Home

Guia Como Criar um Curso Online Acessível para Pessoas com Deficiência Visual

Atualizado em: 28/10/2021 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Neste artigo vamos falar sobre os principais elementos que podem compor um curso online e como torná-los acessíveis, além de dicas práticas, conceitos importantes de compreender, ferramentas e softwares úteis, fontes de conhecimento extra, limitações e soluções.

Compartilhe o artigo para que mais pessoas fiquem conscientes sobre a importância da acessibilidade nos cursos online.

Quais são os principais objetivos finais ao criar um curso verdadeiramente acessível para estudantes cegos, com baixa visão ou com alguma deficiência visual?

Quando se cria conteúdo educacional acessível, é importante focar em alguns aspectos fundamentais para a acessibilidade, a pessoa com deficiência deve ser capaz de obter as informações de forma completa, igual e independente como pessoa sem deficiência.

  • Que o conteúdo seja apresentado em um formato claro e consistente.
  • Que o aluno possa acessar conteúdo em um formato baseado em texto e estruturado.
  • Que o conteúdo é acessível usando o teclado sozinho, uma vez que a tecnologia assistiva pode ser usada para emular comandos de teclado, mas não necessariamente o movimento de um mouse.
  • Que os vídeos são possuem o áudio descrito.

Principais Elementos de como criar um curso online acessível para pessoas com deficiências visuais

Quais são os principais elementos que podem compor um curso online acessível para pessoas com deficiências visuais e que precisam ser pensados e estruturados de forma que seu conteúdo seja realmente acessível?

  1. Plataforma/site
  2. Vídeo
  3. Texto
  4. Ferramentas de aulas ao vivo

1) Dicas para sites acessíveis para pessoas com deficiência visuais

Veja se o site/plataforma que você está oferecendo o curso online é um site acessível, pois, não adianta o curso em si ser acessível, mas a plataforma não. Saiba que as limitações mais comuns são relativas ao uso do mouse, estruturação do conteúdo, uso de imagens, vídeos e botões.

  • A tecnologia assistiva utiliza o teclado e não o mouse. Portanto, ao criar um design, site, curso, ou programa, utilize somente o teclado. A tecnologia assistiva ainda não permite ao aluno ler conteúdos presentes em imagens.
  • Portanto, é importante sempre colocar texto alternativo ou alt text com boa explicação sobre o conteúdo da imagem. Os alunos com limitações visuais podem usar programas de leitura de tela para ler o conteúdo de um site em voz alta. Mas isso só funciona para imagens se você adicionar um texto alternativo que as descreva. Além disso, lembre-se de fazer links e botões com textos descritivos, para que o aluno saiba para onde está indo se clicar naquele link.
  • Valide o seu HTML. Se o HTML for usado incorretamente, a tecnologia assistiva pode ter problemas para interpretar o conteúdo da página, o que pode resultar em problemas de acesso para os usuários. Use um validador HTML para verificar o seu código.
  • Teste com um teclado. Coloque o mouse de lado e use a tecla tab para navegar pelas páginas da web. Você deve ser capaz de acessar todos os recursos interativos (por exemplo, menus, links, campos de formulário, botões, controles) e operá-los pressionando Enter, espaço, teclas de seta ou outras teclas intuitivas. Se você não conseguir acessar alguns dos recursos do seu site, é provável que ele tenha problemas de acessibilidade.
  • Uma boa forma de verificar se o site está acessível é testá-lo no teste de acessibilidade do Google ou outros que existem, que apontam formas de melhoria ao final dos resultados.

2) Dicas para vídeos acessíveis - como criar um curso online para alunos cegos, com baixa visão ou com deficiência visual

Os vídeos devem ser produzidos e entregues de forma a garantir que todos os membros do público possam acessar seu conteúdo. Um vídeo acessível inclui legendas, uma transcrição e descrição de áudio e é entregue em um reprodutor de mídia acessível. O vídeo oferece um excelente meio de ensino, principalmente se usado para complementar outros métodos de ensino, como texto e atividades. No entanto, o vídeo pode apresentar desafios de acessibilidade para alguns alunos. Felizmente, existem soluções padrão amplamente suportadas para todos os problemas. Por exemplo, alunos surdos ou com deficiência auditiva precisam de legendas para acessar o conteúdo de áudio; e os alunos com cegueira ou baixa visão precisam ter todo o conteúdo visual descrito verbalmente. Se isso não for possível no áudio do programa principal, o vídeo pode ser complementado com uma trilha de narração separada que descreve o conteúdo visual usando uma técnica chamada de descrição de áudio.

