Home

Como aumentar a produtividade no trabalho: dicas essenciais

Atualizado em: 17/05/2021

Autor convidado: Diego.

Aumentar sua produtividade é bom para sua carreira, assim como para a organização e para a sociedade. No entanto, embora saibamos que para sermos produtivos precisamos apenas produzir mais em menos tempo, não é fácil conseguir essa proeza.

Existem muitas barreiras que devem ser quebradas até você conseguir seu máximo potencial. Neste post, vamos passar 10 dicas essenciais para aumentar a produtividade no trabalho.

Boa leitura!

1. O planejamento é amigo da produtividade

O primeiro passo para melhorar a produtividade no trabalho é se planejar bem. Isso significa ter hora para tudo durante o trabalho.

Se você precisa entregar um volume enorme de serviço, organize as tarefas de acordo com a urgência, e separe período de tempos para pôr a mão na massa.

A primeira sensação que aparece quando vemos uma pilha de trabalho é a incapacidade. No entanto, é fácil fazer um pouquinho por vez, desde que de maneira consistente.

##2. Organize seus itens de trabalho

A ideia da produtividade é aproveitar todo o tempo a sua disposição para produzir. Portanto, pequenas distrações, principalmente as relacionadas à falta de organização, são suas piores inimigas.

Deixe o material de trabalho ao seu alcance, de modo a levantar o mínimo de seu posto. Leve essa filosofia para seu computador também, separando tudo em pastas e arquivos bem nomeados.

Nesse momento, um bom ERP ajuda bastante.

3. Tenha metas diárias de produtividade

Em algumas situações, como acontece no mundo freelancer, por exemplo, você pode trabalhar o dia todo — se aguentar, é claro. No entanto, isso não é saudável, e pode acarretar desgaste físico e mental.

Portanto, tenha metas diárias de produtividade, seja por tempo de trabalho ou por dinheiro recebido (mais recomendado). Dessa forma, você garante um salário no fim do mês, e ainda pode aproveitar seu dia.

4. Remova o máximo de distrações possível

As distrações estão em toda a parte quando queremos trabalhar, não é verdade? Isso acontece porque nossa mente não gosta de permanecer focada em algo por muito tempo.

A melhor maneira de lidar com isso é remover as fontes de distração. Se isso incluir um colega de trabalho, seja educado na hora de pedir licença para continuar seu trabalho.

O celular deve permanecer desligado o tempo todo.

5. Procure pelo estado de flow

O estado de flow acontece quando estamos focados em uma determinada atividade. Também é importante dominar os aspectos da atividade, para fomentar esse estado mental.

O flow é bastante conhecido por nós: é o mesmo estado que atingimos ao dirigir. Ninguém pensa na marcha que vai colocar em seguida: nós só realizamos o movimento.

Quando atingido, o estado de flow permite ser muito mais produtivo.

6. Não trabalhe além de seu limite

Um erro comum é achar que ser produtivo significa se matar de trabalhar. Se você já cometeu esse erro, deve ter notado que não adiantou nada — às vezes até diminui seu ritmo.

Para termos atenção no que estamos fazendo, precisamos de condições para isso. Falamos aqui de cansaço, mas trabalhar com fome, dor ou qualquer outra condição negativa também atrapalha muito.

Encontre o limite de seu esforço e jamais o ultrapasse.

7. Tenha senso crítico sobre seu trabalho

Produzir muito não é sinônimo de resultados bons. Afinal, um desenho que fica pronto em 10 minutos não tem a mesma qualidade de outro que levou 2 horas.

Dessa forma, é vital ter senso crítico sobre seu trabalho. O aumento de produtividade não pode interferir na qualidade do produto final.

Você pode comprar trabalhos antigos com os que está realizando enquanto tenta produzir mais. Assim terá uma base de quanto a qualidade foi alterada.

8. Entenda a organização como um todo

No nosso dia a dia, costumamos nos fechar para o mundo. Em outras palavras, nós nos vemos desconectados de tudo ao nosso redor, e até nosso trabalho passa a não fazer sentido.

Naturalmente, essa sensação acarreta diminuição de produtividade no dia a dia.

Para restabelecer o contato com sua empresa, observe sua organização, como ela trabalha, e veja qual é seu papel lá dentro.

9. É melhor pronto do que perfeito

Um fato que precisamos encarar de cabeça erguida é que nunca estará perfeito.

A verdade é que a qualidade do trabalho segue uma curva logarítmica: no início, é fácil fazer ajustes que melhoram muito o produto final; no decorrer do processo, precisamos de várias horas para conseguir pequenas melhorias.

Para ser mais produtivo, você precisa encontrar o momento onde se esforçar mais não faz muita diferença.

10. Faça pequenas pausas para exercício

Para encerrar, evite a todo o custo ficar sentado por horas a fio. Isso é péssimo para nossa circulação sanguínea, podendo provocar vários problemas de saúde.

O ideal é que, a cada hora de trabalho, levantar da cadeira e realizar uma pequena caminhada. Alguns alongamentos também ajudam bastante.

Gostou dessas dicas essenciais sobre produtividade? Compartilhe com seus amigos!

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...