Home

Marketing Educacional: Como funciona?

Atualizado em: 21/11/2022

Uma estratégia de marketing educacional focada em atrair responsáveis e alunos é essencial para qualquer instituição de ensino obter sucesso e continuar se desenvolvendo.

Quando uma escola - seja uma creche,  segundo grau ou até mesmo uma instituição de ensino superior - deseja atrair novos alunos e reter os atuais, precisa desenvolver estratégias de marketing educacional com apoio de um plano de negócios sólido e coeso. 

De fato, uma instituição de ensino pode atrair mais alunos ao aderir aos princípios básicos do marketing educacional, definindo os valores da empresa e as especificidades do estabelecimento.

Com isso, encontram pessoas realmente interessadas no negócio, fazendo com que o valor (e até mesmo os custos) oferecidos sejam reconhecidos e compreendidos pelos alunos em potencial e os responsáveis.

Para isso, é preciso pesquisar onde se encontram os alunos em potencial, para que o marketing educacional possa alcançar esse público de forma direcionada e se apresentar como uma proposta de valor. 

Sendo assim, vale ressaltar que o marketing educacional é apenas parte de uma estratégia ampla de negócios, que visa destacar sua escola dos concorrentes, como fazem no setor de construtoras em SP e lojas diversas.

Por fim, dentre os objetivos, pode estar apresentar o negócio como o local mais apropriado para o público aprender e evoluir como cidadão. 

Para isso, é preciso compreender como as estratégias de marketing educacional podem ser empregadas em creches, escolas primárias e de ensino médio, bem como em instituições de ensino técnico, além de faculdades e universidades, tudo para aumentar a matrícula de estudantes e desenvolver campanhas mais qualificadas para atingir seus objetivos específicos.

Marketing educacional direcionado ao público-alvo

Uma instituição de ensino que deseja entender como funciona o marketing educacional e aplicá-lo de forma adequada precisa aprender sobre o público-alvo, assim como os interesses que rondam as bases de uma campanha publicitária. 

Os materiais de campanha dependem dos cursos oferecidos e da pedagogia utilizada, e podem ser usados para destacar programas extracurriculares oferecidos aos alunos, como participar de estágios em uma empresa administradora de condomínio parceira da instituição, por exemplo.

Para isso, há uma gama ampla de mídias publicitárias que podem ser utilizadas para realizar tais divulgações, considerando o perfil do público, como:

  • Folhetos;

  • Redes sociais;

  • Reuniões com pais e estudantes;

  • Sites personalizados.

Da publicidade tradicional ao marketing digital, as estratégias variam e devem ser direcionadas, da devida forma, aos estudantes que podem fazer parte das salas de aula disponíveis. 

Use material de alto impacto e considere a prova social

Uma estratégia que pode ser explorada é a campanha personalizada e de alto impacto, principalmente para faculdades e universidades e, em menor escala, escolas técnicas.

Assim como o uso de influenciadores digitais, o marketing educacional com material de alto impacto pode se utilizar de prova social, recorrendo a contar histórias de ex-alunos que se destacam no mercado de trabalho, de alguma maneira. 

Outra possibilidade é trabalhar com esses ex-alunos em um curso ou programa dentro de uma empresa de engenharia civil como forma de alcançar novos estudantes.

A estratégia de storytelling, ou seja, contar a histórias dessas figuras de destaque, é uma maneira de atrair alunos novos e reter aqueles que estão matriculados, trazendo novas dinâmicas de aprendizado e uma influência positiva em sua jornada.

Isso pode ser apresentado no site da instituição de ensino, assim como nas redes sociais.

O marketing educacional também pode proporcionar que ex-alunos de destaque sejam embaixadores e influenciadores do estabelecimento de ensino, o que ajuda a aumentar o alcance das redes sociais e promover identificação entre novos potenciais alunos.

Essas pessoas podem compartilhar, mesmo que de forma simplificada, histórias e passagens profissionais que estejam interligados com os ensinamentos oferecidos nas salas de aula. 