3) Dicas para textos acessíveis

Alguns documentos digitais são mais acessíveis do que outros. O formato de documento mais acessível é HTML, então a melhor escolha para distribuir conteúdo é uma página da web, criada usando o editor de rich text em um sistema de gerenciamento de conteúdo como WordPress ou Drupal ou sistema de gerenciamento de aprendizagem como Canvas. Deve-se ter cuidado para garantir que as páginas da web sejam acessíveis. Por exemplo, os títulos devem ser marcados como títulos em níveis apropriados para formar um esboço do conteúdo do documento, e as imagens devem ser brevemente descritas para usuários não visuais inserindo “texto alternativo” no campo de formulário relevante ao adicionar a imagem. Se você optar por distribuir documentos em outro formato, como Adobe PDF, Microsoft Word ou Microsoft PowerPoint, saiba que esses formatos suportam acessibilidade, mas os documentos não são acessíveis por padrão. Os autores devem ter o cuidado de seguir as diretrizes para a criação de documentos acessíveis. Muitos dos problemas são os mesmos das páginas da web (por exemplo, use títulos apropriados, adicione texto alternativo às imagens).

Resumo: para HTML, Microsoft Word, Adobe PDF, ou outro formato de documento - Como Criar um Curso Online Acessível para pessoas com deficiências visuais sob forma de texto:

  • Use títulos
  • Use listas
  • Use hiperlinks significativos
  • Adicionar texto alternativo às imagens
  • Identificar o idioma do documento
  • Use as tabelas com sabedoria

4) Aulas ao vivo através de reuniões online

Ao realizar reuniões ou dar aulas usando uma plataforma como o Zoom, Meet, Skype e etc. há vários problemas a serem considerados para garantir que a reunião seja acessível a todos os participantes. Seguem abaixo algumas dicas de estratégias práticas, não são estratégias técnicas, elas envolvem práticas simples, como:

  • Distribua textos e outros materiais aos participantes com antecedência.
  • Estabeleça claramente a agenda da reunião com antecedência, incluindo quais recursos da ferramenta de reunião serão usados.
  • Peça aos participantes da reunião que digam seus nomes cada vez que falarem.
  • Crie pausas durante e entre as atividades, para que alunos que estão fazendo anotações, alunos com largura de banda de Internet lenta ou alunos que usam legendas ou intérpretes de linguagem de sinais possam alcançá-los.
  • Não diga “clique aqui” se estiver fazendo uma demonstração de algo na tela compartilhada. Nem todos podem ver a que você está se referindo. Os alunos podem ser cegos ou ter baixa visão, escrevendo notas, olhando para o livro ou lidando com uma notificação que apareceu de que eles não descobriram como desligar. Em vez disso, identifique especificamente o que você está clicando.
  • Explique claramente e descreva imagens, gráficos ou outros elementos visuais caso utilize-os sob forma de apresentação.

Dicas pedagógicas para professores da especialista Burgstahler, Sheryl, Ph.D

  • Forneça várias maneiras para os alunos demonstrarem o que aprenderam (por exemplo, diferentes tipos de itens de teste, portfólios, apresentações, discussões de um único tópico).
  • Recomende vídeos e materiais escritos aos alunos, onde eles possam adquirir as habilidades técnicas necessárias para a participação no curso.
  • Forneça várias maneiras para os alunos aprenderem (por exemplo, use uma combinação de texto, vídeo, áudio e / ou imagem; fale em voz alta todo o conteúdo apresentado em slides em apresentações síncronas e, em seguida, grave-os para visualização posterior).
  • Forneça várias maneiras para os alunos demonstrarem o que aprenderam (por exemplo, diferentes tipos de itens de teste, portfólios, apresentações, discussões de um único tópico).
  • Forneça várias maneiras de se comunicar e colaborar que sejam acessíveis a todos.
  • Aborde uma ampla gama de habilidades linguísticas ao escrever o conteúdo (por exemplo, use o português simples, soletre acrônimos, defina termos, evite ou defina jargões).
  • Deixe as instruções e expectativas claras para atividades, projetos, discussões e leituras.
  • Faça exemplos e atribuições relevantes para alunos com uma ampla variedade de interesses e experiências.
  • Ofereça esboços e outras ferramentas de andaime e compartilhe dicas que podem ajudar os alunos a aprender.
  • Forneça oportunidades adequadas para a prática.
  • Reserve tempo adequado para atividades, projetos e testes (por exemplo, dê detalhes de todas as atribuições do projeto no início do curso).
  • Forneça feedback sobre as partes do projeto e ofereça oportunidades de correção.

