Home

Dicas de receitas fáceis e saudáveis para matar a vontade de comer doce

Atualizado em: 03/10/2022

A maioria das pessoas sempre estão acostumadas a comer um doce de sobremesa após as refeições principais do dia, como almoço e jantar. Porém, consumir uma quantidade de açúcar em excesso diariamente pode resultar em ganho de peso, dentre outros problemas de saúde, como colesterol alto e até mesmo diabetes.

Dessa forma, optar por alimentos saudáveis como frutas , por exemplo, é a melhor opção, mas nem sempre esse tipo de alimento consegue por si só, matar a vontade de comer doce. Sendo assim, é sempre bom aprender a fazer algumas sobremesas saudáveis para substituir doces com um grande percentual de açúcar.

Pensando nisso, acompanhe o artigo a seguir algumas dicas de sobremesas que você pode fazer de forma saudável para eliminar o açúcar e matar a vontade de comer doce. Confira:

Sorvete de abacaxi

Os sorvetes compostos por frutas são as melhores opções quando falamos de sobremesas saudáveis. Para esse sorvete de apenas dois ingredientes, você vai precisar de:

  • 3 xícaras (chá) de abacaxis picados congelados;
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco.

Modo de preparo

O preparo, obviamente, é bem simples. Basta você unir os dois ingredientes em um processador ou liquidificador, bater bem e colocar no congelador por 2 horas.

Repita o processo mais uma vez e deixe no congelador por mais 4 horas. Após isso, é só servir e aproveitar!

Panqueca de banana e cacau com mel

O cacau, a banana e o mel, são exemplos de ingredientes que conseguem tirar um pouco a vontade de comer doce. Dessa forma, fazer uma panqueca de banana e cacau pode ser uma boa opção, ainda mais por ela ser extremamente saudável.

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 1 banana nanica;
  • 1/2 xícara de cacau em pó ;
  • 2 ovos;
  • 1 colher (sopa) de aveia;
  • Mel a gosto para adoçar.

Modo de preparo

O modo de preparo é bem simples. Basta você pegar a banana nanica, amassá-la em um prato, unir com os dois ovos e bater bem para virar uma pasta. Em seguida, adicione o cacau em pó e misture uniformemente.

Depois do cacau se misturar totalmente nessa massa, adicione aveia e o mel. Misture novamente tudo muito bem e reserve.

Em uma frigideira, adicione meia colher de chá de óleo de coco e espere esquentar em fogo médio. Em seguida, adicione a massa dessa panqueca, abaixe o fogo e espere dourar de um lado para virar. Depois de virar a massa, aguarde mais alguns minutos e retire da frigideira.

Você pode consumir com morangos picados por cima ou mais banana, para incrementar, adicione um pouco de pasta de amendoim da sua preferência e aproveite!

Bolinho de coco low carb

Esse bolinho de coco pode te surpreender, ainda mais se você é um amante de beijinho e gostaria de aprender uma versão desse doce mais saudável. Para fazer esse bolinho que vai tirar a sua vontade de comer doce diariamente, você vai precisar de:

  • 200 gramas de creme de leite;
  • 100 gramas de coco ralado seco;
  • 200ml leite de coco;
  • Adoçante a gosto;
  • Coco ralado a gosto para enrolar;
  • Cravo da índia a gosto para finalizar.

Modo de preparo

Inicie o preparo pegando uma panela e adicionando o coco ralado, o creme de leite e o leite de coco. Misture tudo muito bem sem parar até esse creme engrossar.

Apague o fogo, adicione a quantidade que desejar de adoçante e misture bem. Em seguida, transfira a mistura para um prato e leve para geladeira por 1 hora.

Passado esse tempo, pegue o doce da geladeira, enrole no formato de bolinhas, passe no coco ralado e adicione um cravo por cima para ficar igual a um beijinho tradicional. Aproveite sem culpa, já que esse doce é saudável!

Conteúdo| webfoco.com

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...