Home

Como estudar fora do Brasil de graça com bolsa?

Atualizado em: 10/10/2023 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Sonha em conhecer outro país e aprender muito no processo? Conhece as melhores maneiras disponíveis? Este texto apresenta, pra você que deseja estudar fora,as melhores formas de dar o primeiro passo com segurança. Como fazer faculdade fora do Brasil de graça? Como estudar fora do Brasil de graça com bolsa? Leia abaixo as dicas e, no final do artigo, preparamos uma lista com as organizações que oferecem bolsa de estudos no exterior.

Um intercâmbio durante o ensino médio, um curso livre antes de ingressar na universidade ou uma pós-graduação. Essas metas podem parecer um sonho distante para muita gente que deseja estudar fora. No entanto, é bem mais fácil do que parece. Evidentemente, é necessário muito planejamento antes de iniciar essa fase: são documentos, provas, organização financeira e muita pesquisa.

Ainda assim, mesmo que trabalhosa, é uma etapa gratificante na qual você poderá descobrir muitas coisas novas, conhecer pessoas diferentes e explorar todas as belezas de um país inédito – ou mesmo mais de um. De fato, quem tem essa chance se apaixona pela experiência.

Confira nesse post alguns motivos para te impulsionar nessa ideia e algumas dicas de como estudar fora do Brasil e lista de locais que dão bolsa de estudos no exterior para quem saber como estudar faculdade fora do Brasil de graça com bolsa.

Qual é o melhor momento de fazer o programa de intercâmbio e estudar no exterior?

Caso a vivência de estudar fora seja uma vontade, mas você está em dúvida de qual é o melhor momento, nós te ajudamos.

A conclusão de um curso é apontada como a principal hora em que os estudantes zarpam para o interior em busca de aprendizado. Essa podendo, inclusive, variar: alguns optam por iniciar um intercâmbio ao ingressar no ensino médio. Outros caem em cursos para descobrir novos conhecimentos antes de embarcar em uma aventura universitária. Existem até mesmo idosos que buscam por cursos livres internacionalmente. Afinal, nunca é tarde demais para aprender. Existem opções de bolsas completas para a experiência de estudar fora do Brasil.

Então, se você está às vésperas de encerrar algum ciclo nos estudos, ou mesmo pretende embarcar nessa viagem por motivos educacionais, aqui está um cronograma de estudos gratuito para te ajudar nessa missão. É sempre bom lembrar que a organização é uma das regras cruciais para aqueles que almejammergulhar numa experiência tão inovadora.

Caso você tenha dúvidas sobre o que estudar, a internet está repleta de cursos online com certificados gratuitos para explorar e se inspirar antes de começar a jornada no exterior.

Nota do ENEM pode ser usada para estudar em universidades internacionais?

Sim, a nota do Enem pode ser usada para estudar em universidades internacionais. Países como Portugal oferece mais chances. E outros países também aceitam como os EUA e Reino Unido.

Por que estudar fora do Brasil?

#1 Sair da zona de conforto

Estar na casa dos pais, perto dos amigos ou ainda em cidades próximas nos oferece um conforto e segurança aconchegantes. No entanto, é fácil acabar estagnado em ambientes assim, o que dificulta nosso crescimento pessoal.

Por isso, a experiência de estudar fora agrega e muito na quebra da zona de conforto, uma vez que é necessário se virar completamente sozinho, seja com tênis pendurado no mochilão ou em uma viagem mais estruturada através de agência de intercâmbio. Por mais difícil que pareça, é uma oportunidade incrível de adquirir amadurecimento e autonomia. Afinal, nada melhor do que se sentir dono de si e saber lidar com as adversidades por conta própria.

#2 Desenvolver uma nova língua

Hoje em dia, ter uma segunda língua é essencial para se destacar em praticamente qualquer carreira, além de um ponto chave para o currículo. Por isso, buscar aprender outro idioma no exterior é a oportunidade perfeita. Mesmo que você precise começar do zero, será muito mais fácil aprender enquanto pratica constantemente a nova língua, o que te levará à fluência com maestria.

