Home

10 Opções de Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Porto Alegre

Atualizado em: 06/07/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Vai fazer vestibular e quer saber as opções que existem de cursinho pré-vestibular gratuito em Porto Alegre? Veja abaixo a lista que descobrimos com 10 Opções para Pré-Vestibular Popular em Porto Alegre:

  1. Resgate Popular Pré-Vestibular
  2. ONGEP – Organização Não-Governamental para Educação Popular
  3. Alternativa Cidadã
  4. Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga
  5. Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares
  6. Pré-Vestibular Alternativo Rubem Berta
  7. Curso Pré-Vestibular Gratuito do POD (Cidade Baixa)
  8. Curso Pré-Vestibular Gratuito do POD (Colégio Julio de Castilhos)
  9. Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário
  10. Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares

Veja as informações completas sobre os cursinhos pré-vestibular gratuitos em Porto Alegre, o que oferecem, como é a seleção, como contatar e muitas informações úteis para você.

Veja também:

Lista de Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Porto Alegre:

Veja abaixo mais informações sobre os cursinhos, onde se localizam, sua proposta e muito mais.

Ongep - Organização Não-Governamental para Educação Popular

Rua dos Andradas, 691, Sala 11 - Centro - Porto Alegre/RS

Cursinho pré-vestibular voltado para pessoas de baixa renda. Missão: Auxiliar pessoas de baixa renda e vindas do ensino público a ingressarem na universidade, principalmente a universidade federal.

A ONGEP possui estrutura completa de ensino:

Duas salas de aula com sessenta vagas por turno, equipadas com projetor multimídia.

Biblioteca, com livros didáticos, romances, dicionários, apostilas com exercícios e todas as leituras obrigatórias para o Vestibular da UFRGS.

Cozinha com geladeira, microondas e cafeteira.

Os professores são voluntários, alunos de graduação e pós-graduação, muitos deles trabalhando na Educação Básica e Curso Pré Vestibulares, Populares e Privados. Isto confere ao Pré Vestibular da ONGEP uma capacitação didática que se reflete na aprovação média de 40% dos seus alunos no vestibular UFRGS, ENEM e Prouni.

Além dos cursos oferecidos, os alunos possuem aulas de reforço nos finais de semana, saídas de campo, filmes comentados e palestras com assuntos relacionados ao ensino e ao vestibular.

Alternativa Cidadã

Av. Bento Gonçalves, 9500, Campus do Vale UFRGS - Prédio F - Nº 43123, Sala 208 - Agronomia - Porto Alegre/RS

O Alternativa Cidadã, como é tradicionalmente chamado o PEAC – Projeto Educacional Alternativa Cidadã - é um projeto de educação popular voltado à comunidade. Sua principal atuação é o curso pré-vestibular. O PEAC teve sua origem nas costelas do pré-vestibular Zumbi dos Palmares, que, por sua vez, tem sua origem no Rio Grande do Sul em 1995, vinculado ao movimento negro e inspirado nos exemplos dos Projetos Steve Biko da Bahia e do Pré-vestibular para Negros e Carentes (PVNC) do Rio de Janeiro, ambos fundados em 1992, mantendo o mesmo espírito do projeto original.

Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga

Rua João Antônio da Silveira, 2500, Associação Comunitária Núcleo Esperança 1 - Restinga - Porto Alegre/RS

O Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga é um projeto desenvolvido no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O cursinho é uma ação de extensão promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEDS/UFRGS) em parceria com a comunidade da Restinga. Surgiu de uma antiga demanda da comunidade e da Associação de Moradores do Núcleo Esperança I da Restinga, devido à dificuldade de acesso a cursos pré-vestibulares na região central e a precariedade do ensino público no que diz respeito à preparação para participar (com reais chances de aprovação) em um concurso vestibular.

O cursinho é uma experiência pioneira no bairro e abre uma possibilidade de preparação viável para o ingresso no ensino superior público. Durante os anos de 2006 e 2007, as aulas foram ministradas na sede da Associação Núcleo Esperança I. Entre 2008 e junho de 2014, o cursinho atuou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. No segundo semestre do mesmo ano, esteve na Escola Municipal Professor Larry José Ribeiro Alves.

