Home

Aprimoramente na mídia: Quais são as alternativas para aprender em 2020?

Atualizado em: 01/09/2020 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Artigo sobre o Aprimoramente na mídia: Metrópoles, Agência O Globo, Gazeta Brasília, Estado do Paraná.

Guia de educação divulga milhares de cursos online, tanto gratuitos quanto pagos, para pessoas de todas as idades continuarem estudando mesmo durante a pandemia.

O Brasil passa por um momento desafiador, com pessoas com qualificação profissional desempregadas e muitas crianças e jovens sem aulas ou se adaptando ao ensino remoto. A maioria dos brasileiros está acostumada com aulas presenciais. Além de escolas e faculdades, muitas pessoas frequentam cursos de inglês, dança, teatro, fotografia e muitos outros e todas essas atividades não são apenas maneiras de aprender, mas também formas de fazer conexões com a sociedade, algo muito importante na cultura brasileira.

Ainda em período de incertezas, a solução é focar em alternativas para suprir as necessidades de aprendizagem e de convívio social.

De acordo com estimativa do coordenador de desenvolvimento humano do Banco Mundial para o Brasil, Pablo Acosta, cerca de 47 milhões de alunos ficaram sem aulas presenciais no início da pandemia. Em seguida, a maioria das escolas particulares passaram a dar aulas online, porém as instituições de ensino públicas demoraram para se adaptar ao ensino online. No Rio Grande do Sul, as escolas estaduais começaram o ensino a distância no dia 1º de junho conforme pronunciamento do governador Eduardo Leite. Ainda assim, universidades federais como a UFRGS, por exemplo, só tem previsão para retornar com o Ensino Remoto Emergencial em agosto, sem previsão certa de retorno das aulas presenciais.

Além disso, segundo o IBGE, 12,4 milhões de brasileiros estavam desempregados no final de julho. Somando isso a situação dos filhos sem aula e sem possíveis auxílios das escolas, percebe-se a necessidade de haver alternativas para as pessoas se desenvolverem e ocuparem da melhor forma o tempo em casa. Dessa maneira, surgem algumas opções: ler, cozinhar, escrever, aprender algo novo, fazer um curso online para se qualificar em determinada área, exercitar-se através de videoaulas, participar de seminários ou workshops online.

Segundo o relatório “Online Learning Steps Up: What the World is Learning (from Home)”, publicado por um grupo de pesquisadores da Udemy, o número de matrículas em cursos online apresentou aumento de 425% durante a quarentena, ou seja, mais que quadruplicou. Além disso, muitas instituições de ensino que ofereciam apenas cursos presenciais passaram a oferecer a opção à distância, resultando em um aumento da oferta de cursos pela internet, que cresceu 55%, oferecendo mais diversidade. Ademais, conforme o relatório, os cursos mais procurados são das áreas de comunicação, produtividade, edição de vídeos, desenho, teletrabalho. Sendo assim, isso demonstra aspectos do possível futuro do mercado de trabalho, que terá como característica o mundo digital.

Muitas instituições e empresas disponibilizaram cursos na internet para contribuir com aprendizado das pessoas neste momento e percebe-se que a sociedade está disposta a se qualificar. Inclusive, muitas pessoas estão focando em se preparar para o retorno ao mercado de trabalho com mais qualificação. Mas como encontrar o curso online mais adequado diante de tantas alternativas?

Para facilitar a busca de cursos, foi criada a Plataforma Aprimoramente, um Guia de Educação que permite de forma gratuita a busca de cursos online e presenciais, facilitando a procura por educação e promovendo a educação no Brasil. O site www.aprimoramente.com possui mais de 380 mil cursos, professores particulares e instituições de ensino em seu guia e a equipe se dedica diariamente a descobrir novos cursos e a manter atualizado o banco de dados, para que o aluno não precise procurar onde aprender em diversos lugares. E ainda, os professores e instituições de ensino, podem divulgar seus cursos, aulas e treinamentos gratuitamente para os alunos buscando onde aprender. Portanto, mesmo em meio à pandemia e às incertezas de 2020, é só querer aprender, que existem muitas opções para se qualificar pessoal e profissionalmente de forma online.

Autora: Valentina Kuhn

Este artigo saiu na mídia:

Metropoles.png
O globo.png
Portal Estado do Paraná.png
gazeta brasilia.png
mundo do marketing.png
Climatempo News.PNG

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...