Home

Cursos para melhorar o currículo: 8 dicas para alavancar sua carreira!

Atualizado em: 04/11/2021

8 cursos para colocar no currículo e se destacar na profissão

Precisando melhorar seu currículo com novos cursos? Não tem noção do que cursar para agregar valor na sua carreira? Se você está procurando um novo emprego ou quer aperfeiçoar suas técnicas no atual, realmente é necessário se manter atualizado e aprender novos métodos.

Mesmo com isolamento social, a competitividade do mercado de trabalho só aumenta, principalmente com a crise econômica mundial causada pelo Covid-19. E na correria do dia a dia, poder escolher onde e quando estudar, agiliza muito esse processo. Que tal aprender sem sair de casa, através de cursos de modalidade à distância?

Se manter atualizado é essencial para ter uma boa projeção de carreira e engrandecer novas oportunidades. Listamos cursos que podem agregar valor para várias áreas de atuação ou formação. Então se você já está ansioso para conhecer, continue a leitura deste artigo!

Importância de cursos e como escolher o certo para sua carreira

Aumentar as chances de melhores posições no emprego é a vontade de muitos profissionais, por isso, dar importância a cursos, seja profissionalizante, livres ou de extensão é uma boa alternativa para quem quer ficar antenado.

Muitos gestores precisam de mão-de-obra qualificada para solucionar diversos problemas no negócio, e você ter os diferenciais que resolvem essas questões é a grande chave para alavancar a sua profissão.

Para tanto, saber escolher os cursos necessários para seu objetivo é essencial. Analisar seus conhecimentos, verificar as habilidades que precisam melhorar, e ainda traçar as novas a serem adquiridas é um processo contínuo para todos profissionais.

Se está à procura de uma nova oportunidade, é importante analisar as vagas disponíveis e quais são as habilidades requisitadas do cargo pretendido, para traçar as demandas do mercado.

Lembre-se de listar aqueles cursos que são diferenciais, independente da carreira, no aperfeiçoamento de habilidades como os relacionados em idiomas, administração, atendimento ao cliente, por exemplo. A partir disso, fica mais fácil encontrar cursos que realmente vão fazer a diferença na sua carreira e se destacar dos concorrentes.

Cursos para alavancar sua carreira

Para te ajudar, selecionamos 8 cursos para colocar no currículo, e inclusive dar um gás na sua carreira. Confira!

1. Administração e negócios

Possuir noções administrativas é importante em qualquer área de atuação. Também abre um leque para as pessoas que buscam uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. São diversas opções de gestão que você pode escolher, do básico como o curso de rotinas administrativas, até os mais avançados, por exemplo, os de gestão de empresas.

Você irá aprimorar suas habilidades de gerenciamento e pensamento crítico, além de ficar apto em desenvolver planos estratégicos para a empresa. Além disso, é uma área que possui uma grande demanda com ótimas oportunidades.

2. Liderança e gestão de pessoas

Para quem almeja cargos mais altos na empresa dos quais gerenciam equipes e pessoas, com certeza, este curso não pode ficar de fora. Afinal, não é todo mundo que nasce com essas habilidades naturalmente, mas não se preocupe, você pode se aperfeiçoar com cursos online de liderança.

Estudar habilidades que desenvolvam estratégias de liderança e aprimorem o relacionamento com pessoas de diferentes perfis e talentos, realmente fazem a diferença no currículo para um cargo de liderança.

3. Informática

A era da tecnologia demanda conhecimentos básicos de informática em qualquer área de atuação. Se você já sabe o básico aposte em formações mais completas como, por exemplo, Excel e Word avançado. Estes cursos agilizam os processos em qualquer negócio e ainda será um diferencial para quem busca novas oportunidades de emprego.

Agora, se você pretende ir mais fundo nessa área, cursos de programação e desenvolvimento de software possuem uma grande procura no mercado. O importante é você sempre estar atualizado com as novas funções e/ou ferramentas da área de tecnologia, estando a frente e valorizando seu currículo.

4. Atendimento e gestão de vendas

Independente se você trabalha direto ou indiretamente na área de vendas, saber atender o cliente e vender seu produto ou serviço é essencial, e para isso desenvolver habilidades de atendimento, negociação e persuasão em vendas são táticas indispensáveis para um bom profissional. Se deseja alcançar cargos mais altos na área, os cursos de gestão de vendas são um diferencial para se tornar um líder do setor.

5. Idiomas

Atualmente, falar mais que uma língua é um diferencial no currículo de muitas pessoas. E futuramente pode se tornar algo essencial para várias áreas de atuação. Principalmente em empresas que atuam no mercado estrangeiro, bem como às que utilizam tecnologia de países de outro idioma, por exemplo. Saber mais de um idioma pode ser fundamental para seu crescimento profissional em diversas situações.

6. Comunicação e Redação

Outra habilidade importante para qualquer profissão é a comunicação escrita e redação, afinal saber redigir corretamente textos nas normas culta da língua portuguesa e comunicar-se através de emails, cartas de apresentação e até currículos, por exemplo, é fundamental na rotina de trabalho. Você encontrará vários cursos que desenvolvem essas habilidades, inclusive online e gratuitos.

7. Oratória

Muito temido por várias pessoas, falar em público pode ser o diferencial que você precisa para se destacar. Muitos cursos de técnicas de oratória e apresentação vão te ajudar atingir esse objetivo. Então invista seu tempo em cursos desse tema e garanta já mais uma habilidade para crescer profissionalmente.

8. Marketing

Aprender conceitos de marketing pode ajudar muito no seu crescimento pessoal como de uma empresa. Saber como utilizar estratégias para vender produtos ou serviços deve fazer parte de seu repertório, afinal se diferenciar dos concorrentes e inovar nas suas táticas de venda é o grande segredo de bombar no mercado. E os cursos rápidos de marketing te proporcionarão esse conhecimento.

Viu como temos diversas opções que se enquadram em várias profissões. Basta decidir quais são suas prioridades e começar a estudar. Com certeza, estes cursos vão melhorar seu currículo e impulsionar sua carreira. Qual deles você mais se interessou? Compartilhe com seus amigos e ajude eles a se desenvolver profissionalmente também!

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...