As aulas ocorrem no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda à sexta-feira. Aos sábados são ministrados grupos e outras atividades previamente programadas. Entre os principais objetivos do curso, podemos destacar:

Refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional;

Promover a conscientização do direito ao ensino superior público;

Despertar nos educandos a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades tornando-os protagonistas de suas histórias;

Discutir sobre o acesso e permanência na universidade;

Permitir uma qualificação dos educadores por meio dos diálogos com os saberes populares;

Buscar trabalhar os conteúdos necessários para a aprovação no concurso vestibular da UFRGS a partir da realidade dos educandos.

Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares

Av. Bento Gonçalves, 7712, Colégio de Aplicação da UFRGS, no Campus do Vale - Porto Alegre/RS

Surgiu a partir da iniciativa de professores ligados ao CPERS Sindicato e à APN - Agentes da Pastoral do Negro. Desde 2009 o núcleo de Viamão encontra-se em funcionamento na Escola Aberta Ana Jobim, parada 36 de Viamão (próximo ao hipermercado BIG), onde ocorrem as aulas à noite entre 19:00 e 21:50. No local contamos com uma infraestrutura básica composta por uma biblioteca, 2 salas de aula com projetor, cozinha e secretaria.

Hoje o Zumbi está em franco crescimento. Conta com uma equipe de professores e professoras com muita energia para investir no projeto, energia suficiente para atrair mais pessoas e espalhar mais ainda a ideia. Foi graças a essa energia que ao longo deste ano de 2011 foram criados dois novos núcleos em diferentes cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Hoje, o Zumbi conta com uma turma no pré-vestibular do núcleo de Viamão, duas turmas no núcleo de Alvorada e ainda este ano iniciaremos uma turma no núcleo de Cachoeirinha. Em breve, talvez esse ano ainda, serão retomadas as aulas no núcleo do Centro de Porto Alegre, que este ano esteve desativado por falta de espaço físico.

Curso Pré-Vestibular Gratuito do Pod

Rua Miguel Teixeira, 86, Anexo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS

Curso Pré-Vestibular do POD. Presente em 29 municípios do RS, oferecendo um curso de qualidade aos jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino.

Curso Pré-Vestibular Gratuito do Pod

Praça Piratini, 76, Colégio Julio de Castilhos - Santana - Porto Alegre/RS

Curso Pré-Vestibular do POD. Presente em 29 municípios do RS, oferecendo um curso de qualidade aos jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino.

Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário

Rua Riachuelo 1339 , Sala 1001 - Centro - Porto Alegre/RS

Um Cursinho Popular para estudantes de Escola Pública. O projeto que vai mudar o curso da sua vida. Um Cursinho Popular Pré-Universitário em Porto Alegre que busca fazer do conhecimento uma arma para a crítica da sociedade e também facilitar o acesso de estudantes de Escola Pública na Universidade.

Resgate Popular Pré-Vestibular

Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Santana - Porto Alegre/RS

O Resgate Popular é um curso Pré-Vestibular Popular que atua desde 2002 na luta pela democratização do Ensino Superior.

Os cursos pré-vestibulares populares são importantes promotores de debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior. Esses cursos, além da preparação para o concurso vestibular nas universidades públicas – motivação inicial e objetivo específico – propõem o compromisso com projetos coletivos e uma perspectiva de inserção social e política nas questões comunitárias e acadêmicas como princípios da formação crítica. Pensando nestes ideais sociais, o Pré-Vestibular Resgate Popular é formado por professores que acreditam nestes princípios e querem proporcionar uma sociedade mais justa e igualitária.

Estrutura Administrativa

Todos os educadores e colaboradores do Pré-Vestibular Resgate Popular trabalham de forma voluntária – sem remuneração – dedicando parte do seu tempo, além do próprio trabalho dentro da sala de aula, nas diversas atividades e funções necessárias para o funcionamento e aperfeiçoamento do mesmo. Tais atividades podem ser exemplificadas em núcleos de pesquisa por disciplina para elaboração do material didático, construção de metodologias alternativas que reflitam no trabalho em sala de aula, criação de ferramentas didáticas, mapeamento e pesquisa dos conteúdos do Concurso Vestibular / UFRGS, atividades extraclasse e simulação do Concurso Vestibular.

Desde o seu surgimento, o Pré-Vestibular Resgate Popular tem se mantido através de recursos próprios, porém escassos. Os educandos contribuem com um valor mensal de dez reais, que é totalmente destinado na confecção de material didático utilizado no Curso e eventuais despesas administrativas. Portanto, destinando completamente a verba em benefício do nosso projeto de educação popular, sempre visando o retorno aos educandos.