#3 Educação diferenciada

O Brasil possui muitas instituições de ensino superior de qualidade inquestionável. No entanto, a vivência de um modelo completamente diferente de educação pode te abrir novas portas se o seu foco são os estudos no exterior.

Pesquisas da Times HigherEducation de 2020 indicam que as 25 melhores universidades do mundo estão localizadas nos EUA, Reino Unido, Suíça, China e Singapura. Logo, começar a estudar fora é um bom ponto de partida caso você busque a melhor educação possível.

#4 Novas perspectivas

Estudar fora significa conhecer uma cultura totalmente diferente e pessoas de inúmeros lugares do mundo, muitas passando pela mesma experiência que você. Dessa forma, você aprenderá a olhar o mundo sob novas lentes, adquirindo uma bagagem muito benéfica não apenas profissional como pessoalmente.

Além disso, é uma boa maneira de ampliar seu networking, o que cai como uma luva no currículo. Construir conexões com pessoas variadas em diferentes locais do globo pode ser crucial para alavancar suas oportunidades.

Como estudar fora do Brasil

Nem só de entusiasmo se faz uma viagem internacional. Agora é hora de entender um pouco mais sobre as opções, os gastos e todos os seus pormenores.

Ensino Médio

O jovem que nunca sonhou em fazer parte do clássico High School norte-americano após ver um filme da Disney, que atire a primeira pedra. Se você está cursando o Ensino Médio e almeja fazer um intercâmbio, saiba que seu sonho pode se tornar uma realidade!

Existem muitas opções incríveis para você se aventurar – e o melhor, muitas delas são gratuitas!

Acompanhe com a gente:

#1 United World Colleges (UWC)

O UWC foi criado ainda na época da Guerra Fria e tem como lema "fazer da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas para paz e sustentabilidade futuras". E o melhor: como é um programa global, você pode ingressar em colégios de todos os continentes!

São aceitos alunos de 15 a 18 anos, e é possível concorrer à bolsas integrais ou parciais em qualquer um dos colégios cadastrados. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de inscrição no site da UWC Brasil. Outra ótima notícia é que uma segunda língua não é necessária – logo, você pode participar sem necessariamente saber falar outro idioma.

#2 Yale Young Global Scholars

Já se imaginou como um aluno de Yale, assim como grandes personalidades como Hillary Clinton, Edward Norton, George H. W. Bush, ChimamandaNgoziAdichie e muitas outras personalidades? Então agora você pode ter um gostinho.

O Yale Young Global Scholars é um programa que oferece cursos de verão para alunos de todo o mundo no campus da universidade. Com inscrições anuais, o objetivo é desenvolver lideranças jovens pelo mundo.

Para a inscrição, você não precisa necessariamente ter um diploma, mas deve ser capaz de se comunicar em inglês. Além disso, são pedidos histórico escolar, currículo, duas cartas de recomendação e um ensaio de 500 palavras. Além disso, há ainda o valor da taxa de inscrição de 60 dólares.

#3 Jovens Embaixadores

Que tal passar 3 semanas nos EUA, com tudo pago e patrocinado pelo Tio Sam? Nada mal, não é mesmo? Te apresentamos o Jovens Embaixadores.

Isto é, um programa realizado pela Embaixada Americana no Brasil que, anualmente, seleciona 50 jovens com perfil de liderança para embarcar em terras norte-americanas e fazer trabalhos voluntários, participar de palestras sobre protagonismo juvenil, idealizar a própria apresentação sobre o seu país e ainda ter a oportunidade única de morar com uma família estrangeira.

