Home

Tecnologia de segurança tem avanço no setor da educação

Atualizado em: 30/07/2021

Como a Inteligência Artificial auxilia o setor de educação e quais são as suas vantagens?

Há um ano e meio o universo acadêmico vive uma fase completamente diferente daquela com a qual o corpo estudantil estava acostumado. Após um período desafiador longe das escolas, os estudantes estão retornando à realidade com cuidados e medidas que antes não eram necessárias.

Por contar com um alto fluxo de pessoas, o setor da educação deve ter em foco o investimento em tecnologias de monitoramento inteligente para segurança e conformidade com as regras.

A utilização de inteligência artificial para análise inteligente de imagens nas escolas torna-se cada vez mais comum no dia a dia das instituições de ensino. Softwares realizam a análise das imagens obtidas por câmeras e detectam automaticamente eventos de risco. A implementação desse sistema traz vantagens não só para a segurança do local, mas também para a gestão do negócio e redução de custos.

A Avantia oferece uma gama de soluções que facilitam análises inteligentes de sons e imagens, baseadas em IA e visão computacional, com dezenas de funções que podem ser de grande serventia no âmbito educativo. Os sistemas otimizam e monitoram atividades da instituição, tornando o videomonitoramento capacitado para realizar ações proativas e garantindo de forma rápida o tratamento de diferentes ocorrências.

Dentro do contexto da pandemia, pode-se analisar os benefícios trazidos por essa tecnologia através do monitoramento de temperatura corporal, identificação do uso de máscaras e controle da quantidade de pessoas em determinado ambiente. Dessa forma, além de evitar aglomerações, é possível também alertar os administradores a respeito de brigas e agressões.

Para melhor monitoramento de ambientes que necessitam de constante observação, como a portaria, o analítico comportamental é capaz de identificar a ausência de movimento de determinada área, soando um alarme quando o funcionário em questão estiver fora de seu posto. Isso colabora para que pontos importantes da escola não fiquem sem supervisão responsável.

Ainda no campo da recepção, contribuem para controlar o horário de entrada e saída de pessoas, assim como reconhecimento facial para acesso ao perímetro e detecção de abuso de permanência, visando minimizar o tempo de espera de cada família, agilizando seu atendimento.

Por lidar com crianças e jovens, o ambiente escolar exige maior nível de atenção. Para suprir essa demanda, o Avantia Monitoring System também é capaz de realizar a identificação do uso de celulares, soando um alarme quando o colaborador distrair seu foco dos estudantes. Auxilia, ainda, no controle das listas de presença de alunos e professores.

Para áreas de pontos cegos, é possível efetuar o controle de ultrapassagem de linhas imaginárias definidas pelo centro de operações, enquanto o analítico detector de movimentos identifica a presença de pessoas ou veículos em determinado ambiente. Dessa forma, além de impedir a entrada de invasores, o sistema é capaz de restringir o acesso de crianças a áreas isoladas.

Para maior segurança do perímetro, os analíticos captam a presença de objetos abandonados na proximidade do ambiente e identificam fumaça ou faísca. Também são capazes de controlar os horários de higienização, visando controle de manutenção e limpeza rígida, como em refeitórios e banheiros.

Por fim, o sistema gera redução de custos devido à otimização de processos, bem como o alerta contra furtos e objetos retirados de locais onde devem ser mantidos.

Segundo o consultor executivo da Avantia e sócio-diretor da Escola Criativa em Recife, Antonio Egito, as pessoas geralmente atribuem inovação a custo alto, mas o investimento na tecnologia é rapidamente amortizado pela redução de custos que proporciona. "Os segmentos de escola precisam abrir os olhos para esse tipo de solução. O sistema realmente transforma o ambiente", diz.



Website: https://www.avantia.com.br/

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...