Home

Curso Online de Informática - Quais os Melhores?

Atualizado em: 12/03/2024 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Talvez você já tenha pensado em fazer um curso online, mas ficou em dúvida porque não sabia se valeria a pena, se era bom ou se iria gostar. Esse ano está sendo bastante inusitado e, possivelmente, você está reconsiderando fazer um curso online. Dessa forma, para lhe ajudar a escolher dentre tantas ótimas opções, selecionamentos os 10 melhores cursos de Informática online. Aqui você encontrará os melhores cursos online de várias áreas da Informática para começar do zero ou para se aprimorar.

Veja abaixo os cursos online de informática que encontramos para você:

Coursera

O Coursera é uma plataforma que proporciona acesso universal à melhor educação do mundo fazendo parcerias com as melhores universidades (ex: Harvard, Stanford, USP e mais centenas de universidades americanas, europeias e asiáticas) para oferecer cursos livres online (cursos de atualização profissional/extensão) e cursos de especialização online de alta qualidade. Há muitos cursos gratuitos de alta qualidade e há cursos pagos também. Vale a pena dar uma olhada no amplo catálogo de cursos que o Coursera oferece, dentre eles você encontrará cursos de Ciências da Computação, Ciências de Dados e de Tecnologia da Informação.

Saiba mais sobre o Coursera

Catalogo de cursos de Informática do Coursera

Linkedin Learning

O LinkedIn Learning é uma plataforma de cursos em vídeo ministrados por especialistas do setor em negócios, software e criatividade. A aprendizagem é personalizada, com cursos criados por profissionais em atuação no mercado. Há diversos cursos já em português e muitos cursos ministrados em inglês, principalmente na área de desenvolvimento de software e design. Os cursos do Linkedin Learning são cursos online de alta qualidade, já experimentados por milhares de alunos em todo o mundo. Na área de infomática, você encontrará cursos de Ciências de Dados, Excel, e Big Data.

Saiba sobre o Linkedin Learning.

Linkedin Learning. Aprenda sobre ciências de dados, excel e big data.

Udacity

Udacity é uma plataforma que oferece cursos de alta qualidade em programação, desenvolvimento de software e análise de dados. As aulas são ministradas em inglês e o aluno pode seguir programas para compor seu currículo.

A missão da Udacity é impulsionar carreiras por meio da educação tecnológica. Estabelecemos parceria com empresas líderes de tecnologia para aprender como a tecnologia está transformando indústrias e ensinar as habilidades críticas de tecnologia que as empresas procuram em sua força de trabalho. Com nossa plataforma de educação digital poderosa e flexível, até os alunos mais ocupados podem se preparar para assumir as funções tecnológicas mais solicitadas.

Saiba bais sobre a Udacity.

22e766673517d1ba2834567f518b36c173e0f68d15fea3d5cd989836cac6ea14 (1).png

Udemy

A Udemy é o marketplace líder global para ensino e aprendizado, conectando alunos de qualquer lugar aos melhores instrutores ao redor do mundo. Você poderá escolher entre cursos de Informática Básica e Avançada, além de cursos voltados para Cyber Security, Programação, C++, Ubunto, Windows e muito mais.

Saiba mais sobre a Udemy

Captura de tela 2021-01-27 004502.png

Scratch

O Scratch é uma plataforma gratuita, voltada para programação para crianças. Com o Scratch, é possível programar as suas próprias estórias, jogos e animações interactivos – e partilhar as suas criações com outros na comunidade em linha. O Scratch ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais à vida no século XXI. O Scratch é um projecto do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media.

Saiba mais sobre o Scratch

Captura de tela 2021-02-06 012209.png

Khan Academy

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordam matérias como matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Também tem parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado. gratuito programação crianças

Saiba mais sobre o Khan Academy.

Captura de tela 2021-02-06 012055.png

Programae

Criado pela Code.org, a Hora do Código é um movimento global que busca mostrar como a programação pode estar ao alcance de todos! A ideia é programar por uma hora – realizando atividades na escola, em família ou com amigos. Esta plataforma é gratuita e oferece o aprendizado de programação para crianças.

