Home

Aprimoramente na Mídia: Profissões em alta demanda no Brasil em 2021

Atualizado em: 08/04/2021 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Aprimoramente na mídia no Jornal Metrópoles como fonte de pesquisa para capacitação para profissões em demanda em 2021. ⠀ Leia o artigo completo: www.metropoles.com/dino/profissoes-em-alta-demanda-no-brasil-em-2021

Profissões em alta demanda no Brasil em 2021

A transformação do mercado de trabalho brasileiro na pandemia resultou na criação de demanda de profissionais com qualificações específicas.

A crise econômica gerada pela pandemia resultou na transformação do mercado de trabalho brasileiro. Muitos trabalhadores perderam seus empregos e muitas vagas se transformaram rapidamente, com novas demandas de trabalho remoto, vendas online, educação à distância e instituições de saúde necessitando de profissionais especializados. Diversas empresas e estabelecimentos fecharam as portas, por não conseguirem se sustentar financeiramente ao longo dos meses, com limitações e diminuição de clientes. Outras empresas optaram por sair do presencial e estão atuando apenas de maneira remota ou híbrida, gerando abertura de vagas de empregos com qualificações diferenciadas e novas oportunidades de trabalho no Brasil.

Segundo dados do IBGE, em 2020, entre os meses de setembro e novembro o desemprego alcançou 14,1%, resultando em estimados 14 milhões de cidadãos brasileiros desempregados. Este aumento representa um momento crítico para a população, principalmente, em um período no qual é fundamental manter-se saudável, necessitando, ainda mais, de condições para estar em casa. Dessa maneira, destaca-se, em 2021, a procura por novos cargos, pela recolocação no mercado de trabalho brasileiro. No entanto, para isto, a maioria das empresas busca pessoas com determinadas qualificações e certificações obtidas nos variados níveis de educação.

Assim como as empresas estão em um período de transição de seu estilo de trabalho, a demanda de profissões também está mudando. De acordo com pesquisa realizada pela PageGroup, empresa que faz todos os anos um estudo de profissões para o futuro e segundo o estudo “Guia Salarial 2021” feito pela Robert Half, no Brasil em 2021 observa-se a necessidade de profissionais, principalmente, das áreas da tecnologia, da saúde e da criação de conteúdo. No ramo tecnológico, os profissionais com alta demanda são desenvolvedores front e back-end, engenheiros de software, data protection officers, gerentes de segurança cibernética, analistas de e-commerce, engenheiros de dados, programadores de aplicativos, especialistas em cloud, produtor de conteúdo, profissionais de marketing digital, redatores, editores de imagens e vídeos.

Outros profissionais com alta demanda em 2021 são professores à distância, jornalistas, contadores, técnicos em logística, entregadores, shoppers. No ramo de vendas, o perfil está focado em profissionais com capacitações complementares relacionadas à venda online, como especialistas em telemarketing, especialistas em varejo online, gerentes de customer success. Além disso outro ramo com demanda muito alta atualmente é o ramo da saúde, que está necessitando cada vez mais de profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da saúde com especialização, psicólogos e psiquiatras para lidar com as consequências da pandemia na população brasileira.

A fim de aproveitar as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho, brasileiros de 18 a 45 anos estão buscando se capacitar profissionalmente, de acordo com relatório da plataforma Aprimoramente.com, que constatou um aumento na demanda por educação profissional à distância nos usuários desta faixa etária em seu guia de educação desde abril de 2020. As profissões em demanda exigem comprovação de conhecimentos específicos, por isso, vale a pena o trabalhador pesquisar as opções de cursos de capacitação e atualização profissionais existentes no mercado antes de se matricular. A plataforma Aprimoramente.com atua de forma a promover a educação no Brasil e aumentar a conscientização dos brasileiros perante a oferta de cursos online e presenciais, a fim de que possam escolher a melhor opção para suas necessidades de educação profissional. Dependendo do cargo pode ser necessária certificação técnica, graduação, especialização ou mesmo um curso rápido de formação. Para procurar o curso com as especificações adequadas, é possível utilizar o site www.aprimoramente.com, que oferece opções de filtro de busca no qual é possível escolher características como duração, certificado, áreas, idiomas e preço, com uma área do site específica para quem não possui recursos financeiros para estudar, com opções de educação gratuita de qualidade. Dessa maneira, a busca para identificar as opções de cursos se torna mais ágil e fácil.

A pandemia acelerou a mudança de cargos no mercado de trabalho. É notável o número de empresas que passaram suas atividades para o home office e que, inclusive, não voltarão a ter sede física ou irão diminuir sua carga horária presencial, pois perceberam o quanto foram reduzidos custos e o quanto os trabalhadores rendem de suas casas. É o caso, por exemplo, da empresa de Lafarge Holcim, que adotará plenamente o trabalho remoto, e de empresas como a Coca-Cola e a CVC, que diminuirão o número de sedes e de funcionários presenciais.

Apesar dos altos índices de desemprego no Brasil atualmente, existem diversas opções de trabalho para quem busca se qualificar profissionalmente, principalmente devido ao resultado da aceleração do processo de digitalização de muitos serviços, com a criação de novas vagas relacionadas a serviços online, logística e saúde.

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...