Quais os benefícios do hábito de colecionar?
Atualizado em: 19/08/2022
O hábito de colecionar não é nada novo. Desde muito tempo, as pessoas têm o costume de juntar objetos com algo em comum entre si e criar coleções incríveis como um hobby que ajuda a preservar sua própria história e a de toda a humanidade.
É possível colecionar quase tudo, desde que as peças sejam resistentes o bastante para sobreviver à ação do tempo e da manipulação humana, conservando a maior parte de suas características originais.
Dentre as coleções mais populares, podemos citar artigos como selos, cartões postais, moedas antigas ou de diferentes países, chaveiros, acessórios variados, bonecas e até mesmo itens de valor mais elevado, como carros, armas, jóias, etc.
Outro ramo que atrai um enorme número de colecionadores é o dos artigos geek, em que os itens mais populares para coleção são as action figures, os bonecos Funko Pop, entre outros que trazem à memória alguns dos personagens favoritos da cultura pop de todos os tempos.
O que pouca gente sabe é que, independentemente do tipo de objeto selecionado para compor o acervo, o colecionismo é um hábito que traz inúmeros benefícios que vão muito além da diversão que um simples hobby tem o poder de proporcionar.
Ao iniciar uma coleção, entramos em um mundo completamente novo, que é capaz de influenciar diretamente a forma com a qual lidamos com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor.
Quer saber mais sobre os benefícios do hábito de colecionar? Então vem com a gente e descubra!
Colecionar amplia os conhecimentos sobre o mundo
Você sabia que todo colecionador tende a ser, ao mesmo tempo, um expert em assuntos que abrangem o universo daquela coleção?
É isso mesmo! Uma pessoa que coleciona artigos relacionados à guerra, por exemplo, frequentemente tem conhecimentos profundos de história, tanto que uma simples conversa pode se tornar uma verdadeira aula sobre aquele período e seus costumes.
Do mesmo modo, quem coleciona bonecos de ação, com certeza deve saber mais profundamente sobre o contexto de lançamento de determinada personagem, sua história e outros detalhes que podem passar despercebidos por um observador comum.
Ao se aprofundar no passatempo, o colecionador se torna também um pesquisador, o que amplia a capacidade de aprendizado e de adquirir novos conhecimentos, o que é muito benéfico especialmente para crianças e adolescentes.
Então, que tal incentivar o hábito desde cedo? É possível começar aos poucos, com um objeto que seja significativo para aquela criança, e incentivá-la a encontrar outros para integrar essa nova coleção.
Desenvolvendo o senso de organização e zelo
Uma coleção não é simplesmente um amontoado de itens juntados ao acaso. Muito pelo contrário, existe toda uma lógica para que a organização de uma coleção faça sentido.
Seja definida pela temática, categoria ou ordem cronológica de lançamento, o critério definido para organização tem a capacidade de destravar mecanismos importantes em nosso cérebro, fazendo com que o colecionador possa desenvolver o raciocínio lógico e analítico de forma lúdica e divertida.
Essa habilidade faz toda a diferença em nosso dia a dia, seja na hora de efetuar uma análise matemática, seja no momento de tomar importantes decisões ou ao lidar com situações mais críticas que se impõem a todo o momento, desde a infância até a fase adulta.
Além disso, ter uma coleção ajuda a desenvolver também habilidades como a responsabilidade, o cuidado e o zelo, uma vez que todo colecionador que se preze faz de tudo para conservar a sua coleção no melhor e mais perfeito estado possível.
Mais uma vez, quando falamos dessas habilidades, não nos referimos apenas à coleção em si, mas também ao que isso gera de impacto positivo no mundo ao nosso redor, uma vez que dizem respeito à sociabilidade e à forma com a qual lidamos com nós mesmos e com os outros.
Aprimorando habilidades de socialização
Além de ser uma excelente ferramenta para o autoconhecimento, uma vez que permite o profundo contato com o que admiramos e desejamos ter por perto, as coleções são uma poderosa ferramenta para o incentivo à socialização.
Ao decidir colecionar algo, é comum que a pessoa busque por novas conexões que possam colocá-la em contato com o objeto de sua admiração.
Prova disso são os diversos grupos de troca que encontramos na internet, em que colecionadores se reúnem para trocar objetos, histórias e conhecimentos acerca do tema de sua coleção, na maior parte das vezes de forma leve e descontraída.
Com isso, pequenas comunidades tendem a se formar, o que propicia a criação e fortalecimento de laços entre seus membros.
Esse movimento é interessante até mesmo para quem é um pouco mais introvertido, já que por meio da coleção é possível criar laços de amizade e cooperativismo, além de ajudar a desenvolver importantes habilidades de expressão e comunicação.
E, com a internet, tudo isso fica ainda mais fácil! Afinal, a troca pode acontecer sem ninguém precisar nem mesmo sair de casa, o que pode ampliar o círculo social do colecionador para muito além das fronteiras geográficas, permitindo um maior contato com o mundo lá fora.
E aí, você sabia que a coleção era capaz de fazer tudo isso?
Agora que você já sabe sobre os benefícios da coleção, é só iniciar ou completar a sua. Com toda a certeza, esse processo será muito significativo e divertido. Aproveite!
Autor convidado.