Home

Como estudar para medicina em casa: dicas essenciais

Atualizado em: 10/10/2023

Autor convidado: Diego Andrades. Medicina é um dos cursos mais disputados no Brasil, o que com certeza gera muito nervosismo nos estudantes. Pensando nisso, elaborei algumas dicas essenciais de como estudar para Medicina em casa. O vestibular de medicina requer do candidato uma preparação especial, com rotina intensa e estratégias para aproveitamento de tempo. Basicamente, é necessário um plano de estudo para passar em medicina. Mas como estudar para medicina do zero sozinho? Quais matérias estudar para vestibular de medicina? Prossiga com a leitura do artigo e entenda sobre estudar para medicina online!

Como funciona o vestibular de medicina?

“A carreira médica é uma das mais almejadas no mundo, garantindo relevância e prestígio no mercado.”

De modo geral, o vestibular de medicina costuma ser realizado em duas fases, seguindo um edital específico. Na primeira fase, há as questões objetivas de múltipla escolha. Na segunda fase, há provas específicas com questões abertas. As provas seguem uma linha próxima da do Enem, ocorrendo interdisciplinaridade de conhecimentos nas questões. É necessário que tenha boa interpretação de texto, conhecimento histórico/geográfico e noção matemática, química e de física. Nessas provas, é comum que as questões tenham pesos diferentes de cada matéria. Por exemplo, questões de português e história podem ter peso 1, enquanto biologia e química podem ter peso 3. E dentro disso, surge a pergunta: quais matérias estudar para vestibular de medicina?

Quais matérias estudar para vestibular de medicina?

Em geral, as matérias mais cobradas para vestibular de medicina são:

  • Português;
  • Matemática;
  • Biologia;
  • Química. Considere que também é bastante importante a redação no seu plano de estudo para passar em medicina!

Como estudar para Medicina em casa: 6 dicas para estudar sozinho!

Para estudar em casa, é necessário muito mais esforço e organização, já que é você que elabora o plano de estudo para passar em medicina. Além disso, é necessário estudar muito, organizando seus horários para que tenha tempo. De forma a lhe ajudar nesse processo, aqui vão algumas dicas de como estudar para medicina do zero sozinho!

Estude muita redação

A redação é o ponto alto do vestibular e do ENEM, podendo zerar a prova ou te dar nota máxima. Aliás, a redação é utilizada até como critério de desempate, ou seja, é uma das matérias mais importantes aqui. Por isso, algumas dicas para estudar redação são:

  • Ler muito e escrever bastante;
  • Se manter atualizado em relação aos acontecimentos do mundo;
  • Ter grande noção da estrutura textual solicitada (comumente dissertativo-argumentativo);
  • Pesquisar textos com nota máxima para se inspirar;
  • Fazer pequenas simulações de prova para se testar.

Foque em matemática e ciências da natureza

Para quem deseja estudar para medicina, duas disciplinas são indispensáveis: matemática e ciências da natureza, que engloba química, física e biologia. O primeiro traz um peso grande para a nota final da sua prova. Já o segundo traz disciplinas que são bastante valorizadas num vestibular de medicina. Ao estudar sozinho, dê um peso maior para essas matérias.

Tenha um espaço sossegado para estudar

Para ter a concentração necessária ao estudar em casa, você deve prezar por um local sossegado e com poucas interferências. Tenha um quarto fechado, sem elementos barulhentos e combinando com seus parentes para não o incomodar.

Faça um roteiro de estudos

Como estudar para medicina do zero sozinho sem um roteiro de estudos bem definido? Ao estudar para medicina, não basta apenas sentar e começar a ler livros – é necessário ter estratégia! Algumas dicas para estudar são:

  • Organizar todos os conteúdos previstos no edital do processo seletivo;
  • Montar um calendário com data de início e de fim dos estudos;
  • Escolher as matérias com mais dúvidas;
  • Distribuir as matérias pelo calendário;
  • Reservar um tempo para revisões gerais.

Utilize de provas de vestibulares anteriores

Provas das edições anteriores são ótimas ferramentas para descobrir os assuntos mais comentados no vestibular. Afinal, a partir delas, você identifica quais são os assuntos que caem com mais frequência. E não é nem um pouco difícil de obter elas, já que as instituições de ensino costumam disponibilizar elas gratuitamente na internet.

Assista a videoaulas

Dá para estudar para medicina online como forma de reforçar os conteúdos do vestibular de medicina. Há diversos canais com videoaulas no YouTube, assim como há cursos gratuitos, principalmente voltados ao ENEM. Ao estudar para medicina online, você aprende de maneira mais dinâmica do que estudar sozinho em casa.

Garanta sua aprovação no vestibular!

Para passar no vestibular de medicina, você precisa ter foco e organização, de forma que não perca a concentração no seu objetivo: passar em medicina. Até o dia da prova, você deve estar mais do que pronto. Agora que sabe como estudar para Medicina em casa, é bom já ir garantindo seu kit acadêmico na Casa do Estetoscópio!

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...