Home

10 Opções de Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Porto Alegre

Vai fazer vestibular e quer saber as opções que existem de cursinho pré-vestibular gratuito em Porto Alegre? Veja abaixo a lista que descobrimos com 10 Opções para Pré-Vestibular Popular em Porto Alegre:

  1. Resgate Popular Pré-Vestibular
  2. ONGEP – Organização Não-Governamental para Educação Popular
  3. Alternativa Cidadã
  4. Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga
  5. Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares
  6. Pré-Vestibular Alternativo Rubem Berta
  7. Curso Pré-Vestibular Gratuito do POD (Cidade Baixa)
  8. Curso Pré-Vestibular Gratuito do POD (Colégio Julio de Castilhos)
  9. Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário
  10. Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares

Veja as informações completas sobre os cursinhos pré-vestibular gratuitos em Porto Alegre, o que oferecem, como é a seleção, como contatar e muitas informações úteis para você.

Veja também:

Lista de Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Porto Alegre:

Veja abaixo mais informações sobre os cursinhos, onde se localizam, sua proposta e muito mais.

Ongep - Organização Não-Governamental para Educação Popular

Rua dos Andradas, 691, Sala 11 - Centro - Porto Alegre/RS

Cursinho pré-vestibular voltado para pessoas de baixa renda. Missão: Auxiliar pessoas de baixa renda e vindas do ensino público a ingressarem na universidade, principalmente a universidade federal.

A ONGEP possui estrutura completa de ensino:

Duas salas de aula com sessenta vagas por turno, equipadas com projetor multimídia.

Biblioteca, com livros didáticos, romances, dicionários, apostilas com exercícios e todas as leituras obrigatórias para o Vestibular da UFRGS.

Cozinha com geladeira, microondas e cafeteira.

Os professores são voluntários, alunos de graduação e pós-graduação, muitos deles trabalhando na Educação Básica e Curso Pré Vestibulares, Populares e Privados. Isto confere ao Pré Vestibular da ONGEP uma capacitação didática que se reflete na aprovação média de 40% dos seus alunos no vestibular UFRGS, ENEM e Prouni.

Além dos cursos oferecidos, os alunos possuem aulas de reforço nos finais de semana, saídas de campo, filmes comentados e palestras com assuntos relacionados ao ensino e ao vestibular.

Alternativa Cidadã

Av. Bento Gonçalves, 9500, Campus do Vale UFRGS - Prédio F - Nº 43123, Sala 208 - Agronomia - Porto Alegre/RS

O Alternativa Cidadã, como é tradicionalmente chamado o PEAC – Projeto Educacional Alternativa Cidadã - é um projeto de educação popular voltado à comunidade. Sua principal atuação é o curso pré-vestibular. O PEAC teve sua origem nas costelas do pré-vestibular Zumbi dos Palmares, que, por sua vez, tem sua origem no Rio Grande do Sul em 1995, vinculado ao movimento negro e inspirado nos exemplos dos Projetos Steve Biko da Bahia e do Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC) do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1992, mantendo o mesmo espírito do projeto original.

Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga

Rua João Antônio da Silveira, 2500, Associação Comunitária Núcleo Esperança 1 - Restinga - Porto Alegre/RS

O Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga é um projeto desenvolvido no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O cursinho é uma ação de extensão promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEDS/UFRGS) em parceria com a comunidade da Restinga. Surgiu de uma antiga demanda da comunidade e da Associação de Moradores do Núcleo Esperança I da Restinga, devido à dificuldade de acesso a cursos pré-vestibulares na região central e a precariedade do ensino público no que diz respeito à preparação para participar (com reais chances de aprovação) em um concurso vestibular.

O cursinho é uma experiência pioneira no bairro e abre uma possibilidade de preparação viável para o ingresso no ensino superior público. Durante os anos de 2006 e 2007, as aulas foram ministradas na sede da Associação Núcleo Esperança I. Entre 2008 e junho de 2014, o cursinho atuou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. No segundo semestre do mesmo ano, esteve na Escola Municipal Professor Larry José Ribeiro Alves.

As aulas ocorrem no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda à sexta-feira. Aos sábados são ministrados grupos e outras atividades previamente programadas. Entre os principais objetivos do curso, podemos destacar:

Refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional;

Promover a conscientização do direito ao ensino superior público;

Despertar nos educandos a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades tornando-os protagonistas de suas histórias;

Discutir sobre o acesso e permanência na universidade;

Permitir uma qualificação dos educadores por meio dos diálogos com os saberes populares;

Buscar trabalhar os conteúdos necessários para a aprovação no concurso vestibular da UFRGS a partir da realidade dos educandos.

Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares

Av. Bento Gonçalves, 7712, Colégio de Aplicação da UFRGS, no Campus do Vale - Porto Alegre/RS

Surgiu a partir da iniciativa de professores ligados ao CPERS Sindicato e à APN - Agentes da Pastoral do Negro. Desde 2009 o núcleo de Viamão encontra-se em funcionamento na Escola Aberta Ana Jobim, parada 36 de Viamão (próximo ao hipermercado BIG), onde ocorrem as aulas à noite entre 19:00 e 21:50. No local contamos com uma infraestrutura básica composta por uma biblioteca, 2 salas de aula com projetor, cozinha e secretaria.

