Home

Como fazer um bom projeto de pesquisa

Atualizado em: 09/06/2021 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Se você deseja saber como fazer um bom projeto de pesquisa, saiba que você veio ao lugar certo! No conteúdo de hoje vamos definir o que seria um projeto bem feito e te dar dicas valiosas para você preparar o seu trabalho acadêmico.

Antes mesmo de definir o que é um bom projeto de pesquisa, é importante relacionar os dois conceitos principais que o envolvem, a saber: “projeto” e “pesquisa”.

O que é um projeto?

Basicamente, entendemos os projetos como o planejamento e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas em si de maneira coordenada.

Desse modo, podemos definir o projeto como um esforço temporal que é desenvolvido para uma criação futura de um produto, que pode ser um trabalho de conclusão de curso, uma dissertação, tese ou artigo.

O que é a pesquisa?

A pesquisa pode ser definida como uma atividade que é realizada com o objetivo de obter novos conhecimentos e sua aplicação visa solucionar problemas, ou responder a perguntas específicas.

Geralmente, relacionamos o conceito de pesquisa com a pesquisa científica, e isso tem lógica, mas é importante refletir que, na realidade todos os dias fazemos, de uma forma ou de outra, atividades de pesquisa.

Dito em outras palavras, a pesquisa também está na nossa vida cotidiana!

Quais são as etapas e passos para fazer um bom projeto de pesquisa?

Com base nas definições anteriores, um projeto de pesquisa consiste em planejar e implementar um processo de captura e análise de informações para se alcançar um objetivo específico.

Esse projeto também deve ser desenvolvido através de metodologias específicas e correspondentes à necessidade do estudo, assim como contar com técnicas levando em consideração os recursos disponíveis.

Mas fique tranquilo, vamos te dar um passo a passo.

Os passos para desenvolver um bom projeto de pesquisa estão relacionados com o método científico adotado. Geralmente, todos os projetos de pesquisa contêm estágios de feedback dentro de sua aplicação para identificar melhorias que podem ser feitas em projetos futuros. Hoje, vamos te mostrar pontos importantes (porém resumidos) de um passo a passo completo que conhecemos no site AlunoExpert. E se você quiser conhecer a origem destas dicas valiosas, é só acessar: https://alunoexpert.com.br/pre-projeto-de-pesquisa-pronto/ Os pontos a se considerar são:

1- A ideia da pesquisa

Existem vários modos de explorar as ideias para criação de um projeto de pesquisa. Uma das mais usuais é a observação da vida cotidiana, para identificação de problemas que podem ser solucionados com o seu estudo.

Ter conhecimentos e informações sobre um tema também pode ajudar na determinação temática do nosso projeto de pesquisa.

Também é relevante realizar um momento de “Chuva de Palavras”, ou fazer um mapa conceitual como suporte para definir as principais linhas e temáticas relacionadas ao seu nicho de interesse e área de atuação.

2- Criação do problema de pesquisa

A criação do problema de pesquisa em um projeto de pesquisa consiste em estabelecer formalmente uma temática, a área e as principais variáveis que se relacionam com a problemática identificada.

Ao desenvolver o problema de pesquisa é importante definir onde e como pode observar-se o entorno da disciplina pesquisada e formulá-lo claramente, para que tenha um enfoque específico e que você tenha condições de pesquisar até o fim.

Entre os principais fatores de relevância de uma pergunta de pesquisa, você deve considerar os seguintes na hora de desenvolver o seu projeto de pesquisa:

  • A relevância ou importância para a sua área de atuação;
  • Os benefícios potenciais de desenvolvê-la para a população afetada;
  • A aplicabilidade prática e teórica dos resultados obtidos;
  • O interesse e os conhecimentos do pesquisador em relação ao tema;
  • A existência de dados sobre as variáveis relacionadas com o problema;
  • O escopo do projeto é suficientemente limitado e amplo;
  • Os recursos disponíveis para realizar a pesquisa (incluindo tempo);
  • Entre outros pontos que podem ser determinantes para o sucesso de um projeto de pesquisa.

