Home

Atendimentos humanizados são primordiais no tratamento contra o câncer

Atualizado em: 07/10/2022

A humanização na saúde é uma tendência que tem crescido cada vez mais, tanto nos atendimentos emergenciais, quanto em tratamentos de longo prazo, como no caso de pacientes oncológicos.

De acordo com diversos estudos, processos mais humanizados na área da saúde são a chave para uma melhor adesão de pacientes aos tratamentos e, consequentemente, para aumentar as chances de cura ou a qualidade de vida para pessoas acometidas com doenças crônicas.

Por esse motivo, clínicas e consultórios médicos têm adotado medidas que visam instruir todos os colaboradores a prestar um atendimento mais atento, personalizado e cuidadoso, seguindo as boas práticas que a saúde humanizada pressupõe.

Dentre elas, podemos citar:

  • Recepção atenciosa e cuidadosa com dos pacientes e de suas famílias;
  • Ambiente tranquilo, bem equipado e acolhedor;
  • Cuidado nos gestos e na fala, para que sejam suaves e de fácil compreensão;
  • Respeito ao paciente como indivíduo, e não apenas como uma pessoa doente e necessitada de atendimento;
  • Respeito às particularidades de cada caso, paciente e famílias;
  • Transparência no diagnóstico e nos tratamentos;
  • Acompanhamento cuidadoso do histórico e das tendências daquele paciente;
  • Entre outras.

É claro que todas essas premissas são indispensáveis para o bom tratamento de pacientes em qualquer especialidade, mas no caso de pessoas com câncer, observamos uma necessidade ainda maior de investir na humanização na saúde.

Isso porque, quando diagnosticados com a doença, é comum que muitos enfermos e suas famílias enfrentem uma espécie de luto, causado pelas incertezas que a existência de um câncer traz.

Afinal, mesmo que hoje em dia já existam tratamentos super modernos e as chances de cura em alguns tipos de câncer sejam altíssimas, é inegável o impacto que a identificação da doença traz para o dia a dia daquele paciente, que precisa reunir forças para se tratar.

Assim, a formação de uma rede de apoio que una tanto a família, quanto a equipe médica é muito importante, pois é esse grupo de pessoas que estará ao lado do indivíduo ao longo de todo o tratamento, prestando o auxílio necessário.

É claro que prestar um atendimento humanizado a todos os pacientes oncológicos não é tarefa simples, especialmente considerando os desafios impostos pela doença, os anseios do paciente e a necessidade de lidar com inúmeros casos diferentes todos os dias.

Logo, é preciso contar com ferramentas que, mais do que identificar o paciente, ajudem os profissionais da saúde a se aproximarem de cada caso e identificarem suas particularidades, auxiliando na elaboração de estratégias de tratamento que façam sentido e respeitem a individualidade da situação.

Nesse ponto, a tecnologia pode ser uma importante aliada no tratamento de pessoas com câncer, e sua aplicação vai muito além de medicações e procedimentos que visam acabar com a doença.

É o caso, por exemplo, dos softwares de gestão médica, que permitem reunir informações de cada paciente de forma organizada, prática e de fácil acesso, o que é primordial para que os profissionais de saúde possam prestar o melhor atendimento.

Saiba mais sobre esse tipo de programa a seguir:

Como um software médico contribui para a humanização da saúde?

Um software médico é um tipo de programa que permite cadastrar pacientes e editar informações sobre eles a cada nova consulta ou atendimento, incluindo no histórico daquele indivíduo questões como queixas, sintomas, medicamentos prescritos, exames solicitados, entre outros.

Assim, o profissional da saúde não precisa contar apenas com a memória na hora de atender os pacientes, e também não perde tempo procurando por informações rabiscadas à mão, às pressas, em meio a pilhas intermináveis de papel.

Embora pareça simples, esse salvamento automático e informatizado de informações contribui para que o médico possa se aproximar mais do paciente, fazendo com que o mesmo se sinta visto e ouvido pelo profissional da saúde que o acompanha.

Ao eliminar a necessidade de perguntas repetitivas, cansativas e até mesmo constrangedoras a cada encontro com o paciente, o médico ou enfermeiro fortalece a relação de confiança estabelecida, o que é muito importante especialmente em tratamentos de longo prazo.

Além disso, essa formulação de histórico detalhada favorece o acompanhamento de tendências e sintomas que devem ser observados, permitindo a rápida identificação de quadros como metástases, o que pode contribuir para salvar vidas.

Outras vantagens dos sistemas médicos

Mais do que prontuário e histórico detalhado, um bom sistema médico também deve oferecer:

  • Agenda otimizada e integrada para o fácil agendamento de consultas;
  • Ferramenta para emissão de documentos médicos assinados digitalmente e reconhecidos por lei;
  • Ferramentas para gestão financeira e administrativa da clínica ou consultório;
  • Armazenamento na nuvem para maior segurança dos dados coletados;
  • Organização da fila de atendimento;
  • Armazenamento de imagens;
  • Entre outras funcionalidades que têm como objetivo facilitar a vida dos profissionais da saúde e proporcionar o melhor atendimento a seus pacientes.

Procure por uma empresa de sua confiança e invista nessa tecnologia você também. Com certeza você não irá se arrepender!

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...