Home

Estudos e carreira profissional: Como equilibrar os dois

Atualizado em: 21/11/2022

Conciliar estudos e carreira profissional é mais comum para os brasileiros do que parece. Muitos universitários de diversas cidades do país exercem atividades remuneradas por diversos motivos.

Isso acontece com muita frequência porque a maioria dos alunos tem que pagar as contas de casa - ou mesmo da universidade - enquanto estuda.

Embora o trabalho seja cansativo, aprender a conciliar trabalho e estudos é bem possível se você souber organizar seu tempo e se dedicar adequadamente às duas atividades.

Hoje nós trazemos as melhores formas de fazer isso, além de apontarmos os benefícios e as oportunidades que uma jornada dupla oferece.

Como conciliar estudos e trabalho?

Calma, pode parecer impossível estagiar na empresa de esquadria de alumínio e cursar ensino superior ao mesmo tempo -- mas não é!

Continue lendo para entender como isso é possível: basta se planejar e ter as metas e prioridades muito bem definidas.

Seja organizado

"Organização" é a palavra-chave para quem precisa conseguir conciliar trabalho e estudos. Portanto, se você é um estudante universitário que precisa de um emprego, mas está muito confuso, agora é a hora de agir.

Crie um cronograma de suas atividades diárias, semanais e mensais para obter uma visão geral do que você precisa para concluir cada período.

Você não precisa ficar preso a um computador, a menos que conheça um bom software para ajudá-lo a criar esses tipos de planilhas.

Se necessário, pesquise o básico e escreva em um cronograma tudo o que você precisa honrar em termos de:

  • Entregas;

  • Datas;

  • Prazos;

  • Materiais. 

Com o cronograma pronto, pense bem onde colocá-lo para poder olhar sempre e não perder o foco.

Não acumule matérias

O acúmulo de materiais tem o mesmo efeito que uma bola de neve. Isso significa que quanto mais conteúdo você deixar acumular, mais tempo e esforço você terá para pesquisá-los todos depois.

Por isso mesmo, o ideal é distribuí-los ao longo da semana e revê-los um pouco a cada dia para que tudo fique fresco na memória.

Existe até uma dica importante para evitar aquele famoso "desespero" na hora da avaliação.

Se você não deixar o material acumular, não terá que passar a noite debruçado sobre os manuais para processar o conteúdo na véspera da prova, o que causa estresse e prejudica seu desempenho no transporte de congelados.

Não leve trabalho para casa

Assim como recomendamos não acumular estudos, alertamos para outra má prática em que muitas pessoas caem todos os dias sem saber: ir para casa com trabalho pendente.

É uma atitude que só vai estragar o processo, tirar horas, prejudicar seus estudos e até mesmo te afastar de sua família.

Claro que existem certas situações urgentes em que é necessário um pouco de trabalho extra para completar a tarefa do orçamento esquadrias de alumínio.

O problema é quando isso se torna algo comum. Nesses casos, você deve conversar com seu chefe para encontrar uma solução.

Peça auxílio quando necessário

Seus colegas da universidade podem ajudá-lo muito a conciliar estudo e trabalho. Podem ser úteis para tirar dúvidas, dividir tarefas em trabalhos de grupo e até com materiais complementares de estudo.

O mesmo se aplica aos seus colegas no transporte de medicamentos, que podem apoiá-lo em qualquer atividade ou mesmo protegê-lo durante faltas.

Essa rede de apoio em ambos os ambientes é, portanto, essencial.

Respeite os momentos de descanso

A rotina de trabalhadores e estudantes certamente é intensa. Cada minuto é extremamente valioso para a realização das duas atividades.

No entanto, isso não significa que você tenha que sacrificar seu tempo de descanso. Pelo contrário!

Desistir de um bom sono e de atividades de lazer e relaxamento é bastante prejudicial e traz diversas consequências negativas na sala de aula ou no controle tecnológico de concreto.

Pense bem: o cérebro e o corpo precisam de energia para funcionar em sua capacidade máxima.

Se você não tirar um tempo para descansar e respeitar seus limites, seu corpo reagirá com sintomas como irritabilidade, cansaço, dores de cabeça, estresse e até mesmo problemas de saúde mental como ansiedade.

Aprenda a dizer "não" quando necessário no trabalho 

É importante saber dizer "não" no trabalho e recusar certas demandas.