Esses fatores ajudarão a validar o projeto de pesquisa ou identificar possíveis mudanças no enfoque.

Uma vez que tenha em mãos a sua pergunta de pesquisa, surgirá a necessidade de levar em consideração quatro critérios para avaliá-lo. São eles: a importância, a possibilidade de ser pesquisado, a viabilidade e o interesse do pesquisador.

Além disso, quando formulamos o nosso problema de pesquisa é fundamental assegurar a existência de três elementos indispensáveis e que se relacionam entre si.

  • O objetivo que a pesquisa almeja atingir;
  • Definição das perguntas de pesquisa;
  • A justificativa do estudo e sua viabilidade.

Objetivos do projeto de pesquisa

Referem-se aos aspectos do problema que devem ser estudados, ou os resultados que se pretende obter.

São os nossos guias do estudo e devem estar presentes em todo o desenvolvimento da pesquisa, devendo ter relação entre si.

Além disso, devem ser expressos em seu projeto de pesquisa com clareza, diretos e medíveis, para que permitam guiar o processo de pesquisa, sendo suscetíveis de serem alcançados.

Além disso, devem ser enunciados em infinitivo. Exemplo: “O presente estudo objetiva COMPREENDER, como a língua inglesa é aprendida por não nativos de até 5 anos de idade”.

Definição das perguntas de pesquisa

Além dos objetivos, é necessário planejar o problema de pesquisa que você estudará. Não podem ser perguntas com termos ambíguos, abstratos e as mesmas devem ser redigidas em forma específica, que representem ideias inicias que mais adiante se refinam.

Justificativa e viabilidade do projeto de pesquisa

Uma pesquisa pode ser conveniente, porque ajuda a resolver um problema social ou constrói uma nova teoria.

Para isso, devemos nos perguntar:

Quão conveniente é este estudo? Para que ele serve? Qual é a sua transcendência? Quem se beneficiará com ele? Ajudará a resolver algum problema? Aportará uma ampliação de conhecimento na sua área?

Se as respostas para estas perguntas forem claras, bem fundamentadas e estando dentro do conteúdo proposto, significa que o estudo está bem justificado e pode ser colocado em prática.

3- Elaboração do marco teórico

A elaboração do marco teórico é um dos passos que podem resultar mais tediosos e maçantes para os novos pesquisadores de plantão, uma vez que implica analisar e detalhar as teorias, os enfoques e os antecedentes de maneira prática.

Além disso, o seu marco teórico deverá conter questões como:

a) Revisão da literatura: você deverá estudar as principais teorias da sua área e que estejam relacionadas ao nicho e questão problema que você escolheu estudar;

b) Buscar os antecedentes da pesquisa: o que já foi feito igual ou similar ao que você objetiva estudar?

c) Identificar as principais teorias da área: elas devem constar no seu estudo para provar que você tem um bom respaldo teórico para defesa dos seus argumentos.

d) Delimitar os principais conceitos;

e) Detalhar o contexto da pesquisa;

f) Definir as variáveis do projeto.

4- Definir a metodologia do projeto de pesquisa.

A metodologia do projeto de pesquisa serve como referência para dar coerência aos dados que serão obtidos com relação à temática selecionada.

Dependendo do tipo de pesquisa, deveremos incorporar diferentes tipos de técnicas de pesquisa que podem ser qualitativas ou quantitativas, assim como as metodologias de análise particulares para os dados obtidos.

Agora que você já tem a base de como elaborar um bom projeto de pesquisa, aproveite esses conhecimentos e coloque em prática o seu projeto agora mesmo!

Lembrando que as dicas que foram apresentadas são do site AlunoExpert, e são válidas para estudos em diferentes áreas, seja em Humanas ou Exatas, você poderá aproveitar esse escopo de projeto para desenvolver seu estudo sem grandes problemas.

Vamos lá! Mão à obra e bons estudos!

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...