Os pré-requisitos para participar do programa incluem idades de 15 a 18 anos, ser aluno da rede pública de educação, nunca ter visitado os Estados Unidos, apresentar boa fluência oral e escrita em inglês, pertencer às camadas socioeconômicas menos favorecidas, ter boas notas e estar engajado em atividades de impacto social nos últimos 6 meses.

Na pós-graduação

Quando o assunto é pós-graduação no exterior, é necessário pesquisar bastante para escolher o melhor modelo para você. Ao contrário do Brasil, onde a continuidade dos estudos universitários são em maior quantidade ligadas à pesquisa, outros países oferecem tipos de pós-graduação que se relacionam mais com a área profissionalizante.

Em suma, existem opções bem diferentes e é preciso cautela e muita consulta para encontrar a que melhor se alinha com seus objetivos profissionais.

(T4) #4 Mestrado

Se as teorias e a pesquisa são o seu foco, o mestrado no exterior é a sua principal opção. Não se preocupe quanto ao campo de atuação: no estrangeiro existem mestrados dos mais diversos, desde artes até exatas.

Você pode tentar a sua vaga aplicando-a para universidades internacionais que aceitem estudantes de outros países, ou mesmo por meio de instituições brasileiras que apresentam programas de mestrado em parcerias com faculdades estrangeiras.

#5 Master in Business Administration (MBA)

Muito requisitado por profissionais do ramo das empresas, o MBA é ideal para administradores, gestores, executivos ou outros responsáveis da área que já tenham algumas experiências profissionais na conta e desejam, sobretudo, buscar por mais qualificação. Dessa forma, será mais fácil alcançar cargos ainda maiores no mundo dos negócios.

Diferente do mestrado, é um curso mais prático do que teórico, justamente por ser mais voltado à área profissionalizante. Ademais, a estimativa de duração é de dois anos. É bem normal para instituições que oferecem MBA pedirem os testes de GMAT ou GRE de seus estudantes. Em síntese, são exames padronizados que visam medir competências gerais.

#6 MPA e MPP

Esses dois mestrados são focados em administração e políticas públicas, respectivamente. O primeiro é focado na implementação de medidas públicas, enquanto o segundo, na análise das mesmas.

O MPA é ideal para os estudantes que desejam cargos como agentes governamentais e uma carreira na administração pública. Além disso, é excelente para aqueles que visam criar ou reestruturar programas sociais voltados à população. Em contrapartida, o MPP prepara alunos para que esses sejam capazes de analisar os dados dos programas implementados pelo MPA e, se necessário, resolvam eventuais problemas.

Existem ainda muitos outros tipos de mestrados que se relacionam com demais campos de conhecimentos, como MPhils (mestrado em Filosofia), MAs (mestrado em Artes), LLM (Mestrado em Direito) e muitos outros.

Para conquistar uma bolsa de mestrado gratuita, é necessário estar sempre se informando sobre os editais de abertura dessas. Em seguida, algumas das características requisitadas para tal são os testes de proficiência (ou provas de GMAT e GRE, anteriormente citadas) e tradução e envio de documentos.

Uma dica valiosa é se atentar à documentação, que tende a ser bem mais rígida do que no Brasil. Portanto, já tenha em mãos papéis como seus históricos escolares, diploma, cartas de recomendação, currículo, passaporte, entre alguns outros que podem variar de acordo com a instituição ingressada.

Alguns dos programas de bolsas de estudos para você estudar fora são:

  • DAAD, Alemanha
  • Fullbright, Estados Unidos
  • Chevening, Reino Unido
  • NufficNeso, Holanda
  • Campus France, França

Veja abaixo a lista completa.

Com cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são excelentes para quem procura por novas experiências. Além disso, são perfeitos para pessoas de todas as idades: não importa se você acaba de receber o diploma de Ensino Médio, se já é formado e atuante no mercado de trabalho ou aposentado – é para todos os públicos!

Para mais, é uma boa saída para quem está incerto sobre a própria profissão, ou apenas cansado de mais do mesmo. Aqui, você pode optar por um tema que não apresente qualquer relação com a sua formação.

