtos para agradar a todos os gostos (e bolsos).
Mas, principalmente para quem está iniciando nesse hábito, a escolha pode ser um pouco confusa, já que são tantos tipos, com tantas características diferentes, que nem sempre o usuário consegue dimensionar suas preferências.
Para começar, é preciso fazer uma diferenciação entre os dois principais dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) disponíveis no mercado: pods e vapes.
Ambos funcionam com a vaporização, que é proporcionada pela interação do calor produzido por uma bateria com um líquido apropriado, que é conhecido como juice, e-juice ou e-líquido, disponível em vários sabores e com diferentes gradações de nicotina.
O que é um vape?
Também conhecidos como mods ou narguiles eletrônicos, os vapes produzem uma grande quantidade de vapor e geralmente são utilizados por quem já tem experiência no vaping.
É comum que o líquido escolhido para tenha menor concentração ou até mesmo nenhuma nicotina, pois seu uso é mais recreativo.
Ou seja, os usuários de vape, via de regra, não desejam simular o hábito do fumo, mas curtir o momento de forma tranquila e com um sabor agradável.
Outro diferencial dos vapes é que os aparelhos podem ser modificados e customizados de acordo com o que usuário preferir. É possível ajustar a potência do aparelho, quantidade de fumaça, temperatura do vapor, capacidade de líquido, entre outros.
Para isso, é necessário ter certa experiência nessa operação para não danificar o aparelho ou fazer más escolhas que estraguem sua experiência.
O que é um pod?
Outra modalidade de DEF são os pods. Esses aparelhos geralmente são escolhidos por quem está iniciando no mundo do vapor porque sua operação é muito mais simples.
Quem também costuma aderir aos pods são as pessoas que desejam abandonar o tabagismo, já que eles não têm os elementos tóxicos que compõem o cigarro tradicional, como o monóxido de carbono e o alcatrão, que são cancerígenos.
Esse tipo de uso é viabilizado porque os pods simulam, de forma bastante fiel, o hábito de fumar. Além disso, os juices para pods podem ter maior concentração de nicotina, o que supre a necessidade do usuário em processo de mudança de estilo de vida.
Desse modo, quem opta por um pod, consegue controlar a ingestão de nicotina, e pode ir diminuindo aos poucos, reduzindo os sintomas desagradáveis que a privação deste elemento pode causar, como irritação, ganho de peso, etc.
Outro ponto positivo para os pods é que, mesmo com a nicotina, seus efeitos no corpo humano são muito menos nocivos do que os do cigarro.
Quando vaporizado, o elemento é absorvido pela boca e pela garganta, e não pelos pulmões, como acontece no fumo. Isso faz com que o impacto na saúde seja menor.
Mesmo assim, o usuário ainda consegue sentir o prazer associado ao consumo de nicotina, que libera concentrações de dopamina no organismo, um dos hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar.
Existem, ainda, as versões descartáveis dos pods, que têm uso limitado a uma quantidade de puffs, que podem variar entre 300 e 5 mil. Quando a carga terminar, basta descartar e adquirir outro.
Qual escolher?
Agora que você já sabe as diferenças entre os pods e os vapes, basta escolher o que mais se encaixa com seus gostos e estilo.
Ou seja, não existe o melhor ou pior, tudo depende da experiência que você deseja!
Enquanto os vapes são mais potentes, entregam maior quantidade de fumaça e são utilizados de forma recreativa, os pods contém mais nicotina, simulam melhor o hábito de fumar e podem suprir necessidades mais específicas.
Os preços também são variáveis e mudam de acordo com a potência da bateria, capacidade do tanque, modelos especiais, entre outras características.
O único aspecto obrigatório no momento da sua escolha é prestar atenção na qualidade do produto, que deve ser de uma marca confiável e adquirido em uma lojas de confiança, que consigam assegurar a procedência do dispositivo.
Assim, além de escolher o produto que mais vai te satisfazer, você garante que a experiência será ótima, sem nenhum prejuízo desnecessário.
Autor convidado.