Público-Alvo

Todos os estudantes do Pré-Vestibular Resgate Popular são oriundos das classes populares da região metropolitana de Porto Alegre, todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do Ensino Médio em Instituições Públicas ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Portanto, temos como público-alvo as populações de baixa renda, para as quais, ao longo da história, foi negada a possibilidade de ter uma formação de nível superior. Em vista da nossa luta pela mudança social, pretendemos acolher o maior número possível de educandos mais populares (com menores rendas), os quais mais necessitam de um resgate social.

Pré-Vestibular Alternativo Rubem Berta

Rua Wolfran Metzler, 650 - Porto Alegre/RS

O que oferece: Cursinho Pré-vestibular

Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares

Rua Coronel Vicente, 281, Instituto Federal-Campus Centro - Centro - Porto Alegre/RS

O Curso Pré-Vestibular Popular Dandara dos Palmares é um pré-vestibular voltado aos setores, grupos ou frações de excluídos socialmente do acesso ao ensino superior e egressos de escolas públicas, com ações pedagógicas que não têm como único objetivo a preparação para o vestibular da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, há um eixo curricular denominado "cultura e cidadania", nominação da disciplina obrigatória que privilegia um trabalho educativo voltado para o exercício da cidadania e este compreende a formação de uma consciência crítica frente aos problemas políticos, sociais e de discriminação racial no país.

Veja as informações completas sobre os cursinhos pré-vestibular gratuitos em Porto Alegre, o que oferecem, como é a seleção, como contatar e muitas informações úteis para você.

Dicas de estudos para quem quer estudar em cursinho pré vestibular

Estudar de forma eficiente em casa para o vestibular é uma tarefa desafiadora, mas com o planejamento adequado e algumas estratégias, é possível maximizar o tempo de estudo e alcançar melhores resultados. Além disso, é possível estudar de graça e complementar o ensino da escola tradicional por meio de recursos disponíveis na internet e com a ajuda de cursinhos pré-vestibulares populares sem custo. Neste texto, exploraremos dicas de estudos, formas criativas de utilizar a memória e como aproveitar essas oportunidades para se preparar para a prova do vestibular.

Uma das primeiras etapas para estudar de forma eficiente em casa é criar um ambiente adequado para o estudo. Encontre um local tranquilo, bem iluminado e livre de distrações, onde você possa se concentrar completamente. Organize seu material de estudo, como livros, cadernos, e certifique-se de ter acesso a um computador ou dispositivo com acesso à internet. Ter uma rotina diária de estudos, estabelecendo horários fixos e respeitando-os, também é fundamental para manter o foco e a disciplina.

Além disso, é importante definir metas realistas e específicas para cada sessão de estudo. Divida seu tempo de estudo em blocos menores e estabeleça objetivos claros para cada um deles. Isso ajudará a manter sua motivação e a sensação de realização à medida que for atingindo essas metas.

Aproveite os recursos disponíveis gratuitamente na internet para complementar o ensino da escola tradicional. Existem inúmeros sites, vídeos, podcasts e plataformas educacionais que oferecem materiais didáticos e aulas online gratuitas sobre os conteúdos do vestibular. Procure por esses recursos e selecione aqueles que se adequam melhor ao seu estilo de aprendizagem. Além disso, participe de fóruns e comunidades online relacionadas ao vestibular, onde é possível trocar experiências com outros estudantes e tirar dúvidas.

Para otimizar a sua memória, experimente diferentes técnicas de estudo. Uma delas é a técnica de revisão espaçada, na qual você revisa o conteúdo em intervalos regulares ao longo do tempo. Essa abordagem ajuda a fixar o conhecimento de forma mais duradoura. Faça resumos e mapas mentais para organizar as informações de maneira visual e facilitar a compreensão e a memorização.

Outra técnica eficaz é a prática de exercícios e resolução de questões. Além de familiarizar-se com o formato das questões do vestibular, essa prática ajuda a aplicar o conhecimento adquirido e identificar as áreas que precisam de mais atenção. Procure por bancos de questões disponíveis online ou em livros preparatórios e reserve um tempo para resolver essas questões regularmente.

