Home

Como manter o foco nos estudos e fugir das distrações?

Atualizado em: 26/07/2023

A rotina de estudos é como um mapa que guia o estudante pelos tópicos e temas que precisa aprender. Para isso, podem-se usar diferentes ferramentas e técnicas, considerando o perfil do indivíduo.

As pessoas podem usar cronogramas, métodos, aplicativos, painéis visuais, planilhas e outras ferramentas que vão orientar os estudos. 

Mas nada disso vai funcionar se não houver uma rotina planejada em que se consideram as necessidades de aprendizado.

É necessário avaliar o tempo disponível, os materiais necessários e o objetivo que precisa ser alcançado, e essa rotina pode ser elaborada e usada em diferentes níveis de ensino.

Tanto uma criança do ensino fundamental quanto um adulto que vai prestar um concurso público pode usar um planejamento e uma metodologia para manter o foco nos estudos.

Também é algo fundamental para qualquer aprendizagem, como uma nova língua, uma graduação, um curso de especialização, entre outros.

Em linhas gerais, deve-se criar um hábito estruturado para que todas as informações possam ser aproveitadas e o estudante realmente consiga aprender o que deseja.

Este artigo vai falar um pouco sobre a importância da rotina de estudos, como criar um ambiente adequado para manter o foco, mostrar algumas técnicas de concentração, como estabelecer uma rotina produtiva e falar sobre o tempo ideal de estudo.

Importância de uma rotina de estudos

Com planejamento e disciplina, uma boa rotina de estudos pode trazer muitas vantagens para quem precisa ou deseja aprender algo novo. Entre as principais vantagens estão:

  • Ajuda a manter o foco;

  • Possibilita mais tempo livre;

  • Aumenta a autoconfiança;

  • Eleva a produtividade;

  • Melhora o desempenho;

  • Amplia a concentração.

Uma pessoa que está fazendo curso de aeromoça a distância consegue se concentrar na matéria e aumentar o foco. Isso porque o estudante sabe o que precisa ser aprendido e em quanto tempo deve concluir os estudos.

O aluno terá mais auto confiança, pois consegue acompanhar o passo a passo e o andamento da aprendizagem, além de compreender onde está e até onde precisa ir.

A concentração também melhora muito, uma vez que o aluno sabe claramente quais são as metas e prazos. Ele tem plena consciência da demanda que deve cumprir e dificilmente vai se distrair.

Se a pessoa tem mais foco, autoconfiança e concentração, a produtividade também aumenta, o que consequentemente melhora o desempenho das tarefas. Isso vai ajudar a aproveitar melhor as horas de estudo e ter mais tempo livre.

Como criar um ambiente adequado

Uma das maiores dificuldades no dia a dia de alguns estudantes é criar um ambiente adequado para ter mais foco e concentração.

Em primeiro lugar, uma pessoa que está fazendo um curso de manutenção de celular deve eliminar as distrações. Ao longo do dia, as dificuldades podem aumentar por conta dos estímulos vindos de todos os lados.

O espaço precisa ser tranquilo e íntimo, evitando ao máximo pessoas, telefonemas, mensagens ou qualquer outro tipo de elemento que possa distrair a atenção.

A iluminação do local também é muito importante porque o espaço precisa estar claro para enxergar todas as informações, entretanto, isso não significa exagerar porque o excesso de luz também é prejudicial.

Para não errar, recomenda-se aproveitar a iluminação natural, mantendo a janela e as cortinas abertas. Outro ponto fundamental é a ergonomia, ou seja, cadeiras, mesas e outros móveis precisam ser confortáveis.

Eles devem ser ajustados na altura adequada, e caso seja necessário usar o computador, a postura e o posicionamento das pernas, braços e pescoço devem estar de acordo com o teclado, o mouse e a tela.

Por fim, o ideal é evitar ambientes inadequados, como a cama ou o sofá, pois embora pareçam muito confortáveis, podem prejudicar a absorção do conteúdo.

Técnicas de concentração

Se uma pessoa está fazendo curso para prestar serviços de jardinagem, pode investir em algumas técnicas de concentração que ajudam a manter o foco.

Uma delas é conhecida como técnica pomodoro, que nada mais é do que estabelecer 25 minutos para estudar de maneira ininterrupta e em seguida descansar por 15 minutos.

O ciclo deve ser repetido várias vezes para que o cérebro possa descansar e assimilar o que foi estudado.

Outra metodologia muito interessante é conhecida como EPL2R, um acrônimo para explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar.

