Qual a diferença entre Carreta e Vanderleia?
Atualizado em: 14/04/2022
Você sabe o que é uma Vanderleia no mundo dos equipamentos logísticos rodoviários? Mesmo que não reconheça pelo nome, com certeza você já viu esse veículo pelas estradas, carregando diversos tipos de carga pelo Brasil a fora.
Mas o que exatamente é uma Vanderleia, quais são as suas características e como ela pode ser utilizada? Para saber mais sobre tudo isso e sobre a história desse nome inusitado é só vir com a gente que iremos te explicar.
O que é Vanderleia?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a Vanderleia é um tipo de carreta, mas nem toda carreta é uma Vanderleia.
As carretas são caracterizadas por serem articuladas e não terem força motriz própria. Para rodarem, seus eixos - que podem variar de 1 a 3 - precisam ser conectados a um cavalo mecânico, parte onde fica o motor e a cabine do veículo.
Existem vários tipos de carreta no mercado, cada qual com um uso específico. Para serem consideradas dentro da categoria, não podem perder a característica da articulação e acoplamento dos eixos.
As carretas frigoríficas, por exemplo, são utilizadas para carregar produtos dessa categoria entre o produtor e o distribuidor final. As tanque geralmente transportam combustível, as cegonhas carregam carros e outros veículos, as graneleiras levam grãos, e assim por diante.
A quantidade de eixos depende da quantidade de carga que será carregada. Quanto maior o peso e a dimensão, mais rodas e pneus são necessários para a boa acomodação e segurança do transporte.
As carretas Vanderleia são utilizadas especialmente em grandes carregamentos, por serem compostas por três eixos espaçados a pelo menos 2,4 metros entre eles.
Por essa característica, o veículo tem capacidade de carregar mais carga com melhor distribuição de peso.
Por que a Vanderleia tem esse nome?
Nos anos 1970, durante o mandato de Ernesto Geisel como presidente do Brasil, o peso bruto total combinado (PBTC) que poderia ser carregado por caminhões e carretas passou de 40,5 toneladas para 45 t.
Com o aumento, foi preciso ter veículos em que o peso pudesse ser melhor distribuído para que a operação fosse viável. Assim, os três eixos passaram a ser adotados.
No início, esse tipo de transporte com eixo tinha problemas com a estabilidade e a carreta parecia "dançar" na pista durante o uso.
Na mesma época, a Jovem Guarda fazia muito sucesso entre a juventude brasileira, englobando o mundo da música, da moda e do comportamento, inspirados pelo rock dos anos 1960, especialmente o britânico e o norte-americano.
Esse movimento surgiu a partir do programa homônimo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelos cantores e compositores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e pela cantora Wanderléa.
Além de cantar, as performances de Wanderléa eram marcadas por passos de dança elaborados, que chamavam a atenção e eram reproduzidos por milhares de jovens da época.
Como a carreta de três eixos espaçados tinha um movimento que lembrava uma dança, ela foi apelidada de Vanderleia, uma outra forma de escrever o nome da artista que se tornou um fenômeno em todo o país.
Atualmente, há quem considere esse apelido problemático, mas é inegável que o termo se popularizou e ajudou a identificar rapidamente sobre qual configuração de veículo se estava falando quando o termo era utilizado.
Onde a Vanderleia pode ser utilizada?
Quando falamos de Vanderleia, estamos falando sobre a configuração do eixo, e sobre a carreta em si.
Ou seja, carretas de diversos tipos - citados anteriormente - podem ser consideradas Vanderleia, desde que atendam à especificação dos três eixos, espaçados a 2,4 metros um do outro.
É possível adquirir Vanderleias caso haja a necessidade de uso constante. Mas, se o uso for pontual e esporádico, o ideal é optar pela locação.
A primeira vantagem da locação é o preço reduzido em comparação com a compra, que costuma ser uma operação de alto custo, que nem sempre é possível de ser concluída.
O segundo ponto positivo é que, ao alugar uma máquina dessas com uma empresa responsável, o usuário não precisa se preocupar com a manutenção - indispensável para o uso seguro - porque o ajuste e troca de peças fica por conta da proprietária do veículo.
E o melhor: se o equipamento utilizado for danificado durante o uso, a empresa locadora fica responsável pela substituição por outro de igual porte, sem que isso prejudique o locatário, que não precisa investir nenhum valor a mais para o conserto.
Portanto, se você esporadicamente precisa carregar uma grande quantidade de carga, considere alugar carretas com eixo Vanderleia. Garantimos que você terá muito mais facilidade, rapidez e eficiência para seu projeto!
Autor convidado.