Home

5 dicas de como melhorar os serviços da sua clínica médica

Atualizado em: 18/01/2022

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Essa é uma realidade que empresas de todos os setores vêm enfrentando ao longo dos últimos tempos, incluindo as da área da saúde.

Clínicas, consultórios e hospitais precisam, mais do que nunca, proporcionar o melhor atendimento ao paciente possível. E isso não quer dizer apenas uma boa recepção, mas sim uma experiência completa positiva para cada pessoa.

Isto é, desde o agendamento da consulta até no momento em que o paciente sai do local (sem desconsiderar o pós-atendimento), por exemplo.

Somente assim a clínica ou consultório conseguirá atingir o sucesso. Afinal, um cliente satisfeito se fideliza naturalmente - e o melhor de tudo: indica o estabelecimento para amigos, familiares, colegas e até mesmo para empresas (dependendo do segmento da clínica).

O segredo é fazer com que o paciente se sinta bem cuidado e prestigiado por todos os profissionais do local. Ou seja, todos os processos precisam ser bem treinados e eficientes.

Então, a recepção, atendimento do médico, estacionamento, atendimento por telefone, a estrutura, entre outros exemplos, devem estar todos alinhados e bem treinados para oferecer a melhor experiência possível ao paciente.

O problema é que por mais importante que seja manter a qualidade do atendimento, essa tarefa é mais difícil do que parece.

Como garantir que toda a prestação de serviços seja qualificada? Ou melhor, como melhorar todos os serviços de uma clínica médica para que o cliente se fidelize e indique para outras pessoas? Obviamente, não existe uma receita mágica para isso.

Contudo, existem pontos que toda clínica deve seguir para prestar serviços de alta qualidade e melhorar seu desempenho, os quais vamos listar ao longo deste conteúdo.

A seguir, confira algumas sugestões de como melhorar os serviços prestados de uma clínica médica para fidelizar pacientes e conseguir cada vez mais pacientes.

Acompanhe!

Melhore os serviços da sua clínica médica agora mesmo!

Todo o esforço de melhorar a qualidade das atividades da clínica deve ser contínuo, afinal, o volume de pacientes impacta diretamente nas finanças do estabelecimento e sucesso dos profissionais que ali trabalham.

Sendo assim, vamos abordar alguns aspectos que tornarão os serviços mais qualificados e atrativos para os clientes.

São formas de deixá-los mais confortáveis e satisfeitos com o desempenho do consultório.

É claro que cada estabelecimento tem suas particularidades, por este motivo, o primeiro passo é, por meio de feedbacks, tentar entender o que precisa ser melhorado com certa urgência.

Ou seja, o que incomoda os clientes e colaboradores? Se for o tempo de espera, talvez seja interessante contratar mais profissionais, por exemplo. Acreditamos que a primeira fase é realmente entender o que está ótimo, o que pode ser melhorado e o que está afastando os pacientes.

Assim, será mais fácil tomar as medidas necessárias para melhorar os serviços. A seguir, daremos algumas sugestões eficientes que podem aumentar a satisfação de todos. Confira!

Invista na recepção: a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Uma das principais preocupações da clínica deve ser a recepção, já que esse ambiente é a primeira impressão que o paciente tem, o primeiro passo da experiência dele com a empresa.

A recepção deve estar sempre organizada, limpa, bem ventilada e iluminada. Ela deve ser aconchegante e ter profissionais altamente capacitados para atender o público da melhor maneira possível.

A primeira mudança pode ocorrer na recepção, seja na estrutura do ambiente ou na capacitação dos colaboradores. O atendimento deve ser sempre humanizado, paciente e receptivo.

Não faça o paciente esperar demais

Todos temos uma rotina agitada e não queremos perder tempo em determinadas situações. Não tem nada que afaste mais um cliente do que o tempo de espera para ser atendido.

Sendo assim, tenha uma equipe com colaboradores o suficiente para atender as demandas. Assim, os pacientes não vão precisar ficar horas na sala de espera aguardando o atendimento.

Otimize os processos internos

Além de contratar profissionais qualificados e mudar a estrutura do local para que ele fique receptivo, uma dica para clínicas e consultórios é o sistema para clínicas de gestão. É um software completo que permite a otimização dos processos internos.

Nele há todas as informações necessárias e a comunicação entre os profissionais da empresa acaba sendo otimizada, além de outras vantagens. O sistema médico é uma excelente ferramenta para tornar os serviços mais rápidos, assertivos e eficientes.

Ofereça vários canais de comunicação para o público

O ideal é que a clínica tenha diversos canais de comunicação para o paciente escolher - como as redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, site e telefone. Assim, ele poderá escolher o canal que mais gosta para entrar em contato.

Dar essa escolha ao cliente é fundamental para passar a mensagem de que você preza pelo tempo dele. Com isso, aqui vai a última dica: tenha uma equipe de atendimento eficiente para conseguir dar conta de todos os canais.

De nada adianta dar a opção ao paciente de entrar em contato por mensagem e demorar horas para respondê-lo. Preze pela agilidade de comunicação, isso faz toda a diferença.

Autor convidado.

Gostou do artigo?

Compartilhe com quem você acha que se interessa por este assunto.

Quer se inspirar para aprender algo novo?

Veja nosso guia de cursos, eventos, professores, plataformas e instituições de ensino.

Ver o guia

Quer ver mais artigos?

Leia todos os artigos do Aprimoramente e autores convidados sobre educação e aprendizado.

Ver todos artigos
Carregando...