São cursos de culinária, cinema, negócios, moda… Você pode se aprofundar em outra área, desenvolver um hobbie e ainda avançar em um idioma enquanto aprende algo novo.

A documentação para cursos profissionalizantes exige visto de estudante, então fique ligado. Outro pré-requisito importante é o nível de fluência na língua inglesa: deve ser de intermediário à avançado, ou seja, média 5 no IELTS.

Importância do idioma no intercâmbio

Agora que você tem em mãos várias opções para estudar fora e conhecer um mundo de possibilidades, pessoais e profissionais, aproveite para se aprofundar no que mais se encaixar com seus objetivos! Não perca a chance de ingressar no aprendizado estrangeiros e incrementar o seu currículo.

Algumas das opções listadas requerem nível de fluência de línguas estrangeiras mais elevado. Além disso, mesmo para os programas que não contam com esse pré-requisito, é interessante já ter na bagagem algum conhecimento do idioma do país. Assim, você poderá se comunicar melhor e se destacar no projeto que escolher.

Por isso recomendamos algumas plataformas que irão impulsionar o seu domínio nas línguas. Aulas em pequenos grupos com professores nativos podem ser realizadas em algumas plataformas estrangeiras, veja o guia completo de cursos de idioma online. Já no caso de você se sentir mais confortável em aulas particulares com professores brasileiros, a Elune Online é a sua escolha. Lá você poderá tirar todas as suas dúvidas com um professor inteiramente à sua disposição, e a primeira aula é gratuita! Não deixe para aprender o idioma só na hora de estudar fora. Seus estudos no exterior agradecem.

Lista de organizações que oferecem bolsas para alunos brasileiros fazerem intercâmbio

Alexander von Humboldt Foundation – Local: Alemanha. – Bolsas para: ciências humanas, saúde e meio ambiente.

