Home

Como escolher um sistema médico para clínicas e consultórios?

Atualizado em: 04/05/2022

Quem está acostumado com o cotidiano de uma clínica ou consultório médico sabe bem que gerenciar as informações de pacientes e lidar com questões administrativas não é tarefa fácil.

Entre prontuários, relatórios de diagnósticos, informações cadastrais, controle de suprimentos médicos e outros dados que precisam ser atualizados constantemente, é possível que alguma informação se perca e isso pode causar um grande estrago.

Confusões que parecem simples em um primeiro momento podem fazer com que a reputação do seu negócio seja prejudicada e você venha a ter prejuízos incalculáveis, tanto financeiros quanto para sua imagem profissional.

Afinal, estamos falando de lidar com a saúde de outras pessoas e todo cuidado é pouco para garantir um atendimento eficiente e de qualidade.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que isso aconteça. Além de agir com cautela e atenção, programas como softwares médicos podem ser grandes aliados!

Com eles, você pode eliminar de vez o uso de agendas, cadernos e outros papéis que acabam sendo perdidos e mais atrapalham do que ajudam.

Isso porque os sistemas médicos são totalmente informatizados, o que proporciona acesso rápido, prático e remoto, tornando possível o acesso às informações onde quer que você esteja.

Por terem armazenamento na nuvem, ou seja, fora de computadores e outros dispositivos físicos, todos os dados inseridos no sistema estão seguros em caso de quebra, perda, roubo, furto ou qualquer outro dano ao seu equipamento.

Além dessa segurança, ter um software desse tipo é sinônimo de mais praticidade, tranquilidade e modernidade para seu dia a dia profissional.

Veja mais vantagens de adotar um sistema médico 100% na nuvem!

Melhor gestão financeira

Como dito anteriormente, as informações inseridas no software médico ficam armazenadas e, com isso, é possível criar uma base de dados que te ajudará a entender e organizar melhor as demandas da sua clínica ou consultório.

Assim, com apenas alguns clicks, você consegue enxergar como anda o fluxo de caixa, por exemplo, analisando entradas e saídas financeiras, além de investimentos em melhorias, pagamentos de funcionários, obrigações trabalhistas, entre outros.

Com essa visão ampliada, você passa a conhecer melhor a realidade dos gastos e ganhos do seu negócio, o que permite fazer uma gestão mais consciente e saudável, financeiramente falando, sem entrar em dívidas impagáveis.

Muito mais organização

Você teria coragem de entregar sua saúde nas mãos de um profissional completamente desorganizado e perdido? Aposto que não.

Uma clínica médica organizada consegue transmitir mais confiança e segurança aos seus pacientes, que se sentem acolhidos e recomendam o serviço para outros, fazendo seu negócio girar.

Com o cotidiano corrido e bastante puxado de um estabelecimento de saúde, não é possível guardar tudo na cabeça, e as informações têm que ser claras e acessíveis para todos que precisem delas.

Mais uma vez a adoção de um sistema médico só traz vantagens. Com ele, você acessa todos os dados de um paciente, como idade, contato, histórico, entre outros, e consegue fazer um melhor direcionamento do atendimento.

Muito além da recepção, isso é uma facilidade também para o profissional da saúde, que de forma muito eficiente pode checar prontuários anteriores desse mesmo paciente e saber sobre seus diagnósticos, tratamentos e muito mais.

Além de melhorar o andamento da consulta, essas facilidades tornam o atendimento muito mais humanizado, pois dão ao paciente uma sensação de proximidade e confiança.

Agenda on-line

Em um cotidiano totalmente tecnológico e conectado, quem adere a funcionalidades on-line para atender os pacientes com certeza sai ganhando!

Com a agenda on-line, é possível agendar consultas, exames e outros procedimentos de forma totalmente remota e muito mais simples e ágil do que por ligação.

Nela, o paciente consegue ver os dias, horários e profissionais disponíveis para atendimento, e escolher o que preferir.

Para quem trabalha com esses agendamentos, a maior facilidade está em ter rápida visualização de compromissos e horários já ocupados, o que impede que mais de uma consulta seja marcada para o mesmo período.

A agenda online também permite rápida reorganização em caso de cancelamentos e remarcações, outra facilidade para os secretários que cuidam dos agendamentos.

Segurança de dados

Por estarem adequados às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os sistemas médicos garantem que todos os dados neles inseridos estão seguros contra violações, vazamentos e vendas com interesses escusos.

A LGPD cuida da privacidade de informações cedidas e penaliza empresas e pessoas físicas em caso de exposição indevida de dados que prejudiquem seus portadores.

Desse modo, tanto médicos quanto outros funcionários do consultório e pacientes podem ficar tranquilos ao utilizá-los, uma vez que as informações serão utilizadas apenas dentro da clínica, para fins exclusivamente de consulta e para promover a saúde.

Tecnologia a seu favor

E como falamos de facilidades, não podemos deixar de citar o quanto um sistema médico pode fazer com que a tecnologia atue a favor do seu negócio.

Além dos pontos mencionados, um software médico também permite que atestados, receitas médicas, solicitações de exames e muito mais sejam enviados diretamente para o celular do paciente.

Com isso, além do paciente ter acesso a uma receita clara e objetiva, sem espaço para dúvidas, a clínica também consegue reduzir a quantidade de papel utilizada, o que tem impacto positivo não apenas no orçamento, mas também no meio ambiente.

Então, que tal adotar o uso de um sistema médico para sua clínica ou consultório? Ofereça essa facilidade para seus pacientes e funcionários e colha os resultados positivos em pouco tempo!

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...