Resumo de dicas importantes de como criar um curso online acessível para cegos e alunos com deficiência visual

  • Use fontes grandes, em negrito e sem serif em páginas organizadas com fundos simples.
  • Use combinações de cores que sejam de alto contraste e possam ser distinguidas por aqueles que são daltônicos (recurso da web de contraste de cores).
  • Use layouts e esquemas de organização claros e consistentes para apresentar o conteúdo.
  • Use um formato baseado em texto e cabeçalhos de estrutura, listas e tabelas usando recursos de estilo em seu software de criação de conteúdo, como Microsoft Word e PowerPoint e Adobe InDesign e Acrobat.
  • Use layouts de página integrados quando aplicável.
  • Use um texto descritivo para o texto do hiperlink (por exemplo, “veja as dicas de redação” em vez de “clique aqui”).
  • Evite criar documentos PDF. Publique a maior parte do conteúdo criado pelo instrutor em HTML e, se desejar um PDF, crie um link para ele apenas como uma fonte secundária de informações.
  • Forneça descrições de texto concisas do conteúdo apresentado nas imagens (recurso da web de descrições de texto).
  • Transcreva o conteúdo em áudio.
  • Certifique-se de que a tecnologia usada requer o uso apenas do teclado e, de outra forma, emprega práticas de design acessíveis.
  • Não sobrecarregue os alunos com o aprendizado de como operar um grande número de produtos de tecnologia, a menos que estejam relacionados ao tópico do curso; usar ferramentas assíncronas

O que significa um curso online ser acessível?

Acessível significa que “uma pessoa com deficiência tem a oportunidade de adquirir as mesmas informações, se envolver nas mesmas interações e desfrutar dos mesmos serviços de uma pessoa sem deficiência de forma igualmente eficaz e integrada, com facilidade de uso substancialmente equivalente. A pessoa com deficiência deve ser capaz de obter as informações de forma completa, igual e independente como pessoa sem deficiência“ de acordo com a Secretaria de Direitos Civis. Acessibilidade é o grau em que um produto, programa, recurso ou ambiente está disponível para determinada pessoa. Se o aluno com deficiência visual não conseguir utilizar alguma parte da ferramenta, pois não há atalho no teclado para aquela ação, não é acessível, por exemplo.

O ideal seria que os cursos online tivessem de praxe um design universal, que é um design em que todos possam utilizar, que seja inclusivo, acessível e útil, sem precisar ser diferente para pessoas diferentes.

Características que o instrutor deve levar em consideração ao criar ou adaptar um curso acessível

  • habilidades de aprendizagem
  • habilidades sensoriais
  • habilidades físicas
  • habilidades sociais
  • habilidades de comunicação
  • preferências de aprendizagem
  • idade
  • entre outras

Ferramentas com acessibilidade:

  • NVDA (Non Visual Desktop Access) é um leitor de tela gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos
  • JAWS for Windows: ferramenta de leitura de tela
  • Virtual Vision (criado por empresa brasileira): ferramenta de leitura de tela
  • DOSVOX: ferramenta de leitura de tela
  • Orca: ferramenta de leitura de tela
  • VoiceOver. Este é o leitor de tela integrado para iOS. Ele usa fala sintetizada ou braille (com um display braille conectado) para descrever o que está na tela para alguém que é cego.
  • TalkBack. O leitor de tela integrado para dispositivos Android, TalkBack é semelhante ao VoiceOver, mas não inclui suporte a braille pronto para uso. No entanto, ele oferece suporte quando você instala um componente separado chamado BrailleBack.
  • ChromeVox. Você pode usar este leitor de tela gratuito, que está disponível em Chromebooks e como uma extensão do navegador Chrome, para fornecer melhor acesso ao conteúdo para alunos cegos ou com baixa visão.
  • App Be My Eyes
  • Skype: ferramenta de videochamada com acessibilidade
  • Google Classroom: ferramenta de aulas ao vivo em grupo com acessibilidade
  • Ler escrever: solução de apoio à alfabetização
  • Lupa do Windows talvez seja o ampliador de tela mais acessível aos usuários
  • Ampliador de tela MAGic desenvolvido pela mesma empresa do leitor de tela JAWS
  • Ampliador de telaZoomText
  • SuperNova, que, além de ampliador de tela, também é um leitor de tela
  • Anunciar. Esta extensão gratuita do Chrome também pode ler uma página da web em voz alta. Embora não forneça destaque de palavras, ele confunde a maior parte da página e mostra apenas uma pequena seção em foco para chamar a atenção.
  • Voice Dream Reader. Este gerenciador de documentos completo expande os recursos do text-to-speech integrado com ainda mais opções de personalização, incluindo cores totalmente personalizáveis para o realce de palavras e frases, mascaramento para exibir apenas algumas linhas de texto por vez , suporte para fontes amigáveis à dislexia e muito mais. Os documentos podem ser importados de várias fontes, como Google Drive, Dropbox e Compartilhamento de livros, um serviço que fornece acesso gratuito a livros em formatos acessíveis para alunos com deficiências de impressão qualificadas.
  • TextHelp Read & Write. Esta extensão do Chrome fornece vários suportes UDL para idiomas e símbolos, incluindo conversão de texto em voz, tradução, um dicionário de imagens e realces. A extensão gratuita está disponível para qualquer educador com um endereço de e-mail escolar válido, e um teste totalmente funcional de 30 dias dá a todos acesso aos recursos de conversão de texto em voz, mesmo após o término do teste.
  • Fale a seleção e fale a tela. Esses dois recursos integrados de conversão de texto em voz do iOS incluem realce de palavras e frases e o tipo de voz de alta qualidade que costumava estar disponível apenas no Mac. Com o Speak Screen, um gesto especial (deslizar de cima para baixo na tela com dois dedos) ativará um movimento de leitura automática que também irá virar as páginas de um livro eletrônico ou rolar uma longa página da web. A tela de fala também mostra controles na tela para ajustar a taxa de fala.
  • Quillsoft WordQ para Chrome. Este aplicativo oferece um espaço de escrita fácil de usar (compatível com o Google Docs) para Chromebooks que inclui previsão de palavras, feedback de voz e digitação por voz do Google. Os recursos de previsão de palavras do WordQ também funcionam offline, um benefício para escolas e alunos com acesso irregular ou limitado à internet. A licença perpétua do aplicativo é transferível e elimina os custos de renovação anual.

Teste finais do curso online acessível para pessoas com deficiências visuais com usuários reais

É importante testar o curso final com pessoas reais, que darão feedback sobre o uso, se a experiência foi fácil, agradável ou se há algumas partes de difícil acesso, ou confusas ou inacessíveis. Entre em contato com associações, instituições ou escolas locais e convide alunos para experimentar o curso e oferecer feedback.

Boas fontes de aprendizado:

ISTE: Ajudamos educadores em todo o mundo a usar a tecnologia para resolver problemas difíceis. Site em português.

Fundação Dorina Nowill: Há mais de sete décadas, a Fundação Dorina tem se dedicado à inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão. Site em português.

Washington University: ótimas dicas sobre cursos online acessíveis, contudo, o conteúdo é comente em inglês.

Assim como as outras fontes a seguir: DO-IT da especialista Burgstahler, Sheryl, Ph.D,

AccessCyberlearning, AcessDL, Accessible Technology Center for Universal Design in Education, e o livro Universal Design in Higher Education: From Principles to Practice

Nossa atuação: como promovemos a Educação Especial através da plataforma Aprimoramente?

Veja o Guia de Educação Especial com cursos online, cursos presenciais, escolas e instituições que oferecem Educação Especial no Brasil.

Veja também: Guia de Cursos Online para Professores que Desejam Aprender mais na área da Educação Especial

Participe e nos envie suas dicas, experiências e opiniões para aprimorarmos o guia.

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...