Home

O lugar do estágio na formação docente e a docência na educação infantil

Atualizado em: 09/05/2022

Autor convidado: Leandro Antunes.

O estágio na Educação Infantil é de suma importância, já que, nos permitem conhecer as ações educativas, planejamentos e a organização sobre as práticas pedagógicas envolvendo as crianças. Ainda sobre o estágio, Ostetto (2012. P.20) afirma que “estagiar é mover-se pelos diferentes contextos da educação, aproximando-se (e se apropriando) dos conteúdos presentes no projeto político pedagógico das instituições nas quais o estudante-professor em formação está inserido no momento do estágio curricular.”

Portanto, o estágio é um momento significativo para a formação docente, isso porque é quando nos encontramos com a prática e simultaneamente com a realidade dos espaços educativos. Segundo Ostetto (2012. p.22) “sem dúvida os estagiários-professores em formação expandem seus espaços de aprendizagem no campo de estágio, ainda que se movimentem no eixo da linha temporal, estabelecida e prevista no calendário acadêmico, marcada pela determinação de um começo e um fim.”

Leia também: Canil Difaro Bull Terrier

Ou seja, embora as/os acadêmicas/os de pedagogia tenham apenas um semestre para desenvolver o estágio eles/elas preparam-se para a atuação docente como pedagogas/os, pois, entendem que esse é apenas o começo. Isso porque somente a prática permanente irá lhes apresentar os desafios da profissão docente.

Ainda sobre o estágio, devemos ressaltar sobre as práxis e sua importância na formação docente, visto que é por meio dela que se formam as/os professoras/es críticos e reflexivos, na qual contribuem para a formação das crianças, como no âmbito escolar que se atua. De acordo com Pimenta (1995. p.61): “as dimensões de conhecimento e de intencionalidade (atividade teórica) e a de intervenção e transformação (atividade prática) da atividade docente conferem-lhe o sentido de atividade teórico-prática ou práxis”. Dessa forma, compreende-se que é importante relacionar a teoria com a prática, procurando registrar e refletir sobre a ação pedagógica. Porque, a reflexão das vivências faz repensar o planejamento e a singularidade de cada criança, enriquecendo o trabalho pedagógico.

Ao longo da graduação aprendemos como trabalhar na educação infantil, através de criação de estratégias hipoteticamente, mas sem trabalhar na prática de fato, sendo que na graduação há muita teoria, e a prática docente é adquirida no dia a dia vivenciado na docência. A experiência do estágio de educação infantil nos possibilita conhecer nosso público, observar e registrar, de modo que nos permite repensar o planejamento adaptando para cada criança e suas vivências. Crianças com ritmos e necessidades diferentes, que precisam ser exploradas de maneiras diversas, de modo que somente através das observações e registros pode-se saber quais propostas e estratégias utilizar corretamente.

No contexto do estágio precisamos ver a criança, primeiramente, como ser histórico-cultural que precisa de incentivos para formar sua subjetividade. Podemos atribuir ao nosso olhar em relação à criança a teoria Vygotskyana: zona de desenvolvimento proximal.

ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes (VYGOTSKY, 1991, p.97).

O nosso papel como estagiários docentes observadores participativos e nesse processo de estágio é realizar essa mediação, auxiliar as crianças a exercerem a autonomia, reconhecer os avanços já alcançados por elas, e através de estratégias criar possibilidades para aprimorar as atividades em suas práticas.

Referências:

OSTETTO, Luciana E. O estágio tecido com os fios do ensino, da pesquisa e da extensão. In:NORONHA, ELISIANE C. S. F.;

ANDRADE, Izabel C. F.; MAURÍCIO, Wanderléa P. D. Itinerários da formação docente: saberes e experiências do Estágio Curricular USJ. São Paulo: Laborciência, 2012. p. 20-22.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade entre teoria e prática? São Paulo, 1995. p.61.

Autor convidado: Leandro Antunes

Leandro Antunes.jpg

Pedagogo (Centro Universitário Municipal de São José) e Especialista em Gênero e Sexualidade (FAVENI), professore de Educação Infantil.

Criador da página no Instagram @prof.Antunes, onde aborda sobre educação sexual/sexualidade e educação.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...