Home

A inclusão da conversação nos estágios iniciais do aprendizado do inglês

Atualizado em: 16/07/2021

Autora Convidada: Eduarda Barbosa.

Seja por razões profissionais, pessoais, talvez uma viagem ou até mesmo uma oportunidade única em nossas vidas, já nos encontramos em algum momento buscando por ajuda e auxílio com nosso aprendizado de Inglês.

Um cenário um tanto quanto típico seria o seguinte: Pesquiso por cursos e professores particulares, realizo minha matrícula, frequento um curso 1-2 vezes na semana por 1 hora ou hora e 30 minutos por todo o período do contratado, concluo os estudos e recebo uma certificação contendo meu nível atual (normalmente saio do iniciante para o intermediário).

Não há nada de errado com o cenário descrito acima (e eu sei que você se identificou com pelo menos um dos processos), o “problema” que encontro na grande maioria dos Students é a falta (ou tardia) introdução da conversação e comunicação dentro da grade de assuntos abordados em um curso completo e bem estruturado. Devemos levar em consideração que ao buscar por um auxílio ao aprender uma nova língua a pessoa em questão está disposta a aprender e se desafiar em todas as habilidades do idioma, sendo elas: A audição, a fala, a escrita e a leitura. Onde muitas vezes há um certo equívoco no momento da disposição de conteúdos seria tardar a inclusão da conversação e da prática. Vou te contar o porquê isso acontece:

Motivo 01: Falta de Confiança no potencial do Student Questione seu tutor ou professor, você tem potencial e pode conversar e falar desde sua primeira aula de Inglês (Yes! É possível, meus Students conversam e se comunicam desde a 1ª Class, se servir de motivação). Pergunte, deseje saber mais sobre a preparação de suas aulas. Teacher, por que estamos apenas realizando atividades e seguindo o livro? Por que não estamos conversando uns com os outros? Por que não fazemos esta atividade do livro de maneira prática e em voz alta?

Motivo 02: Materiais prontos e aulas não previamente preparadas O motivo 02 complementa o motivo 01. Se suas classes são 100% focadas e giram em torno do seu material didático (normalmente livros ou apostilas), este também é um sinal de que suas aulas não serão comunicativas e você não terá uma introdução a conversação tão cedo. Novamente, questione seu tutor e exija atividades extras e diferentes daquelas já saturadas de livros didáticos, exija o foco em conversas e práticas entre os alunos e o professor por pelo menos 50% do tempo das suas aulas. Você merece praticar o que aprende!

Motivo 03: “Conversação a partir do módulo ....” Acredito que essa seja a frase que mais leio em propagandas de cursos. Você, aluno e estudante de Inglês, tem total capacidade de falar e se comunicar a partir do momento em que lhe for disponibilizado o conteúdo e métodos alinhados com seus objetivos pelo seu tutor capacitado. Você não precisa se submeter e aguardar meses e talvez anos para atingir um nível de “fluência” ditado por seu curso para finalmente começar a por em prática todo o seu conhecimento. Concorda que seria muito mais fácil colocar em prática, se comunicar e conversar desde o dia 01? Concorda que tal ação facilitaria muito o processo e já te prepararia para seu objetivo final desde o início do seu investimento? Ao invés de te prender por anos e níveis a serem concluídos sem nenhuma experiência e contato com a língua, você não escolheria exercitar sua comunicação em todas as aulas, como é seu direito?

A introdução a conversação pode e deve ser feita aos alunos independentemente do nível de fluência, a partir da primeira aula e posteriormente em todas as aulas até o final do curso, visando alcançar os objetivos do student e alinhá-los juntamente com seu teacher.

As aulas conversativas-comunicativas auxiliam e potencializam o aprendizado das demais habilidades do idioma estudado, e a prática das mesmas fará com que você aprenda e alcance a tão esperada fluência mais rapidamente, pois afinal de contas fluência significa a capacidade de se comunicar e se fazer entender em uma língua estrangeira, assim como se faz na língua mãe.

Certifique-se de falar e praticar em todas as suas classes, você pode exigir e questionar sua instituição e professores sobre!

I’ll see you next time! XoXo Teacher Duda.

Autora Convidada: Eduarda Barbosa

c15378db-268f-4017-b296-fbd250c69017.jpg

Saiba mais sobre a autora:

Facebook - divergentenglish

Instagram - divergentenglish

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...