Saiba mais sobre o Programae.

Captura de tela 2021-02-06 011709.png

School of Net

Já são mais de 650 cursos relacionados ao mundo da tecnologia. Os cursos vão de programação à área de negócios, passando por frontend, design e games. A School of Net possui mais de 650 cursos e 10 mil vídeos nas mais diversas área de tecnologia para você aprender.

Saiba mais sobre a School of Net

Captura de tela 2021-02-06 012350.png

Code IoT

O Code IoT oferece cursos gratuitos por meio dos quis s alunos aprendem a programar jogos e animações; a cosntruir circuitos eletrônicos; e a criar aplicativos para dispositivos. Por meio do Code Iot os alunos aprendem com aulas em vídeo de alta qualidade, exercícios práticos, projetos e em uma comunidade ativa e com muitas discussões. São 725 cursos e novos lançamentos toda semana, além de atualizações e melhorias constantes para conhecer as principais técnicas e tecnologias da Internet das coisas.

Saiba mais sobre o Code IoT

Captura de tela 2021-02-06 012611.png

Brasil Mais Ti

O Brasil Mais Digital é um projeto inovador e dinâmico de educação a distância que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades. Oferece mais de 35 diferentes cursos (1.500 horas/aula) de introdução à Tecnologia da Informação, programação, desenvolvimento de competências, conteúdos gamificados. Cada curso tem duração média de 20 horas.

Saiba mais sobre o Brasil Mais Ti

Captura de tela 2021-02-06 013252.png

Tim Tec

Os cursos oferecidos em TIM Tec são gratuitos e ensinam linguagens de programação, banco de dados, websites, desenho de jogos, entre outros, estão disponíveis na plataforma, gratuitamente. Há também cursos dirigidos a professores do Ensino Fundamental (na área de ciências e, futuramente, matemática) e ao fortalecimento de competências consideradas básicas para a formação de qualquer profissional, como a escrita de textos.

Saiba mais sobre o Tim Tec

Captura de tela 2021-02-06 012731.png

Shaw Academy

A Shaw Academy oferece educação sem limitações de tempo, idade ou experiência, facilitando a obtenção de qualificações reais que levam ao sucesso, capacitando centenas de milhares de novos alunos a cada mês em todo o mundo.

Saiba mais sobre a Shaw Academy

Captura de tela 2021-02-06 013034.png

Skillshare

Skillshare é uma comunidade de educação online com mais de 7 milhões de membros e mais de 25 mil aulas em áreas como design, artes, tecnologia, criatividade, negócios e muito mais. A maioria das aulas são com áudio em inglês e legenda em inglês, mas já há vários cursos em português também. Mesmo para quem não domina o inglês, vale a pena conferir algumas aulas gratuitas antes de descartar o uso do Skillshare, pois muitas aulas são bem gráficas, mostrando o passo a passo.

Existem diversas aulas gratuitas e, depois, se você gostar e quiser fazer o curso completo, pode assinar o plano do Skillshare e ter acesso a todos os cursos da plataforma. Os cursos são de alta qualidade e os professores normalmente são bem didáticos e qualificados. O bom é que dá para experimentar a aula antes de fazer a assinatura. No Skillshare você encontrará diversos cursos da área de informática como Cloud Computing, Physical Computing, Azure, Blockchain).

Saiba mais sobre o Skillshare.

b4e5ee73cd5d7065248265198ab747ed6ec412674222451c7c68f17a2f611c82.png

Já decidiu qual curso vai fazer? Viu como existem várias opções de cursos online de Informática, que podem dar o que você procura com mais precisão, assim como aqueles pra quem ainda não entende muito. As vezes, só precisamos de uma ajudinha pra procurar. E, se quiser ainda mais opções, dá uma olhada no Aprimoramente.com, que lá tem guias de cursos gratuitos e pagos das mais diversas áreas do conhecimento. Você com certeza encontrará algo para aprender ou se aprimorar.

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...