  1. American Association of University Women – Local: Estados Unidos – Bolsas para: cursos para mulheres não americanas e não residentes nos EUA para estudos de graduação e pesquisa.
  2. Agência Espanhola de Cooperação Internacional – Local: Espanha – Bolsas para: mestrado e doutorado.
  3. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – Local: vários. – Bolsas para: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Brasil e exterior.
  4. CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – Local: vários. – Bolsas para: ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutorados e pesquisadores.
  5. Consulado Geral da França – Local: França. – Bolsas para: pesquisa de pós-doutorado, em convênio com Capes e CNPq.
  6. Consulado Geral do Japão – Local: Japão. – Bolsas para: mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, enfermagem, direito e música. Bolsas para graduação e para professores dos ensinos Fundamental e Médio, Bolsas de pesquisa (Pós-Graduação), Língua e Cultura japonesa, Bolsa de Graduação, Escolas técnicas superiores, Bolsa para curso profissionalizante, Treinamento para professores do ensino Fundamental e/ou médio.
  7. Consulado Geral da Suíça – Local: Suíça. – Bolsas para: especialização.
  8. Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) – Local: Alemanha. – Bolsas para: doutorado, pós-doutorado e especialização.
  9. Daquiprafora Intercâmbio Esportivo – Local: vários – Bolsas para: graduação e pós-graduação esportivas e acadêmicas.
  10. Embaixada da Argentina no Brasil (Programa Mutis) – Local: Argentina. – Bolsas para: mestrado e doutorado, principalmente nas áreas medicina, economia, agronomia e ciência da computação.
  11. Embaixada da Austrália – Local: Austrália. – Bolsas para: mestrado e doutorado com pesquisa acadêmica, que devem ser solicitadas diretamente nas universidades australianas.
  12. Embaixada do Canadá – Local: Canadá. – Bolsas para: docentes e doutorandos para pesquisa e tese, que devem ser solicitadas diretamente nas universidades canadenses.
  13. Embaixada da Itália – Local: – Bolsas para: especialização e doutorados em pesquisa, em todas as áreas.
  14. Embaixada de Portugal – Local: Portugal. – Bolsas para: pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização, principalmente para o estudo da língua e da cultura portuguesas.
  15. FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Local: Brasil e exterior. – Bolsas para: iniciação científica a pós-doutorado, para estudantes e profissionais vinculados a instituições de ensino superior mineiras.
  16. FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Local: Brasil e exterior. – Bolsas para: iniciação científica até pós-doutorado
  17. Fundação Alexander S. Onassis – Local: Grécia. – Bolsas para: professores, doutores e estudiosos da cultura grega em áreas como ciências humanas e políticas, direito, arquitetura e artes.
  18. Fundação Araucária – Local: vários. – Bolsas para: mestrado em áreas como administração, arquitetura, economia, enfermagem, engenharia de produção, psicologia e promove estudos sobre o desenvolvimento e inovações científicas e tecnológicas.
  19. Fundação Carolina – Local: Espanha. – Bolsas para: cursos curtos, graduação, mestrado e aperfeiçoamento profissional, doutorado e pesquisa.
  20. Fundação Estudar – Local: vários. – Bolsas para: graduação completa e pós-graduação
  21. Fundação Ford – Local: Brasil e exterior. – Bolsas para: mestrado e doutorado nas áreas de geração de recursos e desenvolvimento comunitário, educação, mídia, artes e cultura, paz e justiça social.
  22. Fundação Internacional Matsumae – Local: Japão. – Bolsas para: doutores estrangeiros que queiram realizar pesquisa no Japão nas áreas de ciências naturais, engenharia e medicina.
  23. Fundação Nieman – Local: Estados Unidos. – Bolsas para: jornalistas com pelo menos três anos de experiência para estudar na Universidade de Harvard
  24. Fundação Volkswagen – Local: Alemanha. – Bolsas para: jovens pesquisadores das áreas de ciências naturais, engenharia e economia.
  25. Guggenheim Memorial Foundation – Local: Vários. – Bolsas para: pesquisa e criação artística.
  26. Hubert H. Humphery Fellowship Program – Local: Estados Unidos. – Bolsas para: aperfeiçoamento profissional em áreas como administração, economia e jornalismo.
  27. Instituto Camões – Local: Portugal. – Bolsas para: mestrado, doutorado e cursos de especialização na área de língua e da cultura portuguesa.
  28. Instituto Ling – Local: Europa e Estados Unidos. – Bolsas para: MBA, mestrados e outros.
  29. Instituto Renvall – Local: Finlândia. – Bolsas para: doutorado na área de estudos culturais.
  30. Nuffic – Organização Holandesa para Ensino Superior – Local: Holanda – Bolsas para: pós-graduação nas áreas de humanas, exatas e biológicas.
  31. Revista Tennis View – Local: Estados Unidos – Bolsas para: quem pretendem se graduar em uma universidade americana e jogar tênis amador simultaneamente.
  32. Rotary International – Local: vários. – Bolsas para: estudo culturais, para intercâmbio, graduação e pós-graduação.
  33. Santander – Local: vários. – Bolsas para: graduação ou pós-graduação.
  34. WWF-Brasil – Local: vários. – Bolsas para: apoio à pesquisa de mestrado e doutorado em meio ambiente.

Lista de instituições que orientam alunos brasileiros que gostariam de estudar fora do Brasil com bolsa

  • Associação Alumni
  • Comissão Fulbright
  • IBEU – Instituto Brasil Estados Unidos
  • Prep Course, Personal Prep e Personal Prep Scholars - da Fundação Estudar
  • União Cultural Brasil-Estados Unidos
  • Conselho Britânico (The British Council)
  • Ministério das Relações Exteriores

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos que também se interessam. Veja também: Guia de Cursos Gratuitos Online com Certificado

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...