Home

20 Melhores Apps para Estudar

Atualizado em: 22/12/2020 - Por: Nicole Copetti Dal'Aqua

Manter a concentração e a organização nos estudos é uma das principais dificuldades dos estudantes, por isso, reunimos uma lista com os melhores apps para estudar, melhorando o rendimento dos estudos com estes aplicativos para estudar melhor, utilizar bem o tempo e o esforço.

Geralmente, os alunos acumulam tarefas, esquecem de fazer alguma atividade e até mesmo viram a noite revisando os conteúdos, os melhores apps para estudar amenizam a relação dos estudantes com os estudos, organizando as tarefas com lembretes e ordem de importância; alguns dos melhores apps para estudar oferecem conteúdos gamificados nos quais os estudantes aprendem se esforçando para acumular mais pontos ou passar de nível.

Existem, também, aplicativos para elaborar mapas mentais ou resumos, que são bons para pessoas que aprendem melhor assim, e, depois perto da prova, podem acessar esses materiais. Dessa maneira, com todas essas possibilidades, desenvolvem-se estratégias para aumentar a produtividade e conquistar os objetivos, seja passar no vestibular, seja passar no concurso, seja passar na matéria do colégio.

Veja abaixo nossa lista com os melhores apps para estudar:

Aplicativos para organizar estudos

1. Trello

trello.jpg

O Trello é um aplicativo para organizar estudos, que pode ser utilizado, tanto na versão web, quanto na versão aplicativo móvel. Nele, é possível planejar as atividades por meio de quadros de listas de tarefas colocadas em cartões que podem ser deslocados de lista, mudados de ordem de prioridade. Além disso, o Trello permite criar checklists, adicionar data de entrega e anexos e compartilhar os quadros com outras pessoas, possibilitando diversas atividades em grupo. Dessa maneira, este aplicativo para organizar os estudos é super visual e fácil de aprender a utilizar.

2. Forest

images.jpg

O Forest é essencial para aqueles estudantes que precisam ficar longe do celular para manter o foco nos estudos. Ele possui um modo “foco total”, que quando ativado bloqueia outros aplicativos do celular, obrigando o sujeito a passar um tempo estudando, concentrado e sem mexer no celular. Assim, ao longo da utilização, o tempo de bloqueio do celular se torna no cultivo de árvores, que podem, até mesmo, se transformar em uma floresta.

3. Evernote

evernote.jpg

O Evernote é um caderno visual que dispões de recursos para organizar o registro de conteúdo de aulas. Por meio dele, é possível fazer relatórios em diversos formatos, como criar cadernos de anotações, lista de tarefas, planilhas e muitas outras opções. Além disso, é possível inserir, nas anotações, textos, áudios, PDFs, e imagens.

4. Pomicro

pomicro.jpg

O Pomicro é um temporizador baseado na técnica Pomodoro, que intercala períodos de atenção durante 25 minutos e períodos de descanso durante 5 minutos. Dessa forma, ele é uma boa alternativa para os estudantes que buscam melhorar a concentração e aumentar a produtividade dos estudos.

5. Easy Study

download.jpg

O Easy Study é um aplicativo para organizar estudos. Por meio dele, é possível elaborar um plano de estudos com matérias separadas de acordo com as metas e com o estilo do aluno, podendo ela ser voltada para vestibulares ou concursos públicos. Então, ele oferece recursos para registrar as horas estudadas e a realização de tarefas, além disso, um dos diferenciais dessa ferramenta é que ela mostra a porcentagem de estudo de cada disciplina a fim de o aluno equilibrar o foco entre as matérias.

6. Canva

download (1).jpg

O Canva é um aplicativo voltado para a produção de artes. No entanto, ele é muito bom para fazer resumos, apresentações e mapas mentais pois possui vários templates com designs legais e fontes bonitas. Como muitas pessoas gostam de estudar por resumos, ele se torna uma alternativa mais prática do que elaborá-los a mão.

Aplicativos para aprender idiomas

7. Duolingo

download (2).jpg

O Duolingo é um aplicativo para aprender idiomas. Ele oferece uma maneira gamificada, com atividades de tradução, escrita, fala e escuta, para aprender diversos idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano. Assim, de acordo com o acerto dos exercícios, cria-se uma pontuação e o estudante passa de nível. No final, é possível emitir um certificado pago, comprovando o aprendizado.

8. Dictionary.Com

Captura de tela 2020-11-05 221955.png

Para os estudantes de Inglês, o Dictionary.com é uma boa opção de aplicativo, pois oferece um dicionário online muito completo que se diferencia da maioria por possuir gírias e palavras mais desconhecidas. Além disso, ele também mostra o que os outros usuários estão buscando, o que possibilita a estar por dentro das tendências do vocabulário da língua inglesa.

Aplicativos para estudar grátis

9. Mecflix

download (3).jpg

O Mecflix é um aplicativo criado pelo governo para estudantes que querem se preparar para os vestibulares e para o ENEM. Basicamente, ele é composto por vídeos educativos, que abordam as disciplinas estudadas no Enino Médio.

10. Quiz Up

download (3).jpg

O Quiz Up é um aplicativo que deixa os estudos dinâmicos e divertidos. Nele, os estudantes escolhem as matérias que pretendem estudar e, de forma gamificada, os estudantes podem competir com amigos e usuários de qualquer lugar do mundo, acumulando pontos e aprendendo cada vez mais.

