Como é feita a Nutella?
Atualizado em: 12/07/2021
Quem ama chocolate, com certeza ama Nutella. Esse doce delicioso foi criado em 1964 pelo italiano Pietro Ferrero e chegou ao Brasil no ano de 2005. Desde então, a marca foi se espalhando pelo país e conquistando cada vez mais pessoas, que não conseguem resistir ao produto.
Saiba como é feita a Nutella.
O que é a Nutella?
A Nutella é uma famosa marca de creme de avelã com leite e cacau. Ela pertence à marca italiana Ferrero, também dona da Ferrero Rocher, do bombom Raffaello, do Tic Tac e do famoso Kinder Ovo. Assim como os bombons e outros doces, a Ferrero conseguiu expandir a Nutella para uma escala global, sendo vendida em cerca de 75 países.
Composição da Nutella
A Nutella é considerada como uma forma modificada de gianduja, que é o termo designado para classificar a mistura de 70% chocolate e de 30% avelã. Segundo o fabricante, os principais ingredientes da Nutella são açúcar e óleos vegetais com avelã. A receita do produto varia em diferentes países, com pequenas mudanças na quantidade de certos ingredientes.
Diferente do convencional, que seriam os chocolates em barra, a Nutella é um creme, muito utilizado para recheios de doces, assim como para passar em pães, bolachas e outros alimentos que combinem com o chocolate e com o avelã.
A Nutella causa riscos?
A EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) realizou uma análise de vários produtos e concluiu que a Nutella possui contaminantes que podem chegar a causar câncer. Os especialistas da autoridade alegaram que o principal ingrediente para a produção do creme, óleo de palma, possui um alto teor de poluentes em sua versão comestível.
Segundo as autoridades, o óleo de palma pode ser prejudicial à saúde quando é submetido a temperaturas maiores que 200° C, porque libera ácidos graxos, que podem ocasionar em câncer. A Ferrero nega que a Nutella cause qualquer tipo de risco. Conforme a empresa, a produção do alimento não conta com temperaturas superiores a 200º C e o óleo é mantido sob baixa pressão.
Em 2017, Vicenzo Tapella, gerente de compras da Ferrero, disse que a empresa deixaria de usar o óleo de palma para a produção da Nutella. “Fazer a Nutella sem o óleo resultaria em um produto de qualidade inferior. Seria um retrocesso”. Sabemos que a Nutella é um produto delicioso, que combina o chocolate com o avelã na melhor forma possível. Perfeito para quem ama doces.