Quanto mais responsabilidade você assume, menos tempo e energia você gasta estudando. E essa carga de trabalho pode atrapalhar seu desempenho para absorver o conteúdo do exame.

Lembre-se: nem tudo o que lhe é entregue no trabalho não é de sua responsabilidade. Verifique quando outro funcionário pode cumprir a função e discuta isso com seu chefe. Dizer "não" com frequência mostra que você sabe o seu valor na empresa de dedetização valor!

Tente flexibilizar seu horário de trabalho

Experimente conversar com seu chefe sobre flexibilizar seu horário de trabalho. Isso não significa que você vai trabalhar menos. Na verdade, a flexibilidade no trabalho ajuda você a organizar melhor sua rotina.

Caso precise sair mais cedo para estudar um pouco mais, para um simulado, por exemplo, essas aulas devem ser repostas em outro dia.

Mantenha as prioridades

Outra palavra chave para quem precisa conseguir conciliar trabalho e estudos é prioridade. Em algum momento de sua rotina, mesmo que você não queira, pode ser necessário priorizar o que deve ser feito.

A ordem de importância pode mudar muito dependendo do seu objetivo em um determinado período.

Pode ser estudar para uma prova difícil, devolver uma apostila ou ter uma nota de uma matéria mais difícil. 

De qualquer forma, é hora de escolher qual tarefa vem primeiro e você deve estar pronto para saber o que considerar prioritário ou não.

Assim, você fica mais tranquilo para produzir e realizar todas as suas tarefas na empresa de locação de ambulância para eventos com qualidade.

Dicas pontuais para superar os desafios da jornada dupla

Os tópicos que você acabou de ler abordam mais a rotina prática, a questão dos horários e das prioridades que é preciso definir.

Agora, vamos continuar este texto trazendo dicas pontuais para aproveitar melhor seus dias e conseguir honrar todos os compromissos sem crise!

Mantenha um calendário por perto

Lembrar as datas de provas, trabalhos e atividades extracurriculares já é difícil para muitos. Agora combine isso com dias de reunião no trabalho e prazos do projeto: é quase impossível não esquecer algo, né?

Assim, tenha sempre um calendário ou uma agenda onde você pode marcar as suas reuniões mais importantes. Embora seja algo simples, evita que uma tarefa importante se perca ou atrase sua entrega.

Se você prefere a tecnologia e não está acostumado a olhar a sua agenda, pode usar a do seu celular e ativar um alarme se necessário. O resultado pode ser ainda melhor.

Aproveite as suas pausas diárias

Horas no trânsito, filas no banco, espera na loja para ver... Todos estes momentos podem ser aproveitados de forma muito produtiva.

Portanto, faça essas pausas curtas, principalmente nos horários de pico, para ler um livro importante para as provas, ouvir um audiolivro ou fazer outra coisa que possa aliviar sua rotina. 

Use a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em alocar um período de 25 minutos para completar as atividades e fazer pequenas pausas de 5 minutos entre elas. 

É muito simples, mas faz uma grande diferença para quem luta para focar no que precisa ser feito.

Portanto, se a falta de concentração tomar a maior parte do seu dia, use um cronômetro e faça da tecnologia sua melhor amiga.

Estabeleça metas e recompensas

Traçar metas é essencial para realizar tarefas e medir resultados em diversas áreas da vida. Portanto, estabeleça metas em sua vida diária, juntamente com metas semanais e mensais,

Assim, você vai ser capaz de analisar seu progresso ao longo do tempo e determinar o que torna seus dias produtivos na hora de alugar sala comercial

Além disso, crie o hábito de se recompensar sempre que conseguir cumprir todas as suas responsabilidades.

A recompensa pode ser algo tão simples quanto assistir a um filme, sair com os amigos no fim de semana ou qualquer outra coisa que você goste.

Isso diz ao seu cérebro que o esforço valeu a pena e é uma forma de ser mais produtivo a cada dia.

Jornada dupla, saúde e felicidade: é possível!

Não vamos mentir. Sabemos que conciliar duas carreiras simultâneas, junto com as obrigações típicas da vida adulta, não é nada fácil.

Mas esperamos que este texto tenha te dado mais segurança e confiança para ser bem-sucedido em ambas!

Seu esforço com certeza será recompensado. Mantenha-se focado e organizado para colher os frutos em breve.

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...