Home

Benefício do mentoring em processo de recolocação profissional

Atualizado em: 14/04/2022

Nos últimos anos, o Brasil atingiu níveis preocupantes de profissionais desempregados. Em 2021, o país terminou o ano com 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho formal, segundo o IBGE.

Um dos principais motivos para termos chegado a esses números é a recessão econômica pela qual o Brasil passa desde março de 2020, impulsionada pela pandemia e as consequentes demissões e fechamentos de empresas que aconteceram neste período.

Com tantas pessoas fora do mercado, somadas à baixa oferta de vagas de emprego, quem busca a recolocação profissional enfrenta processos seletivos extensos, cansativos e até mesmo frustrantes.

Afinal, não é nada fácil passar por diversas etapas de seleção e, no fim de tudo, receber uma resposta negativa.

As justificativas das empresas são variadas. Às vezes o candidato não tem o perfil da empresa ou outra pessoa está mais preparada para assumir aquele cargo, mas é praticamente impossível não se chatear com essa situação.

Mas, não adianta nada desanimar. Para voltar ao mercado é preciso traçar estratégias para se destacar e o mentoring de carreira pode ser muito importante e significativo para isso.

Conheça mais sobre o assunto a seguir.

O que é o mentoring?

Também conhecido como mentoria, o mentoring é uma ferramenta para o desenvolvimento de carreiras. Nele, um profissional é orientado por outro com mais experiência e expertise para treinar pessoas.

É papel do mentor mapear os pontos fortes e a desenvolver do mentorado. A ideia é trabalhar com tudo isso em conjunto para atingir os objetivos desejados, sejam eles a recolocação profissional, transição de carreira ou subida de cargo.

Embora possa ser contratado por uma empresa para ajudar a desenvolver a equipe, o mentoring também pode acontecer fora desse cenário e, por isso, profissionais que não estão atuando formalmente também podem se beneficiar da prática.

Por ser um processo individual, os resultados são muito mais significativos do que treinamentos em grupo, porque o mentor consegue ir diretamente nas dores do cliente, traçando junto com ele planos individuais de desenvolvimento.

Portanto, para que o mentoring tenha resultado, o mentorado precisa se comprometer a colocar em prática o que foi discutido e trazer suas percepções para as reuniões seguintes, para que possam ser feitas adaptações e melhorias.

Quais os benefícios do mentoring e por que investir?

Ao contratar um processo de mentoring, é possível perceber alguns benefícios logo nos primeiros encontros.

Listamos alguns para você:

Melhora na autoestima e confiança

Quando você reconhece seus pontos fortes e fracos, passa a enxergar com mais clareza quais qualidades tem e onde precisa melhorar para se destacar no mercado de trabalho.

Com isso, é possível entender quem você é enquanto profissional e qual caminho deseja traçar a partir disso.

Desenvolvendo habilidades que estavam adormecidas, o progresso acontece de forma constante, com sentido definido e, consequentemente, suas potencialidades serão desenvolvidas ao máximo.

Construindo um caminho sólido

Às vezes idealizamos uma profissão, cargo ou vagas em empresas motivados menos por nossos desejos e mais por percepções e expectativas de outras pessoas sobre o que é um bom trabalho.

Essa confusão, além de não nos levar a lugar nenhum, nos faz gastar energia e tempo com ações que não vão nos trazer felicidade.

É muito comum que, ao não avaliar suas vontades e necessidades, dentro de pouco tempo o profissional se perceba desmotivado e insatisfeito com as próprias escolhas.

Um mentor de carreiras pode te ajudar a entender quais são seus objetivos de forma clara e a traçar um caminho que, muito mais do que reconhecimento externo, te levará a uma sensação de realização consigo mesmo.

Mais produtividade

Por não permitir que você perca tempo, a mentoria melhora sua produtividade, pois canaliza a energia para o que vale a pena.

Quando falamos de profissionais em processo de recolocação, isso é muito importante, porque é possível enxergar oportunidades realmente vantajosas e se dedicar a elas, em vez de atirar para todos os lados.

Viu só? O mentoring pode fazer toda a diferença para você que deseja reingressar no mercado de trabalho com segurança, foco e ótima performance.

Além disso, as lições aprendidas nesse processo serão úteis também na sua trajetória dentro da empresa, podendo ser replicadas quando desejar uma promoção, aumento de salário e até mesmo em uma transição de carreira e na vida pessoal.

Por isso, vale a pena investir! Mais do que auxiliar a vida profissional, a mentoria faz com que você se conheça internamente e possa melhorar todos os seus relacionamentos, trazendo apenas vantagens para seu dia a dia.

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...