Home

Como estudar para Direito: dicas de produtividade

Atualizado em: 16/07/2021

Autor convidado: Diego Andrades.

Em primeiro lugar, saber como estudar para Direito é entender que é necessário muita dedicação e esforço por parte do aluno. Inclusive, o assunto é ainda mais intenso quando se trata de se preparar para o exame da OAB.

Entender como estudar para Direito se torna um tema um pouco mais complexo, porque muitas coisas estão envolvidas nesse processo. Uma delas é onde o aluno precisa lidar com as suas emoções.

Ou seja, além de todo o preparo necessário, quem estuda para Direito necessita desenvolver mecanismos para lidar da melhor forma com a ansiedade, assim como com a produtividade, e outros passos de planejamento.

Muitos alunos, por conta desses sentimentos, acabam não conseguindo absorver e se preparar melhor nos estudos. Com isso, o aprendizado se torna totalmente comprometido e outros prejuízos, certamente, poderão ser evidenciados.

Por isso, esse artigo tem como objetivo principal apresentar algumas dicas de como estudar para Direito e garantir o melhor rendimento, assim como resultados.

Dicas de como estudar para Direito

Confira agora alguns conselhos que podem ajudar a garantir um aprendizado, assim como um preparo ainda mais interessante.

1. Faça um cronograma

Para saber como estudar para Direito e garantir um aprendizado satisfatório é necessário contar com a ajuda de uma agenda. Ou seja, desenvolver um planejamento de todas as atividades do dia.

Inclusive, existem ferramentas online que podem ajudar a conduzir essa atividade. Como, por exemplo, o software jurídico. Confira! Esse mecanismo, garante que todas as atividades possam ser organizadas, bem como armazenadas da melhor forma.

Outro ponto que se destaca e que é bastante favorável, é que o aplicativo direcionado a advogados, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.

Leia mais: artigos sobre Inventário Extrajudicial

2. Construa mapas mentais

Saber como estudar para Direito requer algumas técnicas importantes e que podem ajudar bastante nos processos de aprendizado. Uma delas são os mapas mentais.

Esses, na verdade, são conhecidos como uma espécie de diagrama que garante a organização das ideias, porém de maneira visual.

Por meio desse mecanismo as pessoas conseguem se atentar melhor aos detalhes e à memorização. Nesse caso, é seguido por cores e desenhos. Normalmente, os mapas possuem um assunto principal e outros temas que são relacionados ao central.

Setas, assim como balões e também desenhos são feitos a mão com canetas coloridas, ou também podem ser feitas por ferramentas disponibilizadas online.

Por isso, vale ressaltar que, os mapas mentais não só servem para a memorização, como também para garantir uma revisão mais detalhada do conteúdo estudado.

3. Estudar em ambiente adequado

O lugar disponível para os estudos influencia bastante na produtividade. Com isso, é indispensável encontrar um local onde o cérebro associe com o mecanismo de estudo. Dessa forma, só de chegar no ambiente, a mente irá se associar com o fato de que é necessário concentração.

Não existe uma regra específica de como deve ser um ambiente de estudo. Contudo, a maioria das pessoas se desenvolvem melhor em espaços mais silenciosos. Mas, também existem aqueles que preferem ambientes com uma música de fundo.

O que mais deve ser priorizado é um ambiente que tenha, acima de tudo, uma iluminação adequada. Além disso, é necessário ser de fácil acesso, bem como um local que esteja longe de pontos de distrações e outras interrupções.

4. Apoio de material multimídia

Quem deseja saber como estudar para Direito deve contar com o apoio de material multimídia. Ou seja, assistir videoaulas, assim como outras gravações. Isso permite, além de conhecimento amplo, boa fixação do conteúdo.

Foi analisado que os estudantes acabam compreendendo melhor a respeito de determinada matéria quando assistem algum tipo de material, ao em vez de apenas realizar a leitura de conteúdo.

5. Desenvolva resumos

Uma maneira bem eficaz de como estudar para Direito é contando com a elaboração de resumos. Esse mecanismo é completamente eficiente para fazer com que o estudante consiga sempre revisar a matéria.

Porém, o resumo deve ser feito da forma correta, ou seja, o aluno deve escrever o material de acordo com tudo aquilo que ele aprendeu do conteúdo.

O resumo não se trata apenas de transcrições e sim de passar a limpo o que foi memorizado durante o processo de aprendizado.

Dessa maneira, seguindo todos esses passos, o estudante poderá se sentir mais tranquilo e confiante quanto a forma de estudar Direito e se preparar melhor.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...