Os cursinhos pré-vestibulares populares sem custo também são uma excelente opção para complementar os estudos para o vestibular. Esses cursinhos oferecem aulas e materiais gratuitos, além de contar com professores qualificados e experientes. Eles geralmente são voltados para estudantes de baixa renda, mas estão abertos a todos os interessados. Pesquise sobre os cursinhosdisponíveis na sua região e inscreva-se. Esses cursinhos costumam oferecer um cronograma de estudos bem estruturado, com aulas presenciais ou online, simulados e acompanhamento pedagógico, o que pode ser uma ótima forma de direcionar seus estudos de maneira mais eficiente.

Além dos cursinhos, também é válido buscar grupos de estudos formados por outros estudantes que estão se preparando para o vestibular. Juntos, vocês podem compartilhar materiais, trocar conhecimentos e discutir sobre os conteúdos. Essa interação pode trazer novas perspectivas e ajudar a reforçar o aprendizado.

Lembre-se também da importância de cuidar da sua saúde física e mental durante esse período de preparação para o vestibular. Mantenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e tenha um bom sono. O descanso adequado é fundamental para a consolidação do aprendizado.

Em resumo, estudar de forma eficiente em casa para o vestibular requer disciplina, organização e o uso de estratégias eficazes. Aproveite os recursos gratuitos disponíveis na internet, como materiais didáticos e aulas online, para complementar o ensino da escola tradicional. Explore técnicas de estudo, como a revisão espaçada, resumos e a resolução de exercícios. Não deixe de aproveitar os cursinhos pré-vestibulares populares sem custo, que oferecem aulas e materiais gratuitos, além de acompanhamento pedagógico. Com dedicação e foco, você estará mais preparado para enfrentar a prova do vestibular e alcançar seus objetivos acadêmicos.

##30 dicas de estudo que podem ajudar você a se preparar de forma mais eficiente para o vestibular

  1. Crie um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações.
  2. Estabeleça um horário fixo para os estudos e respeite-o.
  3. Divida seu tempo de estudo em blocos menores, com pausas regulares.
  4. Defina metas claras e específicas para cada sessão de estudo.
  5. Faça um planejamento semanal ou mensal, distribuindo os conteúdos a serem estudados.
  6. Utilize recursos gratuitos disponíveis na internet, como aulas online e materiais didáticos.
  7. Faça resumos e mapas mentais para organizar as informações de maneira visual.
  8. Pratique exercícios e resolva questões para aplicar o conhecimento.
  9. Utilize a técnica de revisão espaçada, revisando o conteúdo em intervalos regulares.
  10. Procure por grupos de estudos com outros estudantes que estão se preparando para o vestibular.
  11. Participe de fóruns e comunidades online relacionadas ao vestibular para trocar experiências e tirar dúvidas.
  12. Faça uso de aplicativos e ferramentas digitais que possam auxiliar nos estudos.
  13. Varie as formas de estudar, alternando entre leitura, escrita, escuta e prática.
  14. Faça pausas curtas e ativas durante as sessões de estudo, fazendo exercícios físicos ou meditando.
  15. Use técnicas de memorização, como associações de ideias e acrônimos.
  16. Estude os conteúdos de forma interdisciplinar, relacionando as matérias entre si.
  17. Procure compreender os conceitos em vez de apenas memorizá-los.
  18. Mantenha-se atualizado sobre as últimas notícias e acontecimentos relevantes para o vestibular.
  19. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos e podcasts, para complementar seus estudos.
  20. Leia livros e artigos relacionados aos temas abordados no vestibular.
  21. Faça simulados regulares para se familiarizar com o formato das questões e testar seus conhecimentos.
  22. Identifique suas áreas de maior dificuldade e dedique mais tempo a elas.
  23. Estabeleça recompensas para si mesmo após atingir determinadas metas de estudo.
  24. Evite procrastinação e comece os estudos o mais cedo possível.
  25. Não deixe o cansaço acumular: mantenha uma rotina de sono adequada.
  26. Faça revisões periódicas para reforçar o aprendizado e evitar esquecimentos.
  27. Mantenha-se motivado, lembrando-se dos seus objetivos e do motivo pelo qual está estudando.
  28. Busque orientação e apoio de professores, tutores ou mentores, sempre que necessário.
  29. Utilize técnicas de concentração, como a técnica Pomodoro, que consiste em sessões de estudo de 25 minutos seguidas de breves intervalos.
  30. Não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental, equilibrando os estudos com momentos de descanso e lazer.

Esperamos que este artigo e as dicas acima sejam úteis para sua jornada de estudos! Boa sorte no seu processo de preparação para o vestibular!

Veja também: Guia de Preparatórios Online Gratuitos para Vestibular e ENEM

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...