Home

Cursos extracurriculares: 7 opções incríveis para crianças!

Atualizado em: 05/04/2022

Cursos extracurriculares para um bom desenvolvimento infantil

Pensando em matricular seu filho em um curso extracurricular e não sabe por qual optar? Atualmente, há uma demanda de conhecimentos que precisamos obter para um melhor desenvolvimento em várias áreas da nossa vida. Ao escolher os cursos para nosso filho, precisamos ficar atentos ao que se vai ensinar e como isso vai impactar na vida da criança.

Os cursos extracurriculares são ótimas opções para adquirir novos conhecimentos, ou até para reforçar disciplinas que são ofertadas na escola, ou seja, pode-se tanto aprimorar aprendizados como desenvolver novas habilidades. Para te ajudar nessa questão, listamos opções de cursos extracurriculares para estimular tanto o cognitivo como a formação geral da criança. Confira a seguir!

Cursos extracurriculares para crianças

Muitas escolas adotam o currículo básico e acabam não oferecendo cursos extracurriculares para ampliar o desenvolvimento de habilidades da criança. É importante incluir essas atividades ao longo da infância e assim estimular competências que vão auxiliar a um bom desempenho no futuro. Além disso, ajuda a descobrir e expandir talentos , habilidades e a se socializar com o mundo em volta.

Optar por cursos voltados especialmente para crianças, ajuda a garantir uma melhor performance e aprendizado para a idade. Veja a seguir 7 cursos extracurriculares para crianças que selecionamos:

Robótica

O curso de robótica desenvolve a criança nas áreas de programação, eletrônica e mecânica. As atividades que podem ser realizadas são: desenvolvimento de programas, circuitos elétricos e sistemas. É um curso que desenvolve a criatividade, raciocínio lógico, analítico, e ainda desperta curiosidade, organização de ideias e o lado social da criança.

Se seu filho(a) adora o mundo dos games, computadores e robótica, este curso estimula o conhecimento sobre a tecnologia e pode ser uma alternativa certeira, afinal é uma oportunidade para incluí-los em novos desafios, de colocar a mão na massa e ainda é uma área com forte ligação ao futuro.

Idiomas

Atualmente, saber mais que um idioma é um diferencial e uma necessidade em geral. O inglês, espanhol e francês são algumas das opções mais requisitadas no mundo. E aprender um idioma estrangeiro é uma forma de conhecer novas culturas e etnias, e assim enriquecer ainda mais sua bagagem cultural.

Investir em cursos de inglês para crianças é uma excelente forma de iniciar o aprendizado em um novo idioma, e preparar os pequenos para um futuro próspero. Afinal, é uma das línguas mais faladas do planeta e a mais requisitada no mercado de trabalho. Apostar na infância no aprendizado dessa língua trará benefícios, tanto no desenvolvimento como em vivências para seu filho(a).

Música

Aprender música na fase infantil ajuda a melhorar a capacidade de atenção, coordenação motora e concentração. É um curso que ensina noções de ritmo e a reconhecer os tipos de sons. A criança pode desenvolver habilidades em vários tipos de instrumentos e optar pelo o que mais se identifica.

Aprender a tocar instrumentos musicais, como bateria, violão, piano, guitarra, e ainda a compor músicas, cantar e tudo que está relacionado a música.

Teatro

Para aquelas que sonham com o palco, o curso em teatro ajuda seu filho(a) a desenvolver o lado criativo, a empatia, trabalho em equipe, socialização, memória, concentração, responsabilidade e muitos outros pontos de forma lúdica e na vivência. A criança irá descobrir os aspectos para apresentação, noções corporais e de oratória de forma voltada para a idade.

Culinária

Outra opção é curso de culinária para o público infantil. Várias habilidades podem ser desenvolvidas como as motoras, criatividade e ainda a criar gosto por vários sabores, aromas e texturas.

Permite também a entender a importância da alimentação, a desenvolver novas receitas, e aprender as etapas de preparo. Desde a aquisição dos ingredientes, planejamento, preparo até no momento de servir o prato. Além disso, incentiva a dar valor ao alimento, a descobrir a origem, a ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente e saúde.

Dança

Permite que a criança desenvolva aspectos, como a coordenação motora, domínio do corpo e do espaço, conforme o ritmo, estilo e tempo da música. São trabalhados o equilíbrio em diversos passos de danças, e ainda estimula a concentração e criatividade durante os ensaios. E de quebra, melhora a saúde e o bem-estar da criança, por ser considerada uma atividade física.

Esportes

Praticar esportes, além de promover a saúde, ajuda a desenvolver a coordenação motora e corporal. Também auxília a trabalhar concentração, memória, agilidade, socialização e até mesmo o autocontrole. Existem várias escolinhas com ensino de modalidades esportivas para as crianças, como futebol, futsal, vôlei, ginástica artística, natação, atletismo, artes marciais, entre outros.

Esses são os principais cursos extracurriculares para aprimorar e desenvolver habilidades em crianças. São opções que abrangem diversas áreas e gostos, que podem ajudar na evolução do indivíduo no geral e futuramente como profissional. Tente compreender quais são as necessidades e gostos da criança para escolher a melhor alternativa. Qual das opções que você mais gostou? Compartilhe com papais e mamães para auxiliar na educação de outras crianças!

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...