Home

Por que aprender matemática?

Atualizado em: 03/08/2021

Autor convidado: Lucas de Souza Santos.

Uma das perguntas mais corriqueiras no ambiente escolar, no que diz respeito a matemática, é: Onde vou usar isto na minha vida? Uma pergunta ingênua se olharmos da perspectiva do mundo contemporâneo, onde se exige bom raciocínio lógico e conhecimento matemático mesmo para as pessoas que não são desta área. Mas uma pergunta interessante, se olharmos da perspectiva do aluno em formação, que não conhece o mundo ainda.

São infinitas as situações que poderíamos tomar com situações problema afim de exemplificar o motivo pelo qual precisamos saber matemática. Tomaremos por exemplo a renda, já que a grande maioria depende de uma e se provarmos a importância do saber matemático nela provaremos a importância de a maioria esmagadora das pessoas aprenderem matemática.

Temos uma renda e precisamos encontrar a melhor maneira de usá-la. Precisamos pesquisar preços, somar, dividir, subtrair, calcular juros simples e compostos, fazer comparações de preços, agrupar coisas e lugares por categorias. Não é por acaso o fato da pessoa que não entende nada disso acabar por ser explorada.

Quanto gasto com o abastecimento da minha condução? Com a minha graduação? Com o meu lazer? De que maneira poderia otimizar meus gastos e/ou aumentar meu salário afim de que consiga uma vida que me dê segurança. Se pensar em reduzir gastos estarei usando matemática e se pensar em investir em mim ou em alguma outra coisa a fim de melhorar meu salário estarei usando matemática.

Mesmo, para melhorar sua renda, que a pessoa escolha se enveredar pelo caminho das ciências humanas estará se valendo da matemática. Isto por que independente do ofício da empresa, do empresário ou do trabalhador, os indicadores de crescimento e decrescimento são numéricos e envolvem os mais variados tipos de modelagem matemática.

Começamos aqui, e apenas começamos a perceber que a matemática se faz presente em tudo, inclusive no que tange ao nosso modo de ser e agir no mundo. E se ela tange o nosso modo de agir então precisamos aprende-la a fim de obter êxito.

Logo, o porquê de aprendermos matemática pode ser muito bem fundamentado com uma simples exposição do mundo contemporâneo e isso vai nos levar a ver que dependemos da matemática muito mais do que imaginamos.

Autor convidado: Lucas de Souza Santos

Lucas de souza santos.png

Formado em engenharia elétrica pelo Centro universitário de Barra mansa (UBM)

Formando em Física pela universidade federal do Rio de janeiro (UFRJ)

Estudante de filosofia pela universidade Estácio de Sá.

Instagram @matematica405

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...