Língua estrangeira: 7 profissões para quem gosta de idiomas
Atualizado em: 20/04/2022
Saber uma língua estrangeira é um grande diferencial para atuar no mercado de trabalho. Seja em determinadas áreas, como em gestão e relações internacionais, mas também em áreas mais focadas na linguagem, como tradutor e intérprete. Um profissional bilíngue ou poliglota, pode conquistar vagas em diversas áreas, principalmente quando é fluente em línguas mais difíceis, por exemplo o japonês, mandarim e alemão .
A língua mais falada do mundo é o inglês, e já se tornou uma ferramenta fundamental para atuar em áreas específicas. Outras línguas como o espanhol, francês, italiano, entre outras, apresentam uma crescente demanda e muitas oportunidades de trabalho. Inclusive, é uma ótima alternativa para quem gosta de línguas ingressar no mercado de trabalho. Para te ajudar, selecionamos algumas profissões para você conhecer e quem sabe trabalhar. Aproveite a leitura!
Profissões para quem ama língua estrangeira
Buscar por novas oportunidades de trabalho é o objetivo de muitas pessoas, principalmente pela necessidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Para tanto, conhecer profissões diferentes, além das tradicionais, é uma estratégia para quem almeja uma boa carreira. Pensando no cenário atual, preparamos uma lista com as profissões ideais para quem quer trabalhar com línguas. Veja:
Tradutor
Uma profissão na qual tem como objetivo interpretar um texto de uma determinada língua e produzir um novo texto em outro idioma, com o mesmo contexto e sentido, ou o mais aproximado possível. Para tanto, exige um conhecimento avançado em ambas as línguas, além de uma vasta compreensão de temas e contextos que esses textos podem pretender. Ou seja, é necessário ter vocabulário amplo nos idiomas, domínio da gramática, conhecimento da cultura e de expressões.
Esses profissionais podem atuar em cargos, como tradução simultânea, legendagem de produtos audiovisuais e tradutor juramentado. Entretanto, em alguns casos você vai precisar de alguns requisitos para concorrer a uma vaga.
Por exemplo, no caso do tradutor juramentado, vai necessitar prestar um concurso público na Junta Comercial dos Estados, além de possuir mais alguns requisitos. Pois, sua função será de realizar a tradução de documentos estrangeiros, para terem validade em órgãos públicos da União. Caso seja de seu interesse, confira esse post sobre tudo da profissão de tradutor juramentado!
Intérprete
Já o intérprete, possui funções parecidas com o tradutor, porém com foco na intermediação oral entre a conversa de duas ou mais pessoas de diferentes idiomas. Basicamente, o intérprete ouve um discurso e o interpreta em outro idioma para que aconteça uma comunicação efetiva entre as partes, em tempo real.
Para tanto, é necessário ter agilidade na interpretação, ser fluente e realizar uma ótima pronúncia. E claro, ter um bom conhecimento em gramática e no vocabulário das línguas trabalhadas.
Relações internacionais
O próprio nome já diz e faz referência sobre a necessidade de conhecimento de, pelo menos, uma língua estrangeira. Isso se deve pelo fato do cargo possuir atividades que necessitam de uma comunicação com outros países para atuar na importação e exportação de produtos, como também em Consulados e Embaixadas.
Comissário de Bordo
Para quem gosta de viajar de avião, uma ótima opção é atuar como comissário de bordo em voos internacionais. Além da vantagem de conhecer novos países e de aproveitar para relaxar e turistar, vai ter o contato de pessoas de diversas culturas e línguas, assim podendo ter experiências incríveis de aprendizado. O inglês fluente é um requisito para esse cargo, porém dependendo da companhia aérea pode ser necessário o conhecimento de outras línguas.
Tecnologia da informação (TI)
A área de TI está com crescente demanda, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. Muitas dessas tecnologias são programadas em inglês, por ser uma língua universal. Ter o conhecimento profundo neste idioma é necessário para poder trabalhar com os softwares e as ferramentas.
Diplomata
Para esse cargo, também é necessário um conhecimento profundo em línguas estrangeiras, inclusive das culturas dos outros países. Além disso, precisa de um curso de graduação e prestar concurso público para esta vaga. No geral, um diplomata representa seu país de origem, podendo informar e negociar sobre situações, diante outros países.
Guia turístico
O turismo abrange diversas oportunidades, principalmente pelo fato dos locais turísticos precisarem de um guia bilíngue. Nesta área, o inglês é, muitas vezes, requisito nas vagas, para a pessoa conseguir prestar um atendimento efetivo para com os turistas estrangeiros. Porém, algumas regiões podem requerer outros idiomas, além do conhecimento em gramática e da cultura dessas línguas.
Essas são as profissões para quem é fluente em língua estrangeira e quer trabalhar com idiomas. Tenha em mente, que a língua sofre mudanças, de acordo com os novos cenários, tendências e gerações, na qual é necessário sempre se atualizar para que suas traduções sejam o mais eficiente possível.
Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas e ter experiências inesquecíveis. E ainda, são carreiras em crescente demanda, principalmente pelo fato de muitas pessoas aqui no país só possuírem conhecimento na língua materna. Gostou do artigo? Conte para a gente qual das profissões que mais te chamou a atenção. E não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos!
Autor convidado.