Hoje o Zumbi está em franco crescimento. Conta com uma equipe de professores e professoras com muita energia para investir no projeto, energia suficiente para atrair mais pessoas e espalhar mais ainda a ideia. Foi graças a essa energia que ao longo deste ano de 2011 foram criados dois novos núcleos em diferentes cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Hoje, o Zumbi conta com uma turma no pré-vestibular do núcleo de Viamão, duas turmas no núcleo de Alvorada e ainda este ano iniciaremos uma turma no núcleo de Cachoeirinha. Em breve, talvez esse ano ainda, serão retomadas as aulas no núcleo do Centro de Porto Alegre, que este ano esteve desativado por falta de espaço físico.

Curso Pré-Vestibular Gratuito do Pod

Rua Miguel Teixeira, 86, Anexo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS

Curso Pré-Vestibular do POD. Presente em 29 municípios do RS, oferecendo um curso de qualidade aos jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino.

Curso Pré-Vestibular Gratuito do Pod

Praça Piratini, 76, Colégio Julio de Castilhos - Santana - Porto Alegre/RS

Curso Pré-Vestibular do POD. Presente em 29 municípios do RS, oferecendo um curso de qualidade aos jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino.

Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário

Rua Riachuelo 1339 , Sala 1001 - Centro - Porto Alegre/RS

Um Cursinho Popular para estudantes de Escola Pública. O projeto que vai mudar o curso da sua vida. Um Cursinho Popular Pré-Universitário em Porto Alegre que busca fazer do conhecimento uma arma para a crítica da sociedade e também facilitar o acesso de estudantes de Escola Pública na Universidade.

Resgate Popular Pré-Vestibular

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Santana - Porto Alegre/RS

O Resgate Popular é um curso Pré-Vestibular Popular que atua desde 2002 na luta pela democratização do Ensino Superior.

Os cursos pré-vestibulares populares são importantes promotores de debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior. Esses cursos, além da preparação para o concurso vestibular nas universidades públicas – motivação inicial e objetivo específico – propõem o compromisso com projetos coletivos e uma perspectiva de inserção social e política nas questões comunitárias e acadêmicas como princípios da formação crítica. Pensando nestes ideais sociais, o Pré-Vestibular Resgate Popular é formado por professores que acreditam nestes princípios e querem proporcionar uma sociedade mais justa e igualitária.

Estrutura Administrativa

Todos os educadores e colaboradores do Pré-Vestibular Resgate Popular trabalham de forma voluntária – sem remuneração – dedicando parte do seu tempo, além do próprio trabalho dentro da sala de aula, nas diversas atividades e funções necessárias para o funcionamento e aperfeiçoamento do mesmo. Tais atividades podem ser exemplificadas em núcleos de pesquisa por disciplina para elaboração do material didático, construção de metodologias alternativas que reflitam no trabalho em sala de aula, criação de ferramentas didáticas, mapeamento e pesquisa dos conteúdos do Concurso Vestibular / UFRGS, atividades extraclasse e simulação do Concurso Vestibular.

Desde o seu surgimento, o Pré-Vestibular Resgate Popular tem se mantido através de recursos próprios, porém escassos. Os educandos contribuem com um valor mensal de dez reais, que é totalmente destinado na confecção de material didático utilizado no Curso e eventuais despesas administrativas. Portanto, destinando completamente a verba em benefício do nosso projeto de educação popular, sempre visando o retorno aos educandos.

Público-Alvo

Todos os estudantes do Pré-Vestibular Resgate Popular são oriundos das classes populares da região metropolitana de Porto Alegre, todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do Ensino Médio em Instituições Públicas ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Portanto, temos como público-alvo as populações de baixa renda, para as quais, ao longo da história, foi negada a possibilidade de ter uma formação de nível superior. Em vista da nossa luta pela mudança social, pretendemos acolher o maior número possível de educandos mais populares (com menores rendas), os quais mais necessitam de um resgate social.

Pré-Vestibular Alternativo Rubem Berta

Rua Wolfran Metzler, 650 - Porto Alegre/RS

O que oferece: Cursinho Pré-vestibular

Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares

Rua Coronel Vicente, 281, Instituto Federal-Campus Centro - Centro - Porto Alegre/RS

O Curso Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares é um pré-vestibular voltado aos setores, grupos ou frações de excluídos socialmente do acesso ao ensino superior e egressos de escolas públicas, com ações pedagógicas que não têm como único objetivo a preparação para o vestibular da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, há um eixo curricular denominado "cultura e cidadania", nominação da disciplina obrigatória que privilegia um trabalho educativo voltado para o exercício da cidadania e este compreende a formação de uma consciência crítica frente aos problemas políticos, sociais e de discriminação racial no país.

Veja as informações completas sobre os cursinhos pré-vestibular gratuitos em Porto Alegre, o que oferecem, como é a seleção, como contatar e muitas informações úteis para você.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...