O propósito é que primeiro o estudante explore o conteúdo para estudos e em seguida fazer perguntas sobre o tema. Depois vai ler outros materiais e buscar respostas para suas perguntas.

Em seguida, os questionamentos e respostas precisam ser rememorados e repassados para que o indivíduo possa fixar o aprendizado.

Por fim, outro método interessante é o mapa mental, ideal para pessoas com raciocínio visual. O estudante só precisa desenhar o mapa ou um esquema com as principais ideias do conteúdo e consultá-lo para lembrar os temas estudados.

Como estabelecer uma rotina produtiva

Assim como um profissional especializado em colocação piso laminado, um estudante precisa estabelecer uma rotina produtiva para aprender o que está estudando. Para isso, algumas dicas são:

Avaliar o dia a dia

Para criar um bom plano de estudos, primeiro é necessário avaliar a rotina. Por exemplo, o estudante precisa entender se está fazendo isso por conta própria ou se frequenta algum curso, se trabalha e quais são as outras atividades que ocupam seu tempo.

Considerá-las é muito importante para que toda a semana de estudos seja útil, e principalmente para estruturar os horários.

É interessante criar um calendário semanal e incluir todas as obrigações, pois isso ajuda a organizar melhor o cronograma.

Escolher um local fixo

Depois de saber como é o cotidiano, deve-se estabelecer um local fixo de estudos. Esse ambiente precisa ser silencioso, ter uma mesa confortável, ser capaz de evitar distrações e ter uma boa conexão com a internet.

Seja para estudar confeitaria e se especializar em bolo de chocolate festa infantil ou para aprender qualquer outra coisa, também é muito importante ter acesso a todos os materiais e que o espaço seja bem arejado e iluminado.

Pessoas que vivem em residências movimentadas ou com familiares, pode procurar bibliotecas públicas ou de escolas. Também é interessante conversar com os outros moradores para explicar a necessidade de silêncio em determinado horário.

Manter horários fixos

Um objetivo leva cerca de 66 dias para se transformar em rotina, além do mais, existem atividades que demandam mais esforço e tempo do que outras.

Com base nessa informação, é fundamental manter um horário fixo para os estudos, pois assim, o cérebro vai se acostumar com essas atividades. Naturalmente, o indivíduo se sente mais motivado e vai procrastinar menos.

Estabelecer um cronograma

Um dermatologista especialista em pés teve que estabelecer um cronograma para estudar todas as disciplinas do curso de especialização. Para qualquer outro estudante, esse processo também é fundamental.

O ideal é listar tudo aquilo que deve ser estudado, acrescentando as matérias que deseja estudar por dia e intercalá-las com as disciplinas mais fáceis.

O ideal é variar os conteúdos que vão auxiliar os estudos, assim, se o estudante assistiu vídeos em um dia, ler no dia seguinte e no outro fazer exercícios.

Fazer pausas

As pausas são muito importantes porque permitem que a mente descanse e o aluno possa retornar aos estudos com mais foco e concentração.

Para que elas não se transformem em algo prejudicial, devem ser dosadas. Durante um curso limpeza de piscinas, o aluno pode usar o método pomodoro explicado anteriormente para fazer suas pausas.

Tempo ideal para estudo

Não existe um tempo ideal para estudo, mas é interessante identificar o grau de complexidade daquilo que está sendo aprendido. O ritmo de aprendizado é algo individual, por isso o tempo que é efetivo para um pode não ser eficaz para outro.

Um estudante que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e estuda 10 horas por dia sabe que este é o tempo de que precisa para ter um bom desempenho na prova. Por outro lado, outro estudante pode precisar de menos tempo.

Além disso, a rotina e outros afazeres também mudam de uma pessoa para outra, então o ideal é estabelecer uma rota para alcançar o objetivo, de modo que o tempo de estudo realizado seja suficiente para absorver o conteúdo.

Para não perder o foco, um profissional que esteja se especializando em conserto de empilhadeira manual deve estabelecer sua rotina e cumprir todos os objetivos traçados.

Considerações finais

Os estudos são muito importantes para adquirir conhecimento, independentemente de qual seja o objetivo do estudante.

Além disso, seja qual for o objeto de estudo, para realmente aprender é necessário ter foco para realmente aprendê-lo.

Uma boa rotina ajuda a alcançar esse objetivo e por meio das técnicas e estratégias adequadas, fica muito mais fácil organizar os estudos.

Somente com ela o aluno consegue manter o foco, compreender os assuntos e ter um bom resultado em provas, na vida profissional e até na vida pessoal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...