Home

Eficaz: a Terapia Assistida por Animais ajuda pacientes de diversas patologias

Atualizado em: 20/01/2022

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática que envolve cães e outros animais como facilitadores em tratamentos psicológicos ou físicos e precisa do acompanhamento de profissionais de saúde capacitados. Os pets utilizados na terapia são tão importantes para a melhora da saúde do paciente que recebem o título de “coterapeutas”. Eles trabalham lado a lado com o profissional, ajudando nos tratamentos de diversas doenças e condições.

Terapia Assistida por Animais (TAA) trata-se de uma técnica em que um animal é inserido no contexto terapêutico e atua como co-terapeuta. Os resultados são comprovados. Um estudo no Southampton Childrens Hospital, no Reino Unido, mostrou que a TAA tem resultados muito positivos em crianças hospitalizadas. Também há pesquisas sobre melhora no desempenho cognitivo de portadores de síndromes, transtornos, idosos, e isso só para começar. A lista é longa e são inúmeras as possibilidades de aplicação do tratamento.
A psicóloga Fabíola Rocha, responsável pela SigClin, de São José dos Pinhais (PR), explica que o uso de animais em terapias exige uma série de cuidados, como treinamento do animal e de habilidades do profissional em conduzir o pet durante a sessão. Ela também ressalta que a avaliação individual de cada paciente é primordial para o sucesso nos tratamentos.
A psicóloga conta que a utilização de animais, como cachorros, por exemplo, em psicoterapia pode facilitar o estabelecimento de vínculo entre paciente e psicólogo. "O convívio com um animal de estimação, como o cão, pode reduzir os níveis de ansiedade, estresse e pressão arterial, além de promover a melhora na saúde mental e auxiliar em casos de depressão. Temos muitos casos de sucesso", comenta a psicóloga.

Os animais terapeutas devem ser castrados, seguir um protocolo rígido de vacinação, desvermifugação, controle de pulgas e carrapatos, realizar acompanhamento com médico veterinário e fazer exames coproparasitológico de sangue periodicamente e manutenção de cuidados higiênicos. O animal deve ser treinado, obedecer comandos básicos e outros que se façam necessários, além de gostar de pessoas, ser equilibrado e dócil.

OS TERAPEUTAS SIGMUND E MALALA

Sigmund e Malala são os cães terapeutas da SigClin. Sigmund tem quase dois anos e Malala é uma bebezona de sete meses.
Carinhosamente conhecido como Sig, o cão é da raça Golden Retriever, atua como cão coterapeuta e auxilia nas demandas da clínica em conjunto exclusivo com a psicóloga Fabíola. Ele é treinado por adestradores experientes desde o primeiro mês de vida, sendo que seu acompanhamento é constante. Sig ama o que faz.
Malala é da raça Bernese. "Ela está conosco desde final de junho e seu nome é em homenagem a Malala Yousafzai, pois queremos que de alguma forma, mesmo que simbólica, nossos cães representem um pouco do que nós acreditamos", comenta Fabíola, que a chama carinhosamente de Mali.
A história de Malala é divertida, pois em princípio ela chegou para ser mais uma integrante da família, mas os pacientes da SigClin começaram a pedir para conhecê-la, sendo que a Bernese adorou quando começou a frequentar a clínica junto com o Sig.
"Ela é uma cachorrinha super carismática, adora uma foto, é extremamente carinhosa e ama comer. Ela também faz aulas de adestramento semanalmente e tem uma ótima relação com o Sig", fala orgulhosa a tutora e parceira de trabalho dos dois animais.
Como psicóloga clínica utiliza a abordagem terapêutica cognitivo-comportamental. Realiza atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e casais. Atua com grupos terapêuticos, programas de qualidade de vida no trabalho, psicoterapia, avaliações psicológicas, orientação profissional, transição de carreira e terapia assistida por animais.

Formada em Psicologia pela PUC/PR; Especializanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Especializanda em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência pelo CBI of Miami.
Participou de vários cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Psicologia e Gestão; Sócia Administradora, Responsável Técnica e Palestrante da SIGCliN; Engajada na participação e elaboração de Projetos Sociais, sendo Voluntária da Cruz Vermelha do Paraná e do Mapa do Acolhimento, uma ONG voltada ao atendimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
Apaixonada por animais e idealizadora do SIGmais, programa voltado ao atendimento terapêutico com o auxílio de animais treinados e voluntários.

SERVIÇO
SIGCLIN
Rua Visconde do Rio Branco, 2309
Centro - São José dos Pinhais
Atendimento presencial e on-line para todo o Brasil e exterior.
Em breve mais uma unidade em Curitiba.
@sigclin
@sigpeuta
@psicologafabiolarocha
(41) 3403 9990
(41) 9 9824 6541



Website: https://www.sigclinica.com.br/

Este é um conteúdo divulgado pela empresa DINO - Divulgador de Notícias e não é de responsabilidade do Aprimoramente.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver os artigos sobre educação do Aprimoramente?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ler os artigos

Artigos Aprimoramente

Carregando...