Home

Gestão de riscos é tema de curso sobre diretrizes da norma ISO 31000

Atualizado em: 24/01/2022

Empresa de Educação, localizada no Parque Tecnológico da Unicamp, disponibiliza treinamento em Gestão de Riscos - Diretrizes ISO 31000 para profissionais que buscam destaque em suas carreiras

Toda organização está sujeita a riscos. Os riscos são fatores internos ou externos que tornam incerto se uma organização será capaz de alcançar seus objetivos, principalmente porque eles impactam diretamente no desempenho e na produtividade das empresas. Conhecer os riscos e saber como gerenciá-los é fundamental para uma tomada de decisão assertiva na rotina diária da organização, evitando prejuízos e diminuindo perdas. A fim de estruturar os princípios, estruturas e processos da gestão de riscos, a norma ISO 31000 busca propor diretrizes claras, mas adaptáveis a qualquer organização.

A ISO 31000 é uma norma internacional desenvolvida pelo International Organization for Standardization (ISO) - Organização Internacional de Normalização, em tradução livre -, uma instituição fundada em 1947, em Londres, na Inglaterra, sendo responsável pela normalização de mais de 160 países. Por ser uma instituição independente e referência internacional em padronização, muitas empresas adotam a norma ISO como critério de qualidade. No Brasil, ela foi adaptada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos (ABNT/CEE-063), cuja última revisão foi em 2018.

Ela estabelece diretrizes que auxiliam no gerenciamento dos riscos, sobretudo em momentos estratégicos, como o planejamento e a gestão de processos. Mas a norma também pode ser usada livremente como base para integrar, conceber, implementar, avaliar e melhorar processos, tendo em vista que ela possui diretrizes para comunicação, monitoramento e análise de riscos.

Dada a relevância de gerenciar os riscos nas organizações, a FM2S Educação e Consultoria lança o treinamento Gestão de Riscos - Diretrizes ISO 31000. O curso, exclusivo para assinantes da FM2S, traz uma abordagem panorâmica sobre os aspectos fundamentais da versão mais atualizada da norma, capacitando o aluno para interpretá-la e aplicá-la no ambiente de trabalho.

O aluno irá aprender a relação do ciclo PDCA com o Sistema de Gestão de Riscos, compreendendo o passo a passo das etapas que permitirão identificar, analisar, avaliar e tratar os riscos com base na norma de 2018. A capacitação faz parte do programa de Assinatura da FM2S, o plano de desenvolvimento pensado para acelerar carreiras. Além do curso Gestão de Riscos - Diretrizes ISO 31000, mensalmente são lançados novos cursos na área de Lean, Seis Sigma, Qualidade e outras áreas.

Professora Claudia Ferrari, graduada em Administração, com pós-graduação em Análise e Projetos de Sistemas, especialização em Gerenciamento dos Custos da Qualidade pela Unicamp e Sustentabilidade pela Unesc, responsável por ministrar o curso, explica que "A gestão de risco está sempre pensando em prevenir perdas e aumentar ganhos. O benefício para os estudantes, ao realizar este curso, é um ganho de mindset, já que o aluno passa a pensar visando se antecipar aos problemas potenciais e oportunidades. As pessoas gostam de estar ao lado de quem age preventivamente porque elas se sentem seguras. O nosso curso proporciona essa mudança de visão."

Autônomo, estudante, funcionário de uma empresa consolidada ou emergente, trainee e outros, essa pode ser uma oportunidade de investir no aperfeiçoamento profissional.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis da FM2S, basta acessar os canais:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/



Website: http://www.fm2s.com.br

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...