Home

Ministério da Saúde lança o primeiro Guia de Atividade Física Brasileiro que recomenda exercícios para bebês e crianças

Atualizado em: 27/07/2021

O ortopedista pediátrico David Nordon comemora a iniciativa e afirma que as práticas são essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos e músculos dos pequenos

No final de junho, o Ministério da Saúde lançou o primeiro Guia de Atividade Física Brasileiro, onde orienta e recomenda a prática de exercícios nas diferentes fases da vida (crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência). O documento, elaborado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), envolveu mais de 70 pesquisadores da área da atividade física e da saúde, bem como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). No guia, constam também recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo.

Segundo o médico ortopedista pediátrico David Nordon, a iniciativa é motivo de grande comemoração, já que estudos comprovam que a prática de esportes na infância tem grande importância no desenvolvimento das crianças e adolescentes e que os benefícios não são apenas físicos. "Os mais ativos têm melhor desenvolvimento neuromuscular, na formação do aparelho locomotor (ósseo e muscular), na interação social e até da autoestima, o que gera a sensação de bem-estar e pertencimento aos grupos que participam. Além disso, reforça o sistema imunológico e previne doenças ligadas à obesidade infantojuvenil, infelizmente muito comum mundialmente por conta da má alimentação e do sedentarismo. Aqui no Brasil não é diferente", comenta.

O médico ainda conta que a atividade física na infância estimula o desenvolvimento dos cinco gestos olímpicos, que são a base de quase todos os esportes: correr, saltar, pedalar, arremessar e nadar. "A maioria dos esportes reúne esse conjunto de movimentos, que determina a melhora simultânea da capacidade neurológica e muscular da criança", explica.

Segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil, 44,8% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "O sedentarismo por parte dos adultos afeta a vida das crianças, já que elas não têm incentivo. Com a pandemia do novo coronavírus, todos foram privados das suas atividades cotidianas, o que incluiu as práticas esportivas. No entanto, é importante ressaltar que os mais ativos têm o sistema imunológico fortalecido, o que é positivo na prevenção de doenças. São beneficiados também com a melhora na qualidade do sono e na saúde do coração. De forma segura e seguindo os protocolos indicados pelas autoridades de saúde, vale a pena voltar a investir no esporte", orienta Nordon.

"A escolha da prática ideal para cada criança é muito particular. A minha orientação é que sempre seja respeitada a vontade dela; que façam o que mais gostarem. Na primeira fase da vida, o esporte deve ser encarado como uma atividade lúdica; uma brincadeira. O estímulo competitivo deve ser mínimo e a exigência de excelente performance também. Dos dois aos cinco anos, ofereça circuitos, com diferentes tipos esportes, por exemplo; a natação pode ser iniciada antes do primeiro ano de vida; dos seis aos nove anos, os pequenos já podem frequentar as escolinhas de futebol, basquete, judô e natação; dos 10 aos 12 anos, já estão aptos para todos os esportes coletivos de quadra, tênis, artes marciais e demais modalidades."

Assim como o sedentarismo é prejudicial à saúde, o excesso de exercícios também pode prejudicar o desenvolvimento dos pequenos, bem como a exigência dos pais no que se refere ao desempenho e superação no esporte. "O ideal é que a criança esteja ativa na modalidade escolhida três vezes por semana. Caso haja intensidade nos treinos, rever o tempo de descanso. O exagero causa lesões graves nos ossos e músculos e exige tratamento médico especializado. Além disso, causa frustrações e problemas psicológicos que, perduram, inclusive, na fase adulta", finaliza o ortopedista pediátrico.



Website: https://drdavidnordon.com.br/

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...