11. Semper

semper-aprender-sem-esforco.png

O Semper é um app que estimula constantemente raciocínio do aluno. A cada vez que o estudante desbloquear o celular, este aplicativo propões uma questão para ele responder. Os temas das perguntas são escolhidos pelos usuários, podendo ser, por exemplo, de matemática, idiomas, conhecimentos gerais.

12. TV Escola

App-Tv-Escola-para-Android-e-iOS-1-1024x641.png

O TV Escola é um aplicativo do MEC destinado a alunos, professores, e pessoas interessadas em aprender. A plataforma é composta por vídeos com conteúdos educativos das diversas disciplinas ou voltadas para o ENEM e para os vestibulares escolares. Além disso, é possível criar listas, escolher os vídeos preferidos e assistir conteúdos exclusivos, basta se cadastrar.

13. AppProva

appprova-2.jpg

O AppProva é composto por um banco de dados de questões de vestibulares passados. Os estudantes respondem as perguntas, enquanto a plataforma registra o tempo corrido até a escolha da resposta. Dessa maneira, ele quantifica automaticamente os pontos acumulados. Para as respostas incorretas, o aplicativo sugere uma dedicação aos tópicos específicos relacionados à questão.

14. Gabarito ENEM Stoodi

App-de-Gabarito-Enem.png

O aplicativo Gabarito ENEM Stoodi além de mostrar o gabarito do ENEM, calcula a nota estimada, mais aproximada da real, baseada no sistema de correção, o TRI. Ao finalizar a prova, o estudante preenche o gabarito, e em seguida, o app disponibiliza um gabarito não oficial. Quando o gabarito oficial é lançado pelo INEP, o app é atualizado. Assim, antes mesmo de serem lançadas as notas oficiais, os estudantes têm uma ideia de como foram para acalmar a ansiedade.

15. Geekie Games

Geekie-Games-apps-de-estudo-2.png

O Geekie Games é um jogo com exercícios, simulados e videoaulas, que preparam os estudantes para o vestibular e para o ENEM, de maneira divertida e estimulante, já que os erros e acertos são pontuados. Algo muito bacana do aplicativo é que, assim que o aluno erra uma questão, são relatados os conteúdos que ele precisa revisar.

16. Descomplica

Imagens-Claro-Descomplica-02-RotinaOtimizada.png

O aplicativo do Descomplica oferece muitos recursos como videoaulas, aulas ao vivo, correção de redações, plano de estudo, monitorias, exercícios, simulados. A plataforma foi desenvolvida, principalmente, para alunos, mas é tão boa que é utilizada na gestão de escolas, universidades, concursos e pós-graduações.

17. RevisApp

download (5).jpg

O RevisaApp é destinado para aquele momento, no qual o estudante jpa estudo, leu e acredita que entendeu os conteúdos, e deseja testar o seu aprendizado. Dessa maneira, o aplicativo auxilia os estudantes a identificarem seus pontos fortes e os fracos que necessitam ser revisados.

Aplicativos para estudar matemática

19. PhotoMath

download (6).jpg

O PhotoMath é um aplicativo que resolve questões de matemática, realizando operações e informando o resultado final e o passo a passo da resolução. Dessa maneira, o aplicativo pode lê e resolve operações desde a aritmética básica, como contas de adição, subtração, divisão, multiplicação, fração, raiz, quadrada, até equações complexas.

Aplicativos para universidade

20. CliffsNotes

Captura de tela 2020-11-05 223337.png

A rotina na universidade exige a leitura de muitos artigos, e nem sempre os estudantes conseguem acompanhar a demanda. Pensando nisso, foi desenvolvido o aplicativo CliffsNotes, que reúne resumos de livros, e, inclusive, informações em audio para que os estudantes que não conseguiram ler os materiais façam suas atividades com tranquilidade e obtenham sucesso. *Aplicativo em inglês

21. TED

download (7).jpg

O aplicativo do TED reúne palestras de diversos temas, geralmente contemporâneos, muito interessante para ter uma boa base de conhecimentos gerais, aumentando o conhecimento de mundo dos alunos. Dessa maneira, os temas abordados podem ser utilizados na escrita de redações para o ENEM e para os vestibulares. No aplicativo, os usuários podem salvar e compartilhar as palestras favoritas, então antes da prova ou de alguma atividade, é possível relembrar dos assuntos abordados e dos palestrantes.

Realmente, existem muitas opções dentre os melhores apps para estudar, mas, de acordo com suas características e demandas pessoais, os estudantes podem ir experimentando e optar por aqueles que mais se adequa. Então, basta começar a aproveitar as ferramentas que a tecnologia oferece para melhorar o rendimento e as produções do estudo.

Por Nicole Copetti Dal'Aqua

Foto de Nicole Copetti Dal'Aqua

Nicole é uma autora, professora e consultora com mais de 7 anos de experiência no ramo de educação no Brasil, dando aulas presenciais e online como professora. Além disso, possui expertise como co-fundadora da plataforma de educação Aprimoramente em análise de mercado no ramo da educação, lidando com universidades, escolas e professores desde 2016. Escreve com amor e dedicação para estudantes de todo o Brasil que desejam aprender coisas novas.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...