Use tecnologia para manter chatbot responsivo

Pais, mães e responsáveis por estudantes menores de idade procuram por respostas rápidas das instituições de ensino para sanar suas dúvidas e identificar quais as melhores instituições para confiar o cuidado das crianças e adolescentes.

Inclusive, nos primeiros contatos a velocidade é crucial para reter esses responsáveis para demonstrar outros valores e diferenciais da escola.

Neste ponto, contar com o auxílio da tecnologia se mostra um importante diferencial. 

Basicamente essa estrutura permite o uso de chatbots, automação de contatos e estruturar fluxos de atendimento.

Desse modo, também consegue-se oferecer um espaço dedicado a perguntas frequentes de forma automatizada, dentro de um site da instituição de ensino, mas sem que soe impessoal e distante, direcionando os contatos de forma mais qualificada para o contato com a escola.

Isso permite o redirecionamento para páginas de interesse dos responsáveis, ou mesmo de estudantes em fase de vestibular, que pesquisam sobre os cursos oferecidos em uma universidade parceira de empresas de manutenção de elevadores e escadas rolantes a atendentes especializados no tópico de interesse.

Os chatbots podem ser utilizados para garantir que as pessoas interessadas recebam respostas rápidas e sejam direcionadas aos canais corretos para evoluir na jornada de matrícula.

Caso seja necessário transferir a conversa para um funcionário responsável, é possível fixar uma resposta personalizada, para direcionamento ao setor mais adequado também rapidamente, criando uma boa experiência a esses responsáveis, que passam a confiar mais no estabelecimento..

Recorra a prática de SEO para aumentar o tráfego orgânico

Assim como em outras campanhas publicitárias, o marketing educacional pode construir um site para matrículas pontuais e fornecer conteúdo com palavras-chave para uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) efetiva. 

Essa estratégia tem como intuito melhorar as classificações nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado do motor de busca.

Assim, da mesma forma que fabricantes de alambrados podem utilizar termos específicos para oferecer vagas de emprego ou anunciar produtos para pessoas interessadas, a escola pode identificar as pesquisas mais comuns relacionadas aos serviços que oferece.

Consequentemente, poderá se posicionar nos resultados de busca e fazer com que os potenciais clientes encontrem a marca de forma qualificada, a partir de conteúdos de valor.

Ao empregar as palavras-chave certas, o marketing educacional se torna mais robusto junto à campanha de SEO, ampliando a credibilidade da empresa.

Por isso, elas devem ser incluídas de forma estratégica nos conteúdos, como blog posts, e-mail marketing e sites da instituição de ensino.

Outra tática interessante é pensar em perguntas que os responsáveis pelos estudantes, ou mesmo pessoas interessadas em um curso técnico ou uma vaga em vestibulares, podem fazer, assim como informações que podem ser compartilhadas. 

Desse ponto em diante, é possível criar conteúdo útil que responda a qualquer tipo de questionamento e seja compartilhável, gerando valor, além de ajudar a obter uma classificação mais alta nas SERPs de maneira orgânica.

Mobile first exige sites otimizados

Muitas pessoas interessadas em uma instituição de ensino podem começar uma pesquisa na internet, acessando o site da escola ou da faculdade a partir de um celular smartphone.

Sendo assim, o site precisa contar com uma UX (Experiência do Usuário) eficiente, assim como apresentar um desempenho exemplar em dispositivos móveis.

Cada vez mais os buscadores priorizam a boa experiência na interação com os sites, seja ele de venda de plataforma elevatória preço ou o blog de uma instituição de ensino.

Assim, para se destacar e atrair a atenção dos usuários, é fundamental proporcionar uma navegação intuitiva também nos dispositivos móveis.

O desenvolvimento de um site deve tornar a página inicial e todo o conteúdo mais acessíveis, o que garante uma UX mais otimizada em tablets e smartphones. 

Além disso, é preciso pensar na velocidade da página, pois isso também afeta o ranqueamento da página do site institucional nas SERPs e permite reter os acessos. Afinal, se um site demora a carregar, facilmente os usuários deixam sua página para procurar outra mais ágil.

Uma marca reconhecida em todos os cantos

O aumento do reconhecimento de uma marca institucional, via marketing educacional, pode partir da publicidade gráfica digital.

Isso permite que instituições de ensino ampliem, de forma significativa, o alcance, por meio de banners presentes em sites, a partir de PPC (Pay Per Click), os anúncios pagos, e até mesmo em materiais disponíveis nas redes sociais de forma estruturada. 

Benefícios do marketing educacional institucional

O marketing educacional pode se basear em localização, o que se torna uma maneira eficaz de atrair futuros estudantes para uma escola primária ou de ensino médio, assim como cursos técnicos, faculdades e universidades.

Estudantes que visitam os limites de uma universidade, dentro de um espaço pré-determinado, conhecido como cerca geográfica, podem receber mensagens personalizadas sobre serviços de topografia, assim como ofertas relacionadas aos cursos oferecidos em determinado campus.

Se for feita uma visita a uma feira de estudantes, ou mesmo um seminário de orientação profissional direcionada a alunos e alunas, o marketing educacional baseado em localização pode enviar anúncios alinhados aos interesses dessas pessoas. 

Ainda assim, há outros benefícios que o marketing educacional pode proporcionar tanto para as instituições de ensino quanto para as pessoas interessadas em determinadas escolas, faculdades e universidades. Conheça os principais a seguir:

1. Forneça mensagens personalizadas

Com o marketing baseado em localização, as instituições de ensino podem entender melhor o público-alvo, segmentá-los e enviar mensagens altamente relevantes e personalizadas.

As campanhas personalizadas podem evitar conteúdos irrelevantes, fazendo com que instituição e estudantes possam ter uma melhor conexão nas mensagens e um relacionamento mais qualificado.

O marketing educacional pode propor envio de atualizações e informações sobre cursos, assim como ofertas oportunas que permitam direcionar a um público-alvo específico.

2. Alcance novos locais com mais facilidade

Quando o marketing educacional se apresenta de forma digital, a instituição de ensino pode amplificar as mensagens para públicos diversos com mais facilidade, dentro dos cursos disponíveis e metodologias de ensino aplicadas em sala de aula. 

Determinadas áreas podem ter dados demográficos diferentes, o que propicia a segmentação de público-alvo para pais e mães que procuram por uma creche ou ensino primários para crianças, assim como estudantes secundaristas prontos para ingressar em uma universidade. 

3. Mantenha uma vantagem competitiva

Dentro da proposta do marketing educacional, quando devidamente aplicada, possibilita o envio de mensagens que propiciem vantagens competitivas sobre outras instituições de ensino. 

As mensagens enviadas podem incluir uma CTA (Call To Action), isto é, chamada para ação, com apelo para conhecer as instalações de uma escola com solo grampeado para receber alunos de pré-primário, primário e segundo grau.

Faculdades e universidades podem abrir agendamento para propor visitas ao campus, além de enviar processos de admissão e facilidade de transferência entre instituições de ensino, junto a oportunidades de estágios com empresas parceiras.

4. Aumente a relevância local

A localização de uma instituição de ensino pode fazer toda a diferença para pais e mães, que demandam uma logística para levar e pegar os filhos na escola e buscam locais de referência. 

As faculdades e universidades que possuem transporte público também podem destacar isso no marketing educacional, a fim de atrair estudantes que moram mais afastados do campus.

As propostas podem ir além, com mensagens direcionadas sobre programas de estágio, valores de mensalidades, diretórios acadêmicos e vantagens de se frequentar um curso superior. 

Conclusão

O emprego de estratégias de inbound marketing educacional permite conhecer melhor o público-alvo e atrair as pessoas mais alinhadas às diretrizes da instituição, reforçando o valor, autoridade e credibilidade junto ao público.

Assim, é possível conhecer os pontos fortes e aqueles que precisam de ajustes para otimizar o SEO de forma consistente, assim como as redes sociais e a automação de e-mail, a partir da interação com esse público direcionado, entendendo o que procuram e as campanhas que melhor performam junto a eles.

Por fim, o marketing educacional tem como objetivo demonstrar empatia para as pessoas interessadas, assim como ajuda a ganhar confiança de estudantes em potencial, além dos responsáveis.

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...