Home

Materiais Escolares Coreanos: Como são os materiais escolares na Coreia do Sul?

Atualizado em: 25/11/2020 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Descubra os materiais escolares coreanos que podem dar mais vida, organização, diversão e cor a sua rotina escolar.

Assim como os brasileiros, os estudantes coreanos adoram materiais escolares animados e kawaiis (fofos). A cronologia da educação coreana é bem parecida com a da brasileira: nos primeiros, anos eles têm aulas com apenas um professor; em seguida, passam a ter matérias mais específicas e professores para cada uma delas; se os estudantes desejam entrar em uma universidade, devem fazer exames parecidos com os do Brasil, que também são criticados pela pressão que causam nos alunos.

Dessa maneira, já que o estudo se torna, muitas vezes, massante e desestimulador, em decorrência de conteúdos extremamente específicos na Coreia do Sul, os materiais escolares coreanos são uma boa pedida para estimular o aprendizado, ajudando os alunos a se organizarem de maneira mais descontraída e colorida.

materiais escolares coreia do sul como são

Quais são os materiais escolares que os coreanos mais usam?

Fita

Essas fitas são muito utilizadas pelas meninas coreanas e são uns amores! É um dos produtos de materiais escolares mais vendidos na Coreia do Sul, contando com muitas opções e estampas diferentes.

Fita adesiva coreana com estampa fofa, kawaii.

Figurinhas

Assim como as fitas, as figurinhas são ótimas para decoração. Os brasileiros, nos anos iniciais, também as utilizavam muito – faziam até álbuns de coleção. Na Coreia, eles adoram figurinhas com formatos diferentes, de frutas, animais e personagens, além das figurinhas coreanas sempre contarem com algum efeito, como brilho, textura ou material diferente.

figurinhas coreanas

Planners

Os coreanos adoram estar com seus planners e agendas em mão. Assim, conseguem se organizar muito bem. No Brasil, percebe-se o uso de agendas por pessoas mais velhas, enquanto os jovens costumam utilizar aplicativos de calendários e lembretes.

Entretanto, os planners, que têm um design um pouco diferente das agendas, são mais atrativos e melhores para visualizar e organizar os afazeres, por isso estão começando a ser aderidos pelos jovens, principalmente vestibulandos. Além disso, existem diversos tipos de planners, alguns têm até campos para escrever sobre o humor, e sobre as metas do mês.

Pessoa segurando planner coreano bonito

Canetas

As canetas coreanas são tão criativas que dá até vontade de comer. Além de bonitas, normalmente são de alta qualidade, escrevendo bem e durando bastante, devido à tinta e ponteira de qualidade.

Canetas coreanas em formato de banana com carinhas fofas
Canetas coreanas em forma de guarda-chuva

Estojos

Além de estojos para guardar materiais, os coreanos também utilizam esses estojos, no estilo de paleta, que são melhores para não perder os materiais.

Estojo coreano no estilo de paleta de cores
Estojos coreanos fofos, kawaii.

Carimbos (stamps)

Esses carimbos são ótimos para decorar as anotações e se divertir com os amigos.

Carimbos coreanos da turma do Ursinho Pooh. Pooh, Tigrão, Leitão, e Ió.

Borrachas

As borrachinhas coreanas, assim como as figurinhas, têm formatos divertidos e podem vir com fragrâncias especiais. Na Coreia, as crianças e jovens fazem coleção de suas borrachinhas preferidas.

Borracha coreana em forma de chocolate estilo mm's.

Caderninhos de notas

Caderno de notas coreano.
cadernos coreia do sul

Viu como os materiais escolares coreanos são interessantes e fofos? Pois é, a Coreia do Sul é bastante influenciada pela cultura Kawaii do Japão. Leia nosso artigo se você quiser aprender mais sobre os materiais escolares japoneses.

Quer aprender coreano?

Pesquisamos bastante e elaboramos uma lista com vários cursos de coreano online. Tem alguns que são de graça. Veja nosso guia de cursos online de coreano.

Guia de cursos online de coreano